RESUMO
Objetivo:
O presente estudo procura identificar as percepções dos docentes da Instituição Ensino Superior em relação a satisfação na carreira.
Metodologia:
a pesquisa foi de cunho quantitativo e o estudo foi adaptado de Costa (2014)COSTA, L.V. (2014). Sucesso na carreira. In: Siqueira, Mirlene Maria Matias (organizadora). Novas medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed.. Os resultados evidenciam que a necessidade de constante aprimoramento faz parte da carreira docente e os resultados evidenciam que as competências requeridas estão associadas à percepção de justiça quanto à ocupação de níveis hierárquicos e sistemas de avaliação associados, além disso, destaca-se à percepção de estabilidade na carreira.
Resultados:
do ponto de vista inferencial, os resultados mostram que a felicidade na vida profissional é afetada positivamente pelo trabalho em equipe compartilhado, por uma boa rede de contatos profissionais e pela felicidade na vida pessoal e familiar.
Implicações práticas:
para estudos futuros, sugere-se ampliar o escopo da pesquisa para os docentes de todos os cursos da Instituição analisada.
Originalidade/valor:
refletiu sobre aspectos relacionados à carreira, destacando-se que a identidade profissional está associada ao sentimento de orgulho propiciado pelo exercício da profissão, visto que os efeitos gerados têm impacto no desenvolvimento e evolução da sociedade.
Palavras-chave:
Satisfação; Carreira; Ensino Superior; Docência