Acessibilidade / Reportar erro

LIDERANÇA E CULTURA ORGANIZACIONAL EM PEQUENAS EMPRESAS

RESUMO

Objetivo:

Avaliar as relações entre cultura organizacional e a liderança desempenhada pelos gestores de micro e pequenas empresas.

Metodologia:

A pesquisa possui abordagem quantitativa e descritiva. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados questionários autoaplicáveis aplicados aos gestores, resultando em uma amostra de 82 respondentes. Para a análise dos dados foram utilizadas técnicas descritivas e correlacionais.

Resultados:

Os resultados evidenciaram que o estilo de liderança transacional foi o mais percebido nos gestores e o tipo de cultura atual predominante foi a cultura clã. Ao testar as hipóteses conjecturadas, se encontrou relações diferentes da cultura organizacional e suas dimensões com os estilos de liderança. A cultura clã mostrou correlação com todas as dimensões.

Implicações práticas:

Em termos práticos, a pesquisa poderá contribuir para as micro e pequenas empresas de moda íntima e seus gestores, apresentando novas perspectivas de gerenciamento e desenvolvimento de estratégias competitivas, a partir do entendimento dos estilos de liderança dos gestores e da cultura organizacional da empresa.

Originalidade:

Com base nas pesquisas encontradas, se verifica que a tanto a cultura organizacional quanto a liderança têm sido variáveis de componentes de alguns modelos de mediação e moderação que relacionam variáveis pessoais e da organização, mas não foram identificadas na literatura publicações que investiguem diretamente a cultura e sua relação com os estilos de liderança em pequenas empresas do ramo têxtil.

Palavras-chave:
Cultura organizacional; Liderança; Pequenas empresas

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br