RESUMO
Finalidade:
São poucos os estudos envolvendo a satisfação com atributos e fatores qualitativos preconizado por mulheres no consumo de roupas e calçados femininos no varejo brasileiro, o que motivou o objetivo principal deste estudo, que consiste em identificar os atributos qualitativos que promovem os fatores de qualidade dos serviços na percepção das consumidoras do varejo de roupas e calçados femininos para uma maior satisfação e fidelização com o segmento.
Desenho:
A metodologia empregada subdivide-se em duas etapas: Uma etapa exploratória qualitativa e outra envolvendo uma pesquisa descritiva quantitativa com 240 consumidoras no varejo de roupas e calçados.
Constatações:
Os resultados da pesquisa apresentam uma correlação positiva entre satisfação e a intenção de recompra. A partir de uma Análise Fatorial Exploratória identificou-se quatro fatores preponderantes: Atendimento, produtos, serviços e infraestrutura.
Limitações:
O estudo foi limitado ao público feminino no varejo de roupas e sapatos em apenas uma cidade.
Implicações práticas:
Estabelecimento da posição competitiva do segmento para o público alvo e ações estratégicas de melhoria para fidelização a partir dos atributos qualitativos salientados pelas consumidoras.
Implicações sociais:
Redução das insatisfações dos consumidores no varejo de roupas e calçados femininos.
Originalidade /valor:
Ampliação do entendimento no comportamento de compra das mulheres no varejo de roupas e calçados a partir da identificação de atributos salientes e de fatores para qualidade do serviço.
Palavras-chave:
Varejo; Atributos Qualitativos; Satisfação; Fidelização; Mulheres