Acessibilidade / Reportar erro

Sustentabilidade empresarial estratégica: estudo de fatores críticos de sucesso

RESUMO

Objetivo:

O presente estudo tem como objetivo identificar quais são os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) que permeiam as práticas de gestão e determinam sustentabilidade empresarial, contribuindo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Metodologia: A pesquisa tem como características: abordagem qualitativa, objetivo exploratório e delineamentos descritivo e explicativo. A amostragem da pesquisa foi do tipo intencional e envolveu análise bibliográfica e documental.

Resultados:

Os 51 documentos selecionados apontam que há uma predileção pelas dimensões ambiental e econômica, ainda que o pilar social esteja ganhando espaço como fator estratégico de sustentabilidade.

Considerações finais:

Ao comparar os resultados com os ODS, verificou-se que tópicos fundamentais para a manutenção das condições de vida na Terra e para a prosperidade humana não foram contemplados nos Fatores Críticos de Sucesso em Sustentabilidade (FCSS) com índice de repetição alto. Defende-se que os ODS sejam importantes caminhos para a implementação de ações sustentáveis nas empresas e, por conseguinte, como FCSS.

Palavras-Chave:
Sustentabilidade; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Fatores Críticos de Sucesso; Fatores Críticos de Sucesso em Sustentabilidade; Estratégia

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br