Acessibilidade / Reportar erro

Construção de matriz de competências individuais do enfermeiro em unidades cirúrgicas

RESUMO

Objetivo:

Construir e descrever uma matriz de competências individuais e comportamentos/atitudes associados para enfermeiros atuantes em unidades cirúrgicas.

Métodos:

Estudo exploratório, qualitativo. Participaram 43 enfermeiros de cinco unidades cirúrgicas, sendo a coleta de dados realizada entre abril a setembro de 2017. Utilizou-se a técnica de grupo focal e, para interpretação dos dados, realizou-se análise temática indutiva. A matriz de competência foi construída a partir dos depoimentos dos participantes acrescida de busca na literatura de conceitos direcionados para cada competência e descrição dos comportamentos e/ou atitudes esperadas.

Resultados:

Para a matriz, foram identificadas as seguintes competências individuais: Planejamento; Comunicação; Competência relacional; Liderança; Tomada de decisão; e Ética.

Considerações Finais:

A construção de uma matriz deve auxiliar gestores no reconhecimento do perfil profissional e na avaliação do desempenho, a fim de fortalecer o alcance dos objetivos profissionais e organizacionais, bem como contribuir para qualidade e efetividade do cuidado prestado pelo enfermeiro nesses locais.

Descritores:
Enfermeiros; Enfermagem Perioperatória; Competência Profissional; Centros Cirúrgicos; Hospitais

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br