Acessibilidade / Reportar erro

Estudo Quasi-Experimental dos efeitos da iluminação no repouso, atividade e melatonina em puérperas

RESUMO

Objetivos:

comparar os parâmetros do ciclo de atividade/descanso de puérperas lactantes no início do pós-parto sob regime de iluminação com raios de comprimento de onda longo controlado e descontrolado.

Métodos:

estudo quase-experimental com lactantes e seus bebês em alojamento conjunto, São Paulo, Brasil. Os participantes foram alocados para grupos experimental (intervenção) ou de comparação. A intervenção consistia na exposição em uma sala controlada com iluminação artificial de raios de comprimento de onda longo à noite. Foram analisados os horários de atividade/repouso (horas) e nível de 6-sulfatoximelatonina em 24 horas.

Resultados:

a atividade média e os tempos de repouso das mulheres nos grupos experimental e comparação foram semelhantes. Os percentuais médios de volume total de 6-sulfatoximelatonina durante o dia e a noite foram semelhantes (p=0,09). Em 24 horas, o grupo experimental apresentou percentual médio significantemente menor de volume total em relação ao grupo comparação (p=0,04).

Conclusões:

as mulheres que permaneceram no quarto com luz artificial de comprimento de onda longa não apresentaram diferenças nos níveis de atividade/repouso e 6-sulfatoximelatonina no início do período pós-parto.

Descritores:
Ritmo Circadiano; Iluminação; Melatonina; Enfermagem; Período Pós-Parto

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br