Acessibilidade / Reportar erro
Revista de Administração da UFSM, Volume: 15, Número: 4, Publicado: 2022
  • HACKATHONS COMO ESTRATÉGIA PARA INOVAÇÃO ABERTA: INSIGHTS DE EVENTOS NO BRASIL E NO CANADÁ Articles

    BRAMBILLA, FLÁVIO RÉGIO; WEGNER, DOUGLAS; SCHAEDLER, CECILIA

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo: O presente estudo tem por objetivo analisar os elementos capacitadores utilizados em hackathons de desenvolvimento de software e como eles contribuíram para o sucesso dos eventos. Método: Mediante abordagem qualitativa e exploratória, o método empregado foi o estudo de casos múltiplos, tendo como unidades de análise dois eventos no formato hackathon, organizados por empresa multinacional de tecnologia no Brasil e Canadá. A coleta de dados foi desenvolvida por entrevistas semiestruturadas e análise documental. A análise dos dados foi conduzida com a técnica da análise de conteúdo. Resultados: Os resultados mostram que a participação de pessoas com perfis e conhecimentos diferentes é importante para os resultados de um hackathon. O suporte fornecido aos participantes e a escolha do desafio proposto são aspectos que afetam a percepção dos participantes sobre o evento, assim como exercem influência nas soluções desenvolvidas. Limitações da pesquisa: Por se tratar de um estudo de casos múltiplos e de caráter qualitativo, não é viável estabelecer generalizações com base nos resultados do estudo, sendo apenas viável apresentar evidências e propostas com base nos casos concretos estudados. Implicações práticas: Proposição de melhores práticas a serem seguidas para a organização de hackathons, em específico no contexto das maratonas para desenvolvimento de soluções. Originalidade: Poucos estudos são direcionados para a aplicação de hackathons, e mais raros são aqueles desenvolvidos considerando diferentes países para análise dos elementos capacitadores baseados em estruturas distintas e suas contribuições na inovação. Investiga-se o desenvolvimento de hackathons como alternativa para inovação na área de software.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The present study aims to analyze the elements and practices used in hackathons for software development and how they contribute to the success of the events. Design/methodology/approach: Through a qualitative and exploratory approach, a multiple case study was used to analyze two hackathon events in Brazil and Canada organized by a multinational technology company. Data collection was carried out through semi-structured interviews and document analysis. Data analysis was conducted using content analysis. Findings: The results illustrate that the participation of people with different profiles and knowledge is important for hackathon results. The support provided to participants and the choice of the proposed challenge affect participants’ perception of the event and the solutions developed. Research limitations/implications: As this is a multiple case study of a qualitative nature, it is infeasible to establish generalizations based on the results, and it is only possible to present evidence and proposals based on the specific cases. Practical implications: Proposed best practices to be followed in organizing hackathons, specifically in the context of software development. Originality/value: Few studies treat the subject of hackathons, and rarer still consider different countries to analyze the enabling elements based on different structures and their contributions to innovation. The development of hackathons as an alternative for innovation in the software area is also investigated.
  • ANÁLISE DOS EFEITOS DO AMBIENTE DE OPERAÇÕES E DO PODER DE MERCADO DA FIRMA NA POSIÇÃO COMPETITIVA DE FIRMAS BRASILEIRAS Articles

    DIAS, ALEXANDRE TEIXEIRA; CAMARGOS, MARCOS ANTÔNIO DE; FALCÃO, NIDELSON TEIXEIRA; MATOS, PEDRO VERGA

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo tem por objetivo analisar os efeitos que o ambiente competitivo e o poder de mercado da firma exercem na posição competitiva de firmas, no período de 2012 a 2017, que abarca os efeitos da crise de 2008. Desenho/metodologia/abordagem: Os parâmetros do modelo estrutural foram estimados por meio de modelagem de caminhos com mínimos quadrados parciais. O tamanho da firma foi utilizado como fator de ponderação. A amostra é composta por firmas brasileiras de capital aberto, atuantes na indústria manufatureira e ativas no período de 2012 a 2017. Resultados: A capacidade das firmas de alcançar e sustentar uma posição competitiva favorável é dependente do seu poder de mercado. Sob uma perspectiva gerencial reativa, gestores devem fazer escolhas estratégicas que permitam à firma se manter próxima aos consumidores, e manter e reforçar o seu poder de mercado, evitando reduções em sua participação de mercado. Sob uma perspectiva gerencial proativa, os gestores devem tirar vantagem do poder de mercado, com o estabelecimento de barreiras que dificultem o acesso dos concorrentes aos consumidores. Originalidade/valor: Esta pesquisa apresenta duas contribuições originais. A primeira delas é a identificação dos fatores determinantes da posição competitiva de firmas brasileiras, durante o período após a crise financeira de 2008. A segunda é a proposição e o teste de um modelo de equações estruturais, com o objetivo de estimar os efeitos do poder de mercado e do ambiente competitivo, na posição competitiva da firma.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The study aims to analyze the effects that task environment and firm’s market power exerts on Brazilian firm’s competitive position, during the period of 2012 to 2017, which encompasses the effects of the 2008 crisis. Design/methodology/approach: We used Partial Least Squares path modeling when estimating the effects of competitive environment and market power on a firm’s competitive position, considering the effects of time. The size of firm was used as a weighting factor. The sample is comprised by manufacturing industry Brazilian publicly traded firms, active in the period 2012 to 2017. Findings: The capacity of firms to achieve and sustain a favorable competitive position is directly dependent on the degree of market power they own. Under a reactive managerial point of view, managers should make strategic choices that allow the firm to stay close to consumers, to maintain and reinforce market power, avoiding reductions in market share. Under a proactive managerial point of view, managers should take advantage of market power by building barriers that would make it difficult for competitors to have access to consumers. Originality/value: This research brings two original contributions. The first one is the identification of the determining factors of the competitive position of Brazilian firms, during the period after the 2008 financial crisis. The second one is the proposition and test of a structural equations model to estimate the effects of market power and task environment on firm’s competitive position.
  • O MOVIMENTO B CORP, VANTAGENS E DESAFIOS: AS PERCEPÇÕES DAS EMPRESAS BRASILEIRAS CERTIFICADAS Articles

    WECKER, ANA CLÁUDIA; FROEHLICH, CRISTIANE

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: O presente artigo teve como objetivo verificar as práticas socioambientais realizadas pelas B Corps, bem como as vantagens e desafios enfrentados pelo movimento. Desenho/metodologia/abordagem: A pesquisa é descritiva e qualitativa, realizada por meio de estudos de casos múltiplos com 11 empresas brasileiras certificadas pelo B Lab. As fontes de coletas de dados foram entrevistas semi-estruturadas com os proprietários, gestores ou funcionários que estivessem ativamente engajados com as causas de sustentabilidade na empresa, além do uso de documentos. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Resultados: Os principais resultados mostraram que as B Corps atuam com a resolução de problemas sociais e / ou ambientais, mesmo que sua atividade fim não seja com esta finalidade. Entre as vantagens em fazer parte do movimento está a força de atuar em um grupo com o mesmo propósito, em busca de transformação do mercado capitalista, além do reconhecimento de suas práticas. Os desafios na busca da certificação estão relacionados à formalização de práticas, considerando que são empresas de pequeno porte, em maioria. Assim como a necessidade de maior divulgação do movimento. Originalidade/valor: O estudo contribui tanto para o avanço na literatura referente à compreensão do movimento B Corp quanto para a evolução do conceito de organizações híbridas. Como contribuições empíricas, a pesquisa serve de base para pessoas e empresas que buscam amenizar problemas sociais e ambientais através de suas práticas e atividades profissionais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The present research aims at checking the social-environmental practices carried out by the B corps, as well as the advantages and challenges faced by the movement. Design/methodology/approach: The research is descriptive and qualitative, carried out through multiple case studies with 11 Brazilian companies certified by the B Lab. The sources of data collection were semi-structured interviews with owners, managers, or employees who were actively engaged with sustainability causes in the company, in addition to the use of documents. Data were analyzed through content analysis. Findings: The main results showed that the B Corps works to resolve either social or environmental problems, even if their core activity is not for this purpose. Among the advantages of being part of the movement is the strength of working in a group with the same purpose, in search of transforming the capitalist market and recognizing its practices. The challenges in the certification search are related to the formalization of practices, considering that they are mostly small companies and the need for greater dissemination of the movement. Originality/value: The study contributes both to the advance in the literature regarding the understanding of the B Corp movement and to the evolution of the concept of hybrid organizations. As empirical contributions, the research serves as a basis for people and companies that seek to alleviate social and environmental problems through their practices and professional activities.
  • AS PRÁTICAS DE CONSUMO DE MODA DE MULHERES MILLENNIALS: ENTRE O FAST E O SLOW FASHION Articles

    ARAÚJO, MARIA KÉLVIA FERREIRA DE; MESQUITA, RAFAEL FERNANDES DE; MATOS, FÁTIMA REGINA NEY; SOBREIRA, MICHELE DO CARMO

    Resumo em Português:

    RESUMO Finalidade: A natureza efêmera da moda fast tem influenciado uma mudança de pensamento de pessoas ao redor do mundo acerca das suas práticas de produção e consumo. Esta mudança de comportamento social vem sendo percebida, pois pessoas questionam a atual maneira de consumir e provocam o que tem sido nomeado de slow fashion. Desta maneira, como se dá a adesão de ‘práticas’ de consumo de moda, tidas como slow fashion por mulheres jovens, grupo etário inserido na classificação millennials? Seria uma transição do fast ao slow? Metodologia: Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e quanto a seu tipo se classifica como exploratória, fazendo uso da entrevista como técnica de coleta de dados. Resultados: Os resultados apontaram um consumo assíduo dentro do grande varejo de fast fashion, decorrente de fatores como preços baixos, comodidade e fácil acesso. Contudo, as entrevistadas apresentaram tendências de posicionamento para o consumo de produtos slow. Originalidade: Conclui-se que o fast fashion, até o momento, é a prática concreta e hegemônica do consumo de moda, não sendo possível visualizá-la como ex-prática, posto que os três critérios de sua classificação ainda se mantêm conectados. Quanto ao slow, este se encontra um estado de proto-prática, pois são identificados elementos componentes, mas as conexões ainda não foram realizadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: The ephemeral nature of fast fashion has influenced a change in people’s thinking around the world about its production and consumption practices. This change in social behavior has been noticed, as people question the current way of consuming and provoke what has been called slow fashion. In this way, how is the adherence to ‘practices’ of fashion consumption, considered as slow fashion, by young women, an age group inserted in the millennials classification? Would it be a transition from fast to slow? Design/methodology/approach: This research has a qualitative approach, and its type is classified as exploratory, making use of the interview as a data collection technique. Findings: The results showed a steady consumption within the large retail of fast fashion due to low prices, convenience, and easy access. However, the interviewees showed trends in positioning for the consumption of slow products. Originality/value: It is concluded that fast fashion, until nowadays, is the concrete and hegemonic practice of fashion consumption, and it is not possible to view it as an ex-practice, since the three criteria of its classification still remain connected. As for slow fasion, this is in a proto-practice state, as component elements are identified, but connections have not yet been made.
  • LIDERANÇA E CULTURA ORGANIZACIONAL EM PEQUENAS EMPRESAS Articles

    CANTERMI, BRUNO DE AMORIM; LIZOTE, SUZETE ANTONIETA

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Avaliar as relações entre cultura organizacional e a liderança desempenhada pelos gestores de micro e pequenas empresas. Metodologia: A pesquisa possui abordagem quantitativa e descritiva. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados questionários autoaplicáveis aplicados aos gestores, resultando em uma amostra de 82 respondentes. Para a análise dos dados foram utilizadas técnicas descritivas e correlacionais. Resultados: Os resultados evidenciaram que o estilo de liderança transacional foi o mais percebido nos gestores e o tipo de cultura atual predominante foi a cultura clã. Ao testar as hipóteses conjecturadas, se encontrou relações diferentes da cultura organizacional e suas dimensões com os estilos de liderança. A cultura clã mostrou correlação com todas as dimensões. Implicações práticas: Em termos práticos, a pesquisa poderá contribuir para as micro e pequenas empresas de moda íntima e seus gestores, apresentando novas perspectivas de gerenciamento e desenvolvimento de estratégias competitivas, a partir do entendimento dos estilos de liderança dos gestores e da cultura organizacional da empresa. Originalidade: Com base nas pesquisas encontradas, se verifica que a tanto a cultura organizacional quanto a liderança têm sido variáveis de componentes de alguns modelos de mediação e moderação que relacionam variáveis pessoais e da organização, mas não foram identificadas na literatura publicações que investiguem diretamente a cultura e sua relação com os estilos de liderança em pequenas empresas do ramo têxtil.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Purpose: To evaluate the relationship between organizational culture and the leadership performed by managers of micro and small companies. Methodology: The research has a quantitative and descriptive approach. Self-administered questionnaires applied to managers were used as a data collection instrument, resulting in a sample of 82 respondents. For data analysis, descriptive and correlational techniques were used. Results: The results showed that the transactional leadership style was the most perceived in managers and the type of current predominant culture was the clan culture. When testing the conjectured hypotheses, different relationships between organizational culture and its dimensions were found with leadership styles. Clan culture showed correlation with all dimensions. Practical implications: In practical terms, the research will be able to contribute to the micro and small companies of intimate fashion and their managers, presenting new perspectives of management and development of competitive strategies, from the understanding of the leadership styles of the managers and the organizational culture of the company. Originality: Based on the research found, it appears that both organizational culture and leadership have been component variables of some mediation and moderation models that relate personal and organizational variables, but publications have not been identified in the literature that directly investigate the culture and its relationship with leadership styles in small textile companies.
  • INOVAÇÃO EM AGÊNCIAS REGULADORAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO DE EXPERIÊNCIAS BEM-SUCEDIDAS Articles

    PAULA, MONALIZA FERREIRA RODRIGUES DE; FILGUEIRA, CAMILA DE SOUZA; SILVA, NAPIÊ GALVÊ ARAÚJO

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: o estudo tem por finalidade expor a relação entre inovação e as atividades de regulação por meio de experiências de agências reguladoras brasileiras. Metodologia: trata-se de uma abordagem qualitativa de um estudo de caso, adotando as pesquisas bibliográfica e documental, e procedendo a coleta de dados provenientes de relatórios, publicações acadêmicas, reportagens e informações divulgadas no sítio eletrônico do Governo Federal. Descobertas: por meio desse ensaio pôde-se perceber o quanto a inovação é indispensável para as atividades de regulação, tendo em vista os benefícios providos às agências e, principalmente, os impactos positivos para a sociedade. Limitações da pesquisa: por se tratar de um estudo teórico, a relação entre inovação e atividades de regulação limitou-se às experiências compartilhadas nas fontes pesquisadas. Tendo em vista o déficit de abordagem do assunto na literatura prevalecente, acreditamos que uma pesquisa in loco seria uma fonte mais robusta de informações e, com isso, outras ações de inovação, não compartilhadas em trabalhos acadêmicos e/ou sites, seriam identificadas. Originalidade/valor: as contribuições do estudo permeiam o universo da vinculação entre a inovação e as agências reguladoras, demonstrando a relevância de ações inovadoras para garantir eficiência e eficácia nos serviços públicos, tomando como exemplo 4 agências brasileiras. A ausência de pesquisas no âmbito da inovação em agências reguladoras a nível nacional caracteriza a originalidade do trabalho. Sugere-se, portanto, que as agências reguladoras sistematizem suas informações sobre ações de inovação e disponibilizem ao público, em forma de relatório, apresentando os resultados alcançados e benefícios adquiridos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: the study aims to expose the relationship between innovation and regulatory activities through the experiences of Brazilian regulatory agencies. Methodology: the study follows a bibliographical approach, adopting bibliographical and documentary research and collecting data from academic publications, reports and information published on the Federal Government’s website. Findings: through this essay it was possible to perceive how innovation is indispensable to regulatory activities, in view of the benefits provided to agencies and, especially, the positive impacts for society. Research limitations: since this is a theoretical study, the relationship between innovation and regulatory activities was limited to the experiences shared in the researched sources. Given a certain deficit of approach to the subject in the prevailing literature, we believe that an in loco research would be a more robust source of information and, thus, other innovation actions, not shared in academic works and/or websites, would be identified. Originality/value: the study’s contributions permeate the universe of the link between innovation and regulatory agencies, demonstrating the relevance of innovative actions to ensure efficiency and effectiveness in public services, taking four Brazilian agencies as an example. The absence of research on innovation in regulatory agencies at the national level characterizes the originality of the work. It is suggested, therefore, that regulatory agencies systematize their information on innovation actions and make it available to the public, in the form of a report, presenting the results achieved and the benefits acquired.
Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br