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Revista de Administração da UFSM, Volume: 14, Número: 1, Publicado: 2021
  • DETERMINANTES DE DESEMPENHO EM JOINT VENTURES INTERNACIONAIS BRASILEIRAS Article

    Camelo, Lianna Silva; Forte, Sérgio Henrique Arruda Cavalcante

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: nvestigar a relevância dos determinantes do desempenho em Joint Ventures Internacionais (JVI) Brasileiras em cada estágio do seu ciclo de vida. Metodologia: Os determinantes já mapeados na literatura foram identificados e agrupados em três dimensões: interna, industrial e institucional. Um questionário que solicitou o ordenamento das dimensões e determinantes foi desenvolvido e encaminhado a acadêmicos e gestores. Os dados foram tratados por meio da técnica de análise multicritério MAGIQ (Multi-Attribute Global Inference of Quality). Resultados: Os resultados evidenciaram que a relevância das dimensões varia conforme o estágio no ciclo de vida organizacional. A dimensão interna tem mais influência no desempenho de JVIs durante o período de startup do que as dimensões industrial e institucional, contudo esta posição se inverte quando a JVI adquire maior maturidade. Limitações do estudo: Os dados coletados para o estudo referem-se à percepção que os especialistas tem relação aos determinantes do desempenho em JVIs Brasileiras. Isso significa que pode haver um gap entre esta percepção e os indicadores de desempenho quantitativos de uma JVI. Implicações práticas: Entender qual é a relevância dos determinantes do desempenho de JVIs em cada fase do seu ciclo de vida pode facilitar o manejo dessas variáveis de forma a possibilitar a criação de ações mais eficientes de acordo com o momento da empresa. Originalidade: O estudo enquadra os determinantes nas três dimensões propostas pelas teorias de administração estratégica estabelecendo um ranking entre eles e utiliza técnica MAGIQ na análise dos resultados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Investigate the Joint Venture International performance determinants’ relevance at each point of their life cycle. Design/methodology/approach: Determinants already mapped in the literature were identified and grouped into three dimensions: internal, industrial and institutional. A questionnaire was developed and sent to academics and managers, which requested them to order the dimensions and determinants presented. Data was analyzed using Multi-Attribution Global Quality Inference (MAGIQ). Findings: Results show that the dimensions’ relevance varies according to the organization’s stage in its life cycle. The internal dimension has more influence on performance during the startup period than the industrial and institutional dimensions, but this position is reversed when the IJV becomes mature. Research limitations/implications (if applicable): This study is based on specialists’ perceptions about IJV’s, so could be a gap between this perception and the facts that the organizational indicators can present. Practical implications: - Understanding IJV’s performance determinants’ relevance at each point of their life cycle can help manage these variables to create more efficient actions in accordance to the company’s needs. Originality/value (mandatory): this study frames performance determinants in the three proposed dimensions within strategic administration theories, ranks them and uses MAGIQ for data analysis.
  • USO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE NA GESTÃO DE PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Article

    Mesquita, Alexandre Alcantara; Penha, Renato; Kniess, Cláudia Terezinha; Travis, Tina

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste estudo é compreender a relação entre indicadores de sustentabilidade e projetos do segmento de Tecnologia da Informação. Metodologia: A pesquisa caracteriza-se como exploratória com abordagem qualitativa realizada por meio de um estudo de caso múltiplo realizado em prestadores de serviços da área de Tecnologia da Informação. Resultados - A pesquisa concluiu que as organizações não possuem a aplicação de indicadores de sustentabilidade em nível organizacional na gestão de projetos de Tecnologia da Informação, porém, nenhum dos casos abordados apresenta a presença de indicadores específicos para projetos de Tecnologia da Informação. Assim, a utilização de indicadores de sustentabilidade está sujeita à natureza envolvida no projeto de tecnologia da informação. Limitações/implicações da pesquisa: O estudo se limita à identificação de indicadores de sustentabilidade em empresas de tecnologia da informação. Originalidade: Embora pesquisas apontem para a eficácia da utilização de indicadores de sustentabilidade em projetos, ainda existe uma lacuna para a realização de novos estudos em projetos de tecnologia da informação, com o objetivo de aumentar seu desempenho econômico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To understand the relationship between sustainability indicators and information technology projects. Design/methodology/approach: This is an exploratory study with a qualitative approach of multiple cases involving service providers in the information technology sector. Findings: It was found that companies use sustainability indicators at an organizational level for management of information technology projects, but no specific sustainability indicator was present in none of the cases. Thus, the use of sustainability indicators depends on the nature of the information technology project. Research limitations/implications: This study is limited to the identification of sustainability indicators in information technology companies. Originality/value: Although this study points to the effectiveness of the use of sustainability indicators in projects, there is still a gap for performing new studies on information technology projects with the objective of increasing the companies’ economic performance.
  • UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS E METODOLOGIAS ADAPTATIVAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE DOUTORADO PROFISSIONAL Article

    Azevedo, Gabriel Barroso de; Maccari, Emerson Antônio; Asgary, Nader

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Para conduzir os projetos de desenvolvimento e criação de novos programas de pós-graduação stricto sensu profissional, as instituições de ensino superior têm, cada vez mais, utilizado ferramentas de gestão de projetos. Esta pesquisa teve como objetivo propor um modelo de práticas adaptativas de gerenciamento de projetos de curso de um Doutorado Profissional em Administração, visando o alcance dos objetivos propostos pela CAPES. Design/metodologia/abordagem: A abordagem utilizada foi qualitativa, por meio do método de estudo de caso único. Para explorar o fenômeno, houve a condução de entrevistas semiestruturadas com coordenadores acadêmicos especialistas em pós-graduação e a coletada de documentos, o que permitiu a triangulação dos dados. A análise de dados primários e a análise de documentos da CAPES serviram como insumos para análise e interpretação dos resultados. Resultados: Como resultado, desenvolvemos um modelo adaptativo de gerenciamento de projetos com as seguintes características: a) planejamento constante das atividades, ocorrendo a cada novo ciclo de interações; b) iterações de atividades curtas, que permitem maior controle do projeto; c) validações realizadas a todo o momento para garantir o cumprimento das metas propostas pela CAPES e; d) adaptável a mudanças do escopo durante a execução do ciclo de vida do projeto. Limitações/implicações da pesquisa: O estudo do uso de práticas de gestão de projetos e metodologias adaptativas de gerenciamento de projetos ainda é escasso, no que tange ao contexto de desenvolvimento de programas de pós-graduação stricto sensu. O processo de absorção dos conceitos relacionados à gestão de projetos é árduo, devido à maioria dos coordenadores de programas executarem os processos de avaliação da CAPES de forma automática, seguindo apenas os quesitos e prazos determinados pela ficha de avaliação, sem determinar marcos e períodos curtos de entrega. Originalidade/valor: Este estudo contribui para a academia ao evidenciar a necessidade da gestão de projetos como ferramenta e técnica para o desenvolvimento de programas de pós-graduação stricto sensu profissional. Dessa forma, as IES terão a possibilidade de utilizar um modelo de práticas adaptativas de gerenciamento de projetos, para o alcance dos objetivos propostos pelo processo de avaliação da CAPES. Com isso, as IES se fortalecem na gestão, no controle e no monitoramento do avanço de seus programas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: Higher education institutions have used more and more project management tools to run development projects to create new professional postgraduate programs. The purpose of this research was to propose an adaptive project management model for creating a professional doctoral course in Business Administration, in order to fulfill the goals established by CAPES. Design/methodology/approach: For such, the qualitative approach was favored with the adoption of the single case study method. Semi-structured interviews were conducted with academic coordinators who are experts in the field in addition to the gathering of documents, thus using data triangulation to explore the phenomenon. The analysis of primary data and the analysis of documents from the Coordinating Agency for Advanced Training of Graduate Personnel (CAPES) served as inputs for analyzing and interpreting the results. Findings: As a result, we developed an adaptive project management model with the following characteristics: a) constant planning of activities, occurring in every cycle of interactions; b) iteration using short activities, allowing for more control of the project; c) validations performed continuously to ensure the goals proposed by CAPES are reached; and d) adaptable to change of scope during the execution phase of the project life cycle. Research limitations/implication: Among the limitations of the study is the lack of other studies related to the use of adaptive project management methodologies for developing postgraduate programs. And for future researches, we point out the need for applying the proposed model, to verify its efficacy and adherence to the development of a professional doctoral course. Originality/value: This study contributes to the academy by highlighting the need for project management as a tool and technique for the development of stricto sensu professional graduate programs. In this way, HEIs will be able to use a model of adaptive project management practices to achieve the objectives proposed by the CAPES evaluation process. As a result, HEIs are strengthened in the management, control and monitoring of the progress of their programs.
  • TRANSIÇÃO DE CARREIRA DE PROFISSIONAIS DA MEIA-IDADE Article

    Anderson, Mafalda Maria de Medeiros; Veloso, Elza Fátima Rosa; Trevisan, Leonardo Nelmi; Stefani, Silvio Roberto

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: Este artigo analisa a transição de carreira de profissionais de meia-idade, segundo três fatores: transição de identidade, condutores de transição e recursos desencadeados em transição. Desígnio/metodologia/abordagem: Pesquisa qualitativa, desenvolvida à partir de entrevistas semiestruturadas com profissionais entre 35 e 54 anos de idade. A análise de conteúdo foi utilizada nas categorias de avaliação e na definição das categorias de entrevista. Resultados: Demonstrou-se a construção, em parte dos entrevistados, de expectativas que alternavam a realização de um sonho, com ciclos de angústia, especialmente para os aspectos financeiros envolvidos. Os fatores subjetivos do processo de transição apareceram nas entrevistas, tanto pelo embate entre a busca da satisfação pessoal na nova carreira e o fluxo de segurança da anterior, quanto pelo complexo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional durante a transição. Limitações/implicações de pesquisa: A amostragem não apresenta fundamentação matemática ou estatística, impedindo a generalização dos seus resultados. Recomenda-se um estudo quantitativo para compreender como ocorre a transição em profissionais de meia-idade, analisando um grande número de respondentes. Implicações práticas: Para profissionais da meia-idade, este estudo sugere a necessidade do planejamento na fase de transição de carreira e a assimilação da lógica da autogestão como dinâmica definitiva de carreira. Implicações sociais: Empresas devem reconhecer o impacto da transição de carreira na retenção dos profissionais. Originalidade/valor: Este artigo contribui na elucidação dos principais impulsionadores e recursos disponíveis para a transição de carreira de profissionais de meia-idade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This article analyzes the career transition of middle-aged professionals, according to three factors: identity transition, transition drivers and resources triggered in transition. Design/methodology/approach: Qualitative research, developed from semi-structured interviews with professionals between 35 and 54 years old. Content analysis was used in the evaluation categories and in the definition of the interview categories. Findings: It was demonstrated, in part by the interviewees, the construction of expectations that alternated the accomplishment of a dream, with cycles of anguish, especially for the financial aspects involved. The subjective factors of the transition process appeared in the interviews, both due to the conflict between the search for personal satisfaction in the new career and the safety flow of the previous one, as well as the complex balance between personal and professional life during the transition. Research limitations/implications: The sampling has no mathematical or statistical basis, preventing the generalization of its results. A quantitative study is recommended to understand how the transition occurs in middle-aged professionals, analyzing a large number of respondents. Practical implications: For middle-aged professionals, this study suggests the need for planning in the career transition phase and the assimilation of the self-management logic as a definitive career dynamic. Social implications: Companies must recognize the impact of career transitions on retaining professionals. Originality/value : This article contributes on the elucidation of the main drivers and resources available for the career transition of middle-aged professionals.
  • Determinantes do Endividamento de Empresas Brasileiras Listadas na B3 com e sem Risco de Insolvência Article

    Lott, Vinícius Freitas; Tenenwurcel, Daniel Rennó; Camargos, Marcos Antônio de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste artigo é identificar e analisar se existem diferenças nos determinantes da estrutura de capital de empresas listadas na B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) com risco e sem de falência. Design/metodologia/abordagem: Foi utilizado o índice de predição de falência (Z2) de Altman, Baidya e Dias (1979), para separar empresas com e sem risco de falência, além do modelo de regressão múltipla estimado via MQO, em uma amostra de 233 empresas. Os dados utilizados são secundários e anuais, obtidos de demonstrações financeiras retiradas da base Quantum Axis, abrangendo o período de 2011 a 2016. Resultados: Constatou-se que há diferença dos determinantes do endividamento entre empresas com e sem risco de falência. Empresas com risco de falência apresentam relação positiva entre o endividamento de longo prazo e total e a rentabilidade e o risco. As empresas saudáveis, a dívida de longo prazo e total apresentou relação negativa com a rentabilidade e positiva com o risco e o tamanho. Implicações e limitações da pesquisa: A limitação deste estudo é que ele se aplica apenas às empresas investigadas, não sendo possível fazer generalizações. Originalidade/valor: Em linhas gerais, as evidências encontradas corroboram a pecking order theory, segundo a qual a primeira fonte de recursos para financiar investimentos é o lucro retido, na avaliação da estrutura de capital das empresas saudáveis do que em relação às empresas com risco de falência. Dessa forma, contribuição da pesquisa está no campo empírico, fornecendo novas evidências para um tema bastante controverso na teoria de finanças.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The objective of this paper is to identify and analyze if there are differences in the determinants of the capital structure of companies listed in B3 (Brazil, Stock exchange, Over-The-Counter), with and without risk bankruptcy. Design/methodology/approach: We used the bankruptcy prediction index (Z2) of Altman, Baidya and Dias (1979) to separate companies with and without risk of bankruptcy, in addition to the multiple regression model estimated by OLS, in a sample consisting of 233 companies. The data used are secondary, of annual periodicity, obtained from financial statements taken from the Quantum Axis database, covering the period from 2011 to 2016. Findings: We concluded that there is a difference in the determinants of indebtedness between companies with and without risk of bankruptcy. Companies with risk of bankruptcy present a positive relationship between long-term and total indebtedness, and profitability and risk. Healthy companies, long-term and total debt presented negative relation with profitability, and positive with risk and size. Research limitations/implications: The limitation of this study is that it applies only to the companies investigated, so it is not possible to make generalizations. Originality/value: As a whole, the evidence found corroborates the pecking order hypothesis, according to which the first source of funds to finance investments is retained earnings, in the assessment of the capital structure of healthy companies than in relation to companies at risk of bankruptcy. Thus, the research’s contribution is in the empirical field, providing new evidence for a very controversial topic in finance theory.
  • AMBIDESTRALIDADE ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: PROPOSIÇÃO DE ESTÁGIOS EVOLUTIVOS DE AMBIDESTRIA Article

    Soares, Juliano Lima; Reis, Dálcio Roberto dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo geral da pesquisa foi propor estágios evolutivos da ambidestralidade organizacional. Design/Metodologia/abordagem: A metodologia da pesquisa é classificada como um estudo exploratório e descritivo, cujo método de coleta de dados foi através de questionário, a amostra foi censitária por adesão, de uma população de 110 instituições de ensino superior (IES), participaram da pesquisa 79 instituições de ensino, distribuídos em todo território brasileiro e os respondentes da pesquisa foram os reitores ou diretores gerais. Resultados: Destaca-se que as IES fazem parte do mesmo grupo econômico, e mesmo que 96% dos casos foram classificados como organizações ambidestras e houve uma grande dispersão entre elas, sugerindo heterogeneidade entre os casos investigados. Originalidade: Com os achados, levantou-se a proposição da existência de diferentes níveis da ambidestralidade, a esse fenômeno, de forma preliminar, foi chamado de Grau de Maturidade da Ambidestralidade Organizacional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The general objective of the research was to propose evolutionary stages of organizational ambidexterity. Design/methodology/approach: The research methodology was classified as an exploratory and descriptive study, whose method of data collection was through a questionnaire, the sample was census by adherence, from a population of 110 higher education institutions (HEI), participating in the study 79 cases, distributed throughout the Brazilian territory. Findings: It is noteworthy that HEI are part of the same economic group, and even though 96% of the cases were classified as ambidextrous organizations, there was a great dispersion between them, suggesting some heterogeneity of the investigated cases. Originality: With the findings, the proposition of the existence of different levels of ambidexterity arose. This phenomenon, in a preliminary way, was labeled as the Degree of Maturity of Ambidextrous Organizational
  • RELAÇÕES ENTRE OS SENTIDOS DO TRABALHO E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO: UMA ANÁLISE COM UMA CATEGORIA DE SERVIDORES PÚBLICOS Article

    Ribeiro, Elisa Leonardi; Marra, Adriana Ventola

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo teve por objetivo principal analisar se os sentidos do trabalho são capazes de influenciar o nível de satisfação de servidores públicos federais. Design/metodologia/abordagem: Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem mista junto aos servidores técnico-administrativos em educação de uma Universidade Federal, localizada no interior de Minas Gerais. Foram coletados 186 questionários, utilizando uma adaptação da Escala do Trabalho com Sentido (ETS) e a Escala de Satisfação no Trabalho (EST), e realizadas 10 entrevistas semiestruturadas. Resultados: As análises de correlação entre os dois construtos revelaram a existência de forças de associação moderadas, em sua maioria, entre as dimensões dos sentidos do trabalho e o escore médio de satisfação no trabalho, enquanto que a regressão linear revelou um efeito genuíno dos sentidos do trabalho sobre os índices de satisfação no trabalho. A análise de conteúdo das entrevistas embasou os resultados encontrados, permitindo concluir que, para os servidores pesquisados, a identificação com o trabalho desempenhado em um ambiente que valoriza aspectos como ética, autonomia, relacionamentos e aprendizagem acaba influenciando direta e positivamente o nível de satisfação com este trabalho. Originalidade/valor: Compreender as relações entre sentidos e satisfação no trabalho de servidores públicos, no contexto da gestão de pessoas, se apresenta como uma pesquisa original e de valor, contribuindo para que gestores das universidades busquem novas formas de incentivo aos servidores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This research had the aim to analyze if the senses of the work are able to influence the level of satisfaction of federal public servants. Design/methodology/approach: For that, a mixed approach study was carried out with the technical-administrative servants in education of a Federal University, based in countryside of Minas Gerais state. A total of 186 questionnaires were collected, using an adaptation of the Meaningful Work Scale (MWS) and the Work Satisfaction Scale (EST), and 10 semi-structured interviews were conducted. Findings: The correlation analyzes between the two constructs revealed the existence of moderated forces of association, for the most part, between the dimensions of the senses of work and the average score of work satisfaction, whereas linear regression revealed a genuine effect of the meanings of work on job satisfaction indexes. The content analysis of the interviews supported the results found, allowing to conclude that, for the servers surveyed, the identification with the work performed in an environment that values aspects such as ethics, autonomy, relationships and learning ends up influencing directly and positively the level of satisfaction with this job. Originality/value: Understanding the relationship meanings and work satisfaction of public servants, in the context of people management, presents itself as an original and valuable research, contributing to university managers to seek new ways of encouraging employees.
  • EFICIÊNCIA DE MERCADO: UMA APLICAÇÃO NO SETOR SUCROALCOOLEIRO DA PARAÍBA Article

    Moraes, Alexandra Kelly de; Sobral, Marcos Felipe Falcão; Melo, André de Souza

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este artigo tem como principal objetivo analisar a eficiência do mercado de açúcar e etanol da Paraíba, mediante o teste de cointegração. Design/metodologia/abordagem: Para tanto, utilizaram-se séries históricas do açúcar e etanol do mercado paraibano, coletados na BM&FBOVESPA e na CEPEA. Quanto aos métodos, aplicaram-se as métricas de Estatísticas Descritiva para descrever os comportamentos das séries, o Teste Raiz Unitária Aumentado de Dickey-Fuller para verificar a estacionariedade, e por fim o Teste de Cointegração, para analisar a relação a longo prazo. Resultados: Os resultados indicaram um comportamento com diversos movimentos oscilatórios nos preços das séries. Quanto a estacionariedade das séries, as variáveis à vista e futuro do mercado paraibano, apresentou-se processo não estacionário. Por fim, as séries estimaram-se que não há cointegração. Podendo assim, concluir que o setor sucroalcooleiro do mercado paraibano é ineficiente, ou seja, as commodities desviar o valor real de mercado. Implicações/limitações da pesquisa: No desdobramento desta pesquisa, ficou evidente uma limitação no decorrer da fase exploratória, como: Restrições no período dos dados do açúcar e etanol hidratado disponíveis na CEPEA e BM&FBOVESPA, principalmente no que se refere as variáveis de preço à vista e futuro do mercado paraibano. Implicações práticas: Nesta pesquisa, podem-se constatar que o mercado paraibano seria considerado eficiente se refletisse as informações disponíveis nos preços das commodities, impossibilitando ganhos anormais. Originalidade/valor: Estudo sobre eficiência de mercado é relevante, pois possibilita identificar padrões de comportamento dos preços de ativos no mercado. Isto é, podem avaliar se os preços dos ativos sendo supervalorizadas e como isso afeta o investidor e a economia brasileira.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This article has as main objective to analyze the efficiency of the sugar and ethanol market in Paraíba, through the cointegration test. Design/methodology/approach: To this end, historical series of sugar and ethanol from the Paraíba market were used, collected at BM&FBOVESPA and CEPEA. As for the methods, the Descriptive Statistics metrics were applied to describe the series’ behaviors, the Dickey-Fuller Increased Unit Root Test to verify stationarity, and finally the Cointegration Test, to analyze the long-term relationship. Findings: The results indicated a behavior with several oscillatory movements in the series prices. Regarding the stationarity of the series, the variables in sight and future of the Paraíba market, a non-stationary process was presented. Finally, the series were estimated to have no cointegration. Thus, we can conclude that the sugar and alcohol sector in the Paraiba market is inefficient, that is, commodities deviate from the real market value. Research limitations/implications: In the unfolding of this research, a limitation was evident during the exploratory phase, such as: Restrictions on the period of data on sugar and hydrated ethanol available at CEPEA and BM & FBOVESPA, mainly with regard to the cash price and future variables of the Paraiba market. Practical implications: In this research, it can be seen that the Paraíba market would be considered efficient if it reflected the information available in commodity prices, making abnormal gains impossible. Originality/value: A study on market efficiency is relevant, as it makes it possible to identify patterns of behavior of asset prices in the market. That is, they can assess whether asset prices are being overvalued and how it affects the investor and the Brazilian economy.
  • INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA DE CAPITAL NO DESEMPENHO ECONÔMICO DE EMPRESAS FAMILIARES E NÃO FAMILIARES BRASILEIRAS Article

    Pamplona, Edgar; Silva, Tarcísio Pedro da; Nakamura, Wilson Toshiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Esta pesquisa tem por objetivo verificar a influência da estrutura de capital no desempenho econômico de empresas familiares e não familiares brasileiras. Design/metodologia/abordagem: A pesquisa é caracterizada como descritiva, documental e quantitativa, sendo os dados contábeis em análise extraídos da base de dados Economática®. A amostra é composta por 117 empresas de capital aberto listadas na B3, sendo 68 familiares e 49 não familiares com período de análise de 2011 a 2015. Para consecução do objetivo, foram utilizadas técnicas estatísticas, tendo-se ênfase aos modelos de regressão linear múltipla. Resultados: Os resultados apontam que o Endividamento de Curto Prazo (ECP) e o Endividamento de Longo Prazo (ELP) influenciam negativamente o desempenho de empresas familiares, enquanto o ECP e o ELP possuem relação negativa e positiva, respectivamente, com o desempenho de empresas não familiares. Originalidade/valor: Em suma, tais resultados demonstram que empresas familiares devem seguir as prerrogativas da teoria de pecking-order a fim de maximizar seu desempenho, enquanto gestores de organizações não familiares necessitam observar os pressupostos de ambas as teorias - trade-off e pecking-order - de acordo com o tipo de endividamento (curto ou longo prazo).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This research aims to verify the influence of the capital structure on the economic performance of the Brazilian family and non-family businesses. Design/methodology/approach: The research is characterized as descriptive, documentary, and quantitative, being the accounting data under analysis extracted from the Economatica® database. The sample is composed of 117 publicly traded companies listed in B3, being 68 family and 49 non-family with an analysis period from 2011 to 2015. To reach the objective, statistical techniques were used, with emphasis on multiple linear regression models. Findings: The results point out that the Short-term Debt Ratio (SDR) and Long-term Debt Ratio (LDR) negatively influence the performance of family businesses, while SDR and LDR have a negative and positive relationship, respectively, with the performance of the non-family business. Originality/value: In short, such results demonstrate that family businesses must follow the pecking-order theory prerogatives to maximize their performance, while managers of non-family organizations need to observe the assumptions of both theories - trade-off and pecking-order - according to the type of indebtedness (short or long term).
  • Governança Corporativa, Capacidades Dinâmicas e Desempenho das companhias listadas na Brasil, Bolsa e Balcão S/A (B3 S/A) Article

    Barbosa, Flávia Lorenne Sampaio; Cabral, José Ednilson de Oliveira; Nascimento, João Carlos Hipólito Bernardes do; Bizarria, Fabiana Pinto de Almeida

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo principal é analisar o efeito direto da Governança Corporativa (CG) nas Capacidades Dinâmicas (CDs) e no Desempenho Empresarial (BP), e o impacto moderador e/ou mediador dos CDs na relação CG-BP. Metodologia: A análise quantitativa foi realizada por meio do PLS-SEM. Os dados foram coletados por meio de survey, envolvendo empresas listadas no B3 S/A de 2014 a 2016, exceto empresas do setor financeiro. A amostra final englobou 195 empresas por ano avaliado, totalizando 585 observações referentes a 2014, 2015 e 2016. Resultados: Confirmação do efeito direto e positivo do GC no desenvolvimento do CD, influência do CD no BP e efeito mediador do CD sobre a relação CG-BP. A principal conclusão foi que as CDs são uma poderosa influência mediadora na relação CG-BP. Assim, mesmo com mecanismos eficientes de governança corporativa, as empresas devem tomar decisões alinhadas às suas capacidades dinâmicas como forma de alcançar melhor desempenho empresarial. Limitações: O método de pesquisa transversal de coleta de dados e o universo de empresas listadas na bolsa de valores brasileira. Contribuição: A exemplo, a hipótese rejeitada sobre o efeito direto do GC no BP e confirmação do efeito indireto via CDs sugere a análise dos aspectos relacionados aos custos com procedimentos de monitoramento aplicados aos conflitos de agência e aos fatores complementares que devem ser alcançados a fim de impulsionar o desempenho. Em termos práticos, os resultados contribuem para as empresas que buscam por melhor e mais satisfatório desempenho nos mercados em que atuam.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The main objective is to analyze the direct effect of Corporate Governance (CG) on Dynamic Capabilities (DCs) and on Business Performance (BP), and the moderating and/or mediating impact of DCs on the CG-BP relationship. Methodology: The quantitative analysis was performed through PLS-SEM. Data were collected through a survey involving companies listed in B3 S/A from 2014 to 2016, except for companies from the financial sector. The final sample encompassed 195 companies per assessed year, thus totaling 585 observations concerning 2014, 2015 and 2016. Findings: Confirmed the direct and positive effect of CG on DC development, as well as DC’s influence on BP and the mediating effect of DC on the CG - BP relationship. The main conclusion was that DCs are a powerful mediating influence on the CG-BP relationship. Hence, even with efficient corporate governance mechanisms, the companies must make decisions in line with their dynamic capabilities as a way to reach better business performance. Limitations: Research cross-section method of data collection; and universe of companies listed in the Brazilian stock market. Practical implications: For example, the rejected hypothesis about the direct effect of CG on BP and the confirmation of the indirect effect via DCs suggests the analysis of aspects related to costs with monitoring procedures applied to agency conflicts and to complementary factors that must be achieved in order to boost performance. On practical terms, the results contribute to companies that look for the best and most satisfactory performance in the markets they work in.
  • QUINZE ANOS DE PESQUISA EM GREEN SUPPLY CHAIN Article

    Jabbour, Charbel José Chiappetta; Stefanelli, Nelson Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão sobre como as cadeias de suprimentos têm evoluído através da introdução de questões ambientais no campo gerencial. Design / metodologia / abordagem: Os autores revisaram vários dos resultados de pesquisas mais relevantes sobre Cadeias de Suprimento Verde (Green Supply Chains) e analisaram o status da cooperação entre autores e países. Resultados: Os autores discutem o conceito de Green Supply Chain, suas práticas, motivações, motivações e barreiras, apresentando uma revisão moderna sobre a rede de cooperação entre os principais autores e países. Originalidade / valor: Embora a pesquisa sobre Cadeias de Suprimento Verde tenha sido intensamente desenvolvida recentemente, existem vários caminhos de pesquisa inexplorados nos quais os profissionais e acadêmicos podem avançar. Para subsidiar estudos futuros sobre Green Supply Chain, foram elaboradas dez questões de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The purpose of this paper is to present a discussion concerning how supply chains have evolved through the introduction of environmental concerns into the managerial field. Design/methodology/approach: The authors have reviewed several of the most relevant research results regarding Green Supply Chains and analyzed the status of cooperation among authors and countries. Findings: The authors set a discussion on the concept of the Green Supply Chain, along with its practices, drivers, motivations and barriers, presenting a modern review regarding the cooperation network among the mains authors and countries. Originality/value: Although research regarding Green Supply Chains has been intensively developed recently, there are several unexplored research avenues in which practitioners and scholars could advance. In order to support future studies concerning Green Supply Chains, ten research questions were elaborated.
  • DESENVOLVIMENTO DE UM ÍNDICE INOVADOR PARA AVALIAR O RISCO EM SAÚDE DO TRABALHADOR: O WHRI APLICADO EM UMA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO NA BAHIA, BRASIL Article

    Viterbo, Lilian Monteiro Ferrari; Vidal, Diogo Guedes; Costa, André Santana; Dinis, Maria Alzira Pimenta; Leal Filho, Walter

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O objetivo deste estudo foi o de avaliar o risco em saúde do trabalhador, com foco no desenvolvimento sustentável em contexto de trabalho e com base no desenvolvimento e aplicação do Índice de Risco à Saúde do Trabalhador (WHRI) numa indústria de extração e produção de petróleo na Bahia, Brasil. Desenho / metodologia / abordagem: A amostra, obtida por amostragem por cotas, é composta por 965 participantes. A etapa de desenvolvimento integrou um grupo de 10 especialistas, entre os quais médicos, enfermeiros, nutricionistas, dentistas e educadores físicos, todos especialistas na área da saúde do trabalhador, além de 3 especialistas na área de ciência dos dados. Três faixas de risco foram definidas: “Baixo”, “Moderado” e “Alto”. Resultados: A validação do WHRI revelou confiabilidade e reprodutibilidade, bem como capacidade de identificar diferenças entre a população estudada, segundo sexo, faixa etária e escolaridade. Os resultados indicam que o risco em saúde do trabalhador é maior em homens, com idade acima de 50 anos e baixa escolaridade (p < 0,001). 74% dos participantes estão na faixa de risco “Baixo”, 21% na “Moderada” e 5% nas faixa de risco “Alto”. Trabalhadores de alto risco são aqueles com diabetes mellitus, triglicerídeos, glicemia e hipertensão alteradas, higiene oral e condição periodontal precárias, tabagismo, menos ativos fisicamente e níveis mais elevados de abstenção (todos com p < 0,05). Originalidade: A principal contribuição do WHRI é o de disponibilizar uma ferramenta útil para a identificação do risco em saúde do trabalhador, contribuindo para definir políticas mais claras de promoção, prevenção e intervenção em saúde no contexto laboral.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The objective of this study was to assess the worker’s health (WH) risk, focused on sustainable development in a work context and based on the development and application of the Worker’s Health Risk Index (WHRI) in the oil extraction and production industry in Bahia, Brazil. Design/methodology/approach: The sample, obtained by quota sampling, comprised 965 participants. The development stage integrated a group of 10 specialists, including physicians, nurses, nutritionists, dentists and physical educators, all specialists in the WH area, as well as 3 experts in the area of data science. Three risk ranges were defined: “Low”, “Moderate” and “High”. Findings: The WHRI validation revealed reliability and reproducibility, as well as the ability to identify differences among the population studied according to sex, age group and education level. The results indicate that the WH risk is higher in men, aged above 50 years old and with a low level of education (p < 0.001). 74% of the participants are in the “Low”, 21% in the “Moderate” and 5% in the “High” risk ranges. High-risk workers are also those with diabetes mellitus, altered triglyceride or glycemia levels, hypertension, poor oral hygiene and periodontal conditions, tobacco use, low levels of physical activity (all with p < 0.05), or alcohol abuse. Originality/Value: The WHRI’s major contribution is to make available a useful tool for the identification of WH risk, helping to define clearer health promotion, prevention and intervention policies in the context of WH.
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