Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração da UFSM, Volume: 14, Número: 4, Publicado: 2021
  • O QUE É UM EXCELENTE LUGAR PARA TRABALHAR? DIFERENÇAS NA PERCEPÇÃO DE HOMENS E MULHERES NO SETOR DE CONSTRUÇÃO Articles

    Vilela, Nágila Giovanna Silva; Costa, Lucas dos Santos; Santos Jhunior, Ronaldo de Oliveira; Olar, Adrian Ilie

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo - O objetivo deste artigo é examinar as diferenças de gênero entre homens e mulheres sobre os fatores que tornam uma organização um excelente lugar para trabalhar. Presume-se que esses fatores sejam tangíveis ou intangíveis. Método - Foram utilizados dados secundários de 4460 trabalhadores do setor de construção que responderam à pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar em 2017. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e Regressão Logística Multinomial. A partir da consideração de dez aspectos intangíveis e um aspecto tangível, foram percebidas diferenças entre homens e mulheres na definição de um excelente local para trabalhar. Resultados - Quando comparadas aos homens, as mulheres são mais propensas a considerar aspectos intangíveis (seis em cada dez) do que tangíveis na definição de um excelente lugar para trabalhar. Os outros quatro fatores intangíveis não apresentaram diferenças significativas entre os gêneros. Implicações Práticas - Os resultados desta pesquisa podem ser úteis para empregadores e gestores, que buscam medidas que contribuam para tornar o trabalho mais interessante e envolvente para todos os trabalhadores. Implicações Sociais - Procuramos contribuir para uma melhor compreensão das diferenças de gênero associadas ao ambiente de trabalho em um ambiente predominantemente masculino. As implicações sociais estão associadas à necessidade de destacar que a desigualdade no ambiente de trabalho ainda está presente. Originalidade - Apesar de haver avanços na equalização dos direitos trabalhistas, ainda há um longo caminho a percorrer e esta pesquisa busca evidenciar essa questão a partir da análise de dados confiáveis.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose - The purpose of this paper is to examine gender differences between men and women on the factors that make an organization an excellent place to work. It is assumed that these factors are tangible or intangible. Design/methodology/approach - Secondary data from 4460 workers in the construction sector who responded to the Best Companies to Work 2017 survey were used. The data were analyzed using descriptive statistics and Multinomial Logistic Regression. From the consideration of ten intangible aspects and one tangible aspect, differences between men and women were perceived in the definition of an excellent place to work. Findings - When compared to men, women are more likely to consider intangible aspects (six out of ten) than tangible in defining an excellent place to work. The other four intangible factors did not show significant differences between genders. Practical implications - This research results can be useful for employers and managers, who should seek measures that contribute to making work more interesting and engaging for all workers. Social implications - We seek to contribute to a better understanding of the gender differences associated with the workplace of a predominantly male environment. The social implications are associated with the need to highlight that inequality in the work environment is lingering still. Originality/value - Despite the presence of progress in equalizing labor rights, there is still a long way to go and this research seeks to highlight this issue based on the analysis of reliable data.
  • DIFICULDADES OBSERVADAS DURANTE O TREINAMENTO DE FERRAMENTAS LEAN: PERCEPÇÕES PARA LÍDERES Articles

    Torres, Luis Fernando; Rampasso, Izabela Simon; Quelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves; Leal Filho, Walter; Martins, Vitor William Batista; Anholon, Rosley

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: A manufatura lean pode ser uma importante aliada das empresas para aumentar a competitividade das mesmas, visto que ela pode dar suporte para as empresas para eliminar desperdícios e melhorar continuamente seus processos. Nesse contexto, o objetivo principal deste estudo foi analisar as dificuldades observadas por funcionários de nível operacional de empresas de autopeças durante o treinamento de ferramentas lean. Projeto / metodologia / abordagem: Por meio de um painel de especialistas, 18 ferramentas de jornada lean foram identificadas e utilizadas para estruturar um questionário. Uma survey foi realizada com 77 profissionais experientes em treinamento lean. A análise dos dados foi feita por meio da estatística descritiva e da técnica TOPSIS. Resultados: Em geral, os funcionários de nível operacional apresentaram dificuldades para entender os conceitos de todas as ferramentas analisadas. Comparativamente, Liderança Lean e Gerenciamento de Restrições foram os mais difíceis para eles. Originalidade / valor: Os resultados aqui apresentados podem ser usados por líderes para fornecer treinamento lean e por acadêmicos em estudos futuros.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The lean manufacturing can be an important ally of companies to enhance their competitiveness, since it can support companies to eliminate wastes and continuously improve their processes. In this context, the main purpose of this study was to analyze difficulties observed by operational level employees of auto parts companies during lean tools training. Design/methodology/approach: A panel of specialists indicated 18 tools required for lean journey training. These tools were used to structure a questionnaire to perform a survey. The survey was conducted with 77 lean training experienced professionals from two auto parts companies. Data collected was analyzed through descriptive statistics and Technique for Order of Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS), to rank the tools according to the difficulty levels observed by the respondents. Findings: In general, operational level employees presented difficulties to understand the concepts of all analyzed tools. Comparatively, Lean Leadership and Constraints Management were those most difficult for them. Originality/value: The results present here can be used by leaders for providing lean training and for academics in futures studies.
  • ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL E BUSCA DE OPINIÃO NO CONSUMO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES Articles

    Pereira Filho, Jeferson Mendonça; Costa, Marconi Freitas da; Cavalcanti, Jonas Alves

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo - Esta pesquisa teve como objetivo verificar a influência do estilo de vida saudável e a busca de opinião em relação à intenção de consumir suplementos alimentares. Desenho / metodologia / abordagem - Foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. A pesquisa de campo foi desenvolvida por meio de um survey online e os dados foram analisados por meio de regressão linear múltipla. Resultados - Constatou-se que quanto maior o nível de estilo de vida saudável, maior a intenção de recorrer à suplementação alimentar. Além disso, a busca de opinião, por sua vez, influenciou positivamente a intenção de consumir suplementos alimentares. No entanto, essa busca de opinião está intrinsecamente relacionada à busca de informações em fontes não indicadas para direcionar o consumo de suplementos alimentares, o que representa risco à saúde. Originalidade / valor - A principal contribuição desta pesquisa foi que a vivência de um estilo de vida saudável não representa a ausência de consumo de suplementos alimentares. Os resultados revelam uma situação alarmante em relação aos riscos para a saúde a que estão expostos os consumidores de suplementos alimentares. Esses riscos também estão relacionados a pessoas com alto nível de estilo de vida saudável. Assim, esse quadro representa um problema de saúde pública e remete à necessidade urgente de informações e ações de conscientização da população a fim de controlar a incidência de doenças associadas ao consumo desses produtos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose - This research aimed to verify the influence of healthy lifestyle and the search for opinion in relation to the intention to consume food supplements. Design/methodology/approach - A descriptive research was carried out using a quantitative approach. The field research was developed through an online survey and the data were analyzed using multiple linear regression. Findings - It was found that the higher the level of healthy lifestyle, the greater the intention to resort to food supplementation. Furthermore, the search for opinion, in turn, positively influenced the intention to consume food supplements. However, this search for opinion is intrinsically related to the search for information from sources not indicated to direct the consumption of dietary supplements, which represents a risk to health. Originality/value - The main contribution of this research was that the experience of a healthy lifestyle does not represent the absence of consumption of dietary supplements. The results reveal an alarming situation regarding the health risks to which consumers of dietary supplements are exposed. These risks are also related to people with a high level of healthy lifestyle. Thus, this picture represents a public health problem and refers to the urgent need for information and awareness-raising actions for the population in order to control the incidence of diseases associated with the consumption of these products.
  • PROGRAMA DE PAGAMENTO POR DESEMPENHO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE: ANALISANDO DESEMPENHO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Articles

    Resende, Tamiris Cristhina; Souza, Washington José de; Peckham, Stephen; Emmendoerfer, Magnus Luiz; Ferreira, Marco Aurélio Marques

    Resumo em Português:

    RESUMO Introdução: Os sistemas de pagamento por desempenho ou de financiamento com base no desempenho foram adotados mundialmente na saúde pública. Seguindo a tendência internacional, o Brasil implantou em 2011 o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). Originalidade/relevância: Este estudo, portanto, aborda como o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica contribui para o exercício do controle social nos municípios brasileiros como instrumento de gestão das políticas públicas de saúde. Objetivo: Nesse sentido, o objetivo deste estudo traçar relações entre a atuação das equipes de saúde do PMAQ e dos conselhos participativos de saúde, a partir das experiências de conselheiros e gestores dos três grandes municípios do estado do Rio Grande do Norte. Métodos: A pesquisa incluiu entrevistas semiestruturadas com membros de conselhos participativos de saúde e gestores de saúde, bem como a sistematização de informações coletadas em documentos oficiais e artigos sobre o PMAQ. Conclusões: Concluiu-se que os dados coletados sobre a satisfação dos usuários com os serviços públicos de saúde apresentam alto potencial para informar os Conselhos Municipais de Saúde sobre seu papel no controle de qualidade, que ocorre nos três grandes municípios do Rio Grande do Norte.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Introduction: Pay-for-performance or performance-based financing systems have been adopted worldwide in public health. Following the international trend, Brazil implemented in 2011 the National Program for Improving Primary Care Access and Quality (PMAQ). Originality/value: This study therefore addresses how the National Program for Improving Primary Care Access and Quality contributes to the exercise of social control in Brazilian municipalities as a tool for managing public health policy. Purpose: In this regard, the objective of this study outline connections between the performance of the health teams in the PMAQ and the participatory health councils, based on the experiences of councillors and managers from the three large municipalities in the state of Rio Grande do Norte. Research Design: The research included semi-structured interviews with members of participatory health councils and health managers, as well as the systematization of information collected in official documents and articles about PMAQ. Findings: It was concluded that the data collected on user satisfaction with public health services have a high potential to inform Municipal Health Councils in their role of quality control, which occurs in the three large municipalities of Rio Grande do Norte.
  • ECONOMIA DO COMPARTILHAMENTO (EC) E AS TENDÊNCIAS DAS PUBLICAÇÕES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA Articles

    Spalenza, André Sarmento; Rigo, Ariadne Scalfoni

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este artigo investiga o fenômeno da Economia do Compartilhamento (CE) e tem como objetivo identificar e discutir as principais tendências em que a CE está sendo discutida. Desenho / metodologia / abordagem: Revisão da literatura. O presente artigo fez um levantamento nas bases de dados Scopus, Web of Science, Science Direct e Springer. 146 artigos foram analisados com base em uma análise de conteúdo. Resultados: Nos artigos analisados, foram identificados 06 vieses principais de pesquisa em que se discute a EC, sendo: modelos de negócios para geração de valor e lucro; modelos de negócios que migram da orientação da posse para o acesso; negócios sustentáveis em uma sociedade em mudança; novas formas de trabalho; aspectos regulatórios e discussão conceitual. Originalidade: Em um campo diverso como a EC, que percorre caminhos diversos, em que se destacam pelo menos 02 formas contrastantes, como: a mudança social, ocasionada por uma mudança de perspectiva, em que o compartilhamento segue em substituição à posse, ou o surgimento de novos modelos de negócios, que independem do benefício ambiental e social, mas visa o alcance do valor e lucro organizacional. Este artigo, ao identificar e discutir os vieses em que a EC tem sido trabalhada na literatura elucida os principais vieses de pesquisa seguidos pelos pesquisadores do campo. Tal elucidação se torna fundamental a fim de guiar novas pesquisas, em se levará em consideração o rumo que os estudos têm seguido. Tipo de artigo: Revisão de literatura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This paper investigates the phenomenon of Sharing Economy (EC) and aims to propose a literary analyse of the main trends in which EC is being studied. Design/methodology/approach: Literature review. The present paper was built upon a survey on the scientific data platforms Scopus, Web of Science, Science Direct and Springer databases. We selected 146 papers extracted from raw data, which were then analyzed by content. Findings: In the analyzed papers, 06 main scientific biases were identified in which EC is studied, namely: business models for generating value and profit; business models that migrate from ownership orientation to access focused; sustainable business in a changing society; new ways of working; regulatory aspects and conceptual framework analyses. Originality: In a diverse Field such as EC, with different scientific approaches, 02 stand out the most: the first is the one of “social change”, caused by a change in perpective, in which sharing continues to replace ownership, the second one refers to the emergence of new business models that are focused on building up organizational value and monetary profit, and don’t necessarily intend to affect positive change, neither socially nor environmentally. This paper analyzes the main scientific biases identified, under which the EC has been studied. The findings indicate paths for further investigations by future researchers interested in this scientific Field, based upon what has been studied so far. Paper type: Literature review.
  • DESAFIOS DA COOPERAÇÃO COOPERATIVAS AGRÍCOLAS Articles

    Leite, Amanda Regina; Padilha, Ana Claudia Machado; Binotto, Erlaine

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O objetivo foi compreender os elementos presentes nos arranjos do cooperativos do agronegócio que facilitam e dificultam a cooperação dos sócios. Design/metodologia/abordagem Foi realizada uma pesquisa descritiva com 50 questionários aplicados aos produtores rurais associados às cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Resultados Produtores ampliam cada vez mais seu papel na viabilização das atividades produtivas por meio da cooperação promovida pelas organizações cooperativas. Destaca-se o acesso à informação qualificada, aos canais de comercialização da produção, à assistência técnica e, especialmente, a criação de um ambiente propício para a troca de conhecimento entre os sócios. No que se refere à cooperação, ficou evidenciada a confiança nas relações entre os cooperados e a organização cooperativa, bem como a fidelidade do quadro social que sustenta o sistema que pode ser fragilizado pelas ações oportunísticas e afetar a perenidade e o cumprimento dos objetivos das cooperativas no longo do tempo. O relacionamento cooperativo face à competição é uma boa alternativa para promover o alcance de objetivos dos produtores que seriam desafiadores ou impossíveis isoladamente. Originalidade A cooperação, promovida pelas organizações cooperativas amplia o entendimento de que cooperação com ênfase na união ou complementação de recursos e capacidades, ocupa papel central na competitividade e inserção em mercados restritos. Isso ocorre especialmente quando investigados produtores do agronegócio de diferentes portes e padrões de continuidade em atividades cada vez mais pressionadas por performance econômico-financeira.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective This paper aimed to understand the elements in cooperative arrangements of agribusiness that facilitate and hinder cooperation. Design/methodology/approach A descriptive research was carried out based on the 50 questionnaires applied to farmers´ members of cooperatives in Rio Grande do Sul, Brazil. Results Results indicated that farmers are increasingly expanding their role in making productive activities possible through cooperation promoted by cooperatives. Better access to information, sales opportunities, technical assistance, and, mostly, a favorable environment for the exchange of knowledge are the main responsible facts. As for cooperation, the relationship of trust established between cooperative members and cooperatives stands out, as well as the fidelity of membership that sustains the system, which can be weakened by opportunistic actions that may affect the continuity and fulfillment of the cooperatives’ objectives over time. Cooperative relationship face to competition is a good alternative for promoting the achievement of objectives by farmers that would be challenging or impossible in isolation. Originality - The cooperation promoted by cooperative organizations, broadens the understanding that by joining forces they can enter restricted markets. This occurs especially when it comes to the studied farmers - different sizes and patterns of production and activities that are constantly under economic and financial pressure.
  • ANÁLISE DA COMPETIÇÃO, COOPERAÇÃO E COOPETIÇÃO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE CLUSTERS VAREJISTAS PLANEJADOS E NÃO PLANEJADOS NA CIDADE DE SÃO PAULO Articles

    Silva, Rosângela Sarmento; Donaire, Denis; Gaspar, Marcos Antonio

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo O objetivo deste estudo foi verificar se existem diferenças significativas entre clusters varejistas planejados e não planejados quanto à concorrência, cooperação e coopetição. Desenho / metodologia / abordagem Foi realizado um estudo exploratório, quantitativo por meio de Análise Fatorial Exploratória e Análise Multigrupo-PLS. Foi aplicado um questionário com 535 empresas pertencentes aos clusters planejados e não planejados do varejo de automóveis e móveis da cidade de São Paulo. Principais resultados Os principais resultados indicam que foi possível identificar, nos dois clusters pesquisados, que não há diferença quanto à cooperação / colaboração analisada, bem como quanto à coopetição. Ao contrário da competição que apresentou maior predominância nos clusters não planejados. Assim, foi possível afirmar nesses clusters há maior competição do que cooperação. Os resultados da pesquisa também puderam identificar que quando uma empresa está inserida em um cluster possui uma estratégia diferenciada para as relações de cooperação, competição e coopetição dos negócios de varejo. Originalidade / valor A grande contribuição deste estudo para a literatura e implicações administrativas é a identificação de que quando uma empresa está inserida em um cluster, ela tem uma estratégia diferenciada para as relações de cooperação, competição e coopetição dos negócios varejistas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The purpose of this study was to verify if there are significant differences between planned and unplanned retailer clusters about the competition, cooperation, and coopetition. Design/methodology/approach An exploratory and quantitative study was carried out by an Exploratory Factor Analysis and Multigroup Analysis-PLS. A questionnaire was applied to 535 companies belonging to the planned and unplanned clusters of the automobile and furniture retail in São Paulo city. Findings The findings indicate that is possible to identify, in both clusters surveyed, that there is no difference about the cooperation/collaboration analyzed, as well as about the coopetition whether they are low or high. Unlike the competition that presented greater predominance in the unplanned clusters. Thus, we can say that in these clusters, there is a greater deal of competition than cooperation. The research findings also could identify that when a company is inserted in a cluster, it has different strategy for retail businesses relationships of cooperation, competition and coopetition. Originality/value The major contribution of this study to the literature and administrative implications is the identification that when a company is inserted in a cluster, it has a different strategy for retail businesses relationships of cooperation, competition and coopetition.
  • GESTÃO EM PROJETOS DE INOVAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA Articles

    Catto, Sérgio Luiz; Maccari, Emerson Antônio

    Resumo em Português:

    RESUMO Finalidade: Evidenciar como o tema inovação se desdobra no âmbito da gestão de projetos e como ambos têm sido abordados na literatura científica nas últimas duas décadas Metodologia: Este trabalho é uma Revisão Sistemática de Literatura, onde procedimentos foram aplicados na seleção de artigos nas bases de dados Scopus e Web of Science, para a identificação e interpretação das principais publicações acerca do tema na literatura científica buscando compreender sua relevância e evolução nos últimos vinte anos. Constatações: A amostra obtida totalizou 13 artigos oriundos de setores e áreas de conhecimento variados, com predominância de publicações ligadas principalmente à área de pesquisa e desenvolvimento, com maior avanço em projetos de inovação. Implicações Práticas: Esse trabalho contribui para a melhoria no entendimento dos benefícios da prática do gerenciamento de projetos de inovação. Implicações sociais: Os achados desta pesquisa contribuirão para o entendimento de como a gestão de projetos de inovação pode contribuir para maximizar o sucesso nas tratativas praticadas nestes projetos. E devido às particulares características da inovação, focar na eficiência da gestão e foco nos resultados. Originalidade: Esta pesquisa aborda temas atuais e bastante abrangentes - gestão de projetos e inovação - envolvendo diversas disciplinas (capital humano e social, equipes, estratégia, gestão de conflitos, gestão do conhecimento, governança, inovação, integração, pesquisa e desenvolvimento, propriedade intelectual, teoria comportamental), de uma forma inédita e busca definir o novo paradigma do desenvolvimento chamado Gestão de Projetos de Inovação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To highlight how the theme innovation unfolds within the scope of project management and how both have been addressed in scientific literature in the last two decades Methodology: This research is a Systematic Literature Review, where procedures were applied in the selection of articles in Scopus and Web of Science databases, for the identification and interpretation of the main publications on the topic in the scientific literature, seeking to understand its relevance and evolution the last twenty years. Findings: The obtained sample, based on the Web of Science (WoS) and Scopus databases, totaled 13 articles from different sectors and areas of knowledge, with a predominance of publications linked mainly to the research and development area, with greater progress in innovation projects. Practical Implications: This research contributes to improving the understanding of the benefits of the practice of managing innovation projects. Social implications: The findings of this research will contribute to the understanding of how the management of innovation projects can contribute to maximize success in the dealings practiced in these projects. And due to the particular characteristics of innovation, focus on management efficiency and focus on results. Originality: This research addresses current and very broad themes - project management and innovation - involving several disciplines (human and social capital, teams, strategy, conflict management, knowledge management, governance, innovation, integration, research and development, intellectual property, behavioral theory), in an unprecedented way and seeks to define the new paradigm of development called Innovation Project Management.
  • COPRODUÇÃO E INOVAÇÃO NA AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS: O CASO DO PROJETO AUDITORIA CIDADÃ Articles

    Squio, Clóvis Renato; Hoffmann, Micheline Gaia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este artigo analisa o Projeto Auditoria Cidadã (PAC), sob a luz da teoria da inovação no setor público, com o fim de identificar desafios para a introdução da coprodução no processo de avaliação de serviços públicos pela auditoria interna da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina. Desenho/metodologia/abordagem: O estudo constou de uma pesquisa qualitativa, e os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas com 21 atores-chave do controle público ou aqueles que interagiram com o PAC nas operações examinadas. Utilizamos a análise de conteúdo para examinar os dados coletados. Resultados: O artigo analisa os principais desafios inerentes à coprodução, nas atividades de avaliação de serviços públicos pela auditoria interna. Os resultados demonstram um alinhamento entre os desafios identificados e a base teórica da inovação no setor público. Os principais desafios identificados foram barreiras relacionadas às disfunções da Burocracia, receptividade dos agentes políticos e profissionais da auditoria para receber e levar em consideração propostas da sociedade, tempo e recursos necessários, estilo de liderança, falta de motivação dos cidadãos e modelo de avaliação. Originalidade/valor/implicações teóricas e práticas: O artigo contribui para a literatura no campo da auditoria pública, da inovação no setor público e da coprodução, ao conduzir um estudo original que identifica desafios relacionados à implementação da coprodução no processo de auditoria e analisá-los sob a lente teórica da inovação no setor público. As evidências geradas contribuem para preencher lacunas identificadas na literatura relacionadas a pesquisas empíricas com foco na convergência desses três temas. Com relação às implicações práticas, o artigo traz elementos para a consolidação do PAC e sua replicação por governos interessados em implementar inovações por meio de processos de auditoria participativa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This paper analyzes the Citizen Audit Project (PAC), in the light of public sector innovation theory, in order to identify challenges for introducing co-production in the evaluation process of public services by the internal audit of the Executive Power of the State of Santa Catarina, Brazil. Design/methodology/approach: We carried out the study as a qualitative research, and collected data through a documentary search and interviews with 21 key agents of public control or with those who interacted with PAC in the chosen operations. We used content analysis to examine the collected data. Findings: We analyze the main challenges inherent to co-production in the activity of public services’ assessment by internal audit. Results show an alignment between the identified dares and the theoretical basis of public innovation. These were barriers related to bureaucratic dysfunctions, openness of political agents and audit professionals to receive and consider proposals from society, time and resources needed, leadership style, citizens’ lack of motivation, and the evaluation model. Originality/value/implications: The paper contributes to the literature on public audit, public sector innovation, and co-production, by conducting an original study that identified challenges related to the implementation of co-production in audit process and analyzed them from the perspective of public sector innovation. Evidence brought by this research contributes to fill literature gaps regarding empirical studies on the convergence between these three topics. Regarding practical implications, it provides base for PAC consolidation and for its replication by governments interested in implementing innovations through the process of participatory audit.
  • GESTÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR: EVIDÊNCIAS DE ASSENTAMENTOS Articles

    Siqueira, Elisabete Stradiotto; Binotto, Erlaine; Oliveira, Ana Beatriz Bernardes; Silva, Rosa Adeyse; Siqueira Filho, Valdemar; Bunsit, Thanawit

    Resumo em Português:

    RESUMO Proposta Este artigo aborda o gerenciamento na agricultura familiar e investiga se os valores no gerenciamento funcional são adequados para avaliar suas práticas. O estudo tem como objetivo analisar como os agricultores familiares conduzem seu processo de manejo com base em valores que orientam suas ações no manejo agrícola. Design/metodologia/abordagem Esta pesquisa qualitativa seguiu um roteiro semiestruturado com 124 agricultores do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Os dados foram analisados por meio de uma abordagem interpretativa, que auxiliou na operacionalização dessas análises qualitativas. Resultados Os resultados evidenciaram que os fatores climáticos influenciaram as decisões sobre o tipo de cultura a crescer e o período de cultivo. As rendas relacionadas à comercialização dos produtos não são suficientes para sustentar as famílias, mas contribuem para sua segurança alimentar. Originalidade Os tipos de gerenciamento e produção são guiados por valores tradicionais. A perspectiva dos agricultores é garantir a sobrevivência da família e a manutenção da fazenda. Os agricultores não entendem que a agricultura familiar se assemelha a negócio como a agricultura empregadora e usam formas híbridas de gerenciamento entre as perspectivas funcionalista e emancipatória.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose - This paper addressed the management in families farming and investigated if the values in functional management are appropriate to assess their practices. The study aimed to analyze how family farmers conduct their management process based on values that guide their actions in farm management. Design/methodology/approach This qualitative research had followed a semi-structured script with 124 farmers surveyed from the State of Rio Grande do Norte, Brazil. The data were analyzed using an interpretative approach, which helped the operationalization of these qualitative analyzes. Findings Results have evidenced that climate factors have influenced decisions on the type of crop to grow and period of cultivation. The incomes related to the commercialization of the products, are not enough to support the families, but they contribute to their food security. Originality/value The types of management and production are guided by traditional values. The farmers' perspective is to guarantee the survival of the family and the maintenance of the farm. Farmers do not understand that family farming is a business such as employer agriculture and use hybrid forms of management between the functionalist and emancipatory perspectives.
  • ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS ATIVOS INTANGÍVEIS NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS Articles

    Aguiar, Gabriel de Almeida; Tortoli, Júlia Peres; Figari, Anelise Krauspenhar Pinto; Pimenta Junior, Tabajara

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo - O presente estudo visa analisar a relação entre os ativos intangíveis e o desempenho econômico das companhias abertas brasileiras. Desenho/metodologia/abordagem - Foi calculado o Grau de Intangibilidade (DI) para segregar as empresas em dois grupos: intangível-intensivas e tangível-intensivas em uma amostra de empresas listadas brasileiras de 2012 a 2016. Foi aplicado o Teste de Mann-Whitney para verificar se existem diferenças estatisticamente significativas entre esses dois grupos de empresas, considerando Margem Operacional, Retorno sobre o Patrimônio Líquido, Retorno sobre o Ativo, Valor de Mercado Adicionado e Lucro por Ação. Resultados - Os resultados mostram que as empresas intensivas em intangíveis apresentam melhor desempenho econômico na maior parte dos indicadores e anos analisados. Além disso, não foram encontrados resultados significativos para a variável Lucro por Ação, embora os valores médios da soma dos ranks das empresas intangíveis-intensivas sejam superiores às das tangíveis-intensivas na maior parte dos anos. Implicações práticas - Os resultados visam contribuir para as discussões sobre a importância dos recursos intangíveis como determinantes de vantagens competitivas e desempenho econômico, aumentando assim o valor de mercado das empresas. Nesse sentido, os investimentos em recursos intangíveis podem ser aplicados na adoção de iniciativas em mercados e na definição de posições estratégicas nas empresas. Por fim, o presente estudo também contribui para o mercado de capitais, uma vez que a relação entre ativos intangíveis e desempenho econômico pode ser útil para detectar oportunidades de investimento. Originalidade/valor - Estudos anteriores analisaram a relação entre ativos intangíveis e desempenho econômico com outros períodos e outros tipos de empresas. No presente estudo, também foram consideradas diferentes proxies para desempenho econômico como Margem Operacional, Retorno sobre o Patrimônio Líquido, Retorno sobre o Ativo, Valor de Mercado Adicionado e Lucro por Ação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose The study aims to analyze the relationship between intangible assets and the economic performance of Brazilian public companies. Design/methodology/approach We calculated the Degree of Intangibility (DI) to segregate companies into two groups: intangible-intensive and tangible-intensive in a sample of Brazilian public companies from 2012 to 2016. We applied the Mann-Whitney test to verify whether there were statistically significant differences between these two groups of companies concerning the Operating Margin, Return on Equity, Return on Assets, Market Value Added and Earning per Share. Findings The results show that intangible-intensive companies presented higher economic performance in most part of the indicators and years analyzed. In addition, we did not find significant results for Earnings per Share, although the signed rank sum mean values of intangible-intensive are higher than tangible-intensive companies in most part of the years. Practical implications - The findings seek to contribute to discussions about the importance of intangible resources as determinants of competitive advantages and reflecting in higher economic performance, and thus increasing market value. In this sense, investments in intangible resources can be applied in adopting initiatives in markets and definition of strategic positions in companies. Finally, our study seeks also to contribute to capital markets since the relationship between intangible assets and economic performance can be useful in detecting investment opportunities. Originality/value Previous studies analyzed the relationship between intangible assets and economic performance with other periods and samples. We also measured different proxies for economic performance as Operating Margin, Return on Equity, Return on Assets, Market Value Added and Earnings per Share.
  • O IMPACTO DO ANÚNCIO DA OPEP NO PREÇO DAS AÇÕES DAS COMPANHIAS DE PETRÓLEO Articles

    Graicer, Rafael; Nery, Thiago Affonso; Jucá, Michele Nascimento; Hadad Junior, Eli; Bastos, Douglas Dias

    Resumo em Português:

    RESUMO Finalidade: Este estudo tem por objetivo verificar o impacto negativo do anúncio realizado pela OPEP para manutenção da produção de petróleo - em 5 de março de 2020 - no preço das ações das empresas petrolíferas dos principais países da América Latina e do BRIC. Metodologia: Tais objetivos são verificados por meio de evento, cuja amostra final é composta por 29 empresas de petróleo do Brasil, Chile, Colômbia, Rússia, Índia e China. Constatações: Não se confirma a H1 - O anúncio da OPEP afeta negativamente o preço das ações das empresas petrolíferas. Porém, a H2 - O anúncio da OPEP afeta diferentemente o preço das ações das empresas petrolíferas da América Latina e de outros países emergentes que compõem o BRIC é confirmada. Limitações: São consideras na amostra apenas empresas petrolíferas que atuam nos segmentos de petróleo e gás integrado, bem como exploração e produção de petróleo e gás. Implicações práticas: Esses resultados ampliam a compreensão do impacto dos choques do preço da commodity de petróleo nos preços das ações de companhias petrolíferas de países emergentes, durante a pandemia da Covid-19 Originalidade/valor: Verificação do impacto de um choque positivo na oferta ou da redução do preço do petróleo sobre o retorno das ações das empresas do BRIC e entre demais países da América Latina durante a Covid-19.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: This study aims at verifying the negative impact of the announcement made by OPEC to maintain oil production - on March 5, 2020 - on the oil companies´ share prices in the main countries of Latin America and the BRIC´s. Design/methodology/approach: Such objective is verified through an event whose final sample consists of 29 oil companies of Brazil, Chile, Colombia, Russia, India and China. Findings: H1- OPEC announcement negatively affects the share price of oil companies- is not confirmed. However, H2 - OPEC announcement differently affects the share price of oil companies in Latin America and other emerging countries that make up the BRIC - is confirmed. Research limitations/implications: The sample considers only oil companies operating in the oil and integrated gas segments, as well as oil and gas exploration and production. Practical implications: These results expand the understanding of the impact of oil commodity price shocks on the share prices of oil companies in emerging countries, during the Covid-19 pandemic. Originality/value: Verification of a positive shock impact on the supply or the reduction in the oil price on the return on shares of BRIC´s companies and among other Latin American countries, during Covid-19.
Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br