RESUMO
Objetivo:
o estudo se debruçou na identificação da relação entre as motivações psicológicas e da imagem do destino na escolha do destino turístico do segmento LGBT+.
Design/ Metodologia/ Abordagem:
A pesquisa foi operacionalizada por meio de uma survey com um total de 239 respondentes. sendo destes. 89 autodefinidos LGBT+. Para a análise de dados foram utilizadas análises estatísticas univariadas e bivariadas.
Resultados:
(1) ambos os públicos valorizam o lazer como principal motivação psicológica para a escolha do destino turístico; (2) as infraestruturas e o ambiente socioeconômico e a imagem afetiva são as dimensões mais importantes da imagem do destino; (3) as motivações psicológicas aumentam a avaliação da imagem de destino de turistas autodefinidos LGBT +; (4) não houve diferença significativa entre a escolha do destino turístico entre heterossexuais e o público LGBT +.
Originalidade:
estudos anteriores focam em análises de consumo de destinos turísticos de LGBT+, mas não a compreensão das principais motivações psicológicas e sua associação com a imagem do destino, tampouco, verificam se de fato há diferenças entre o público LGBT+ e heterossexuais. Este estudo respondeu esta lacuna.
Palavras-chave:
Turismo; Diversidade; Motivações para viagem; Países emergentes