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Tecnologias cuidativo-educacionais: um conceito emergente da práxis de enfermeiros em contexto hospitalar

RESUMO

Objetivo:

conhecer a práxis de enfermeiros em contexto hospitalar e, a partir disso, construir um conceito acerca de Tecnologia Cuidativo-Educacional.

Método:

pesquisa qualitativa, exploratória-descritiva, desenvolvida em um hospital universitário do Rio Grande do Sul, com 21 enfermeiros (amostragem não probabilística), por meio de observação não participante e entrevista semiestruturada, realizadas durante o período de março a dezembro de 2015. Os registros foram analisados por meio da análise de conteúdo.

Resultados:

os resultados expressaram que no contexto do trabalho do enfermeiro, depreendem-se possibilidades cuidativo-educativas, a partir da inter-relação pessoa-pessoa, pessoa-ferramenta e/ou pessoa-universo. O conceito foi construído a partir do entrelaçamento do cuidar-educar e educar-cuidar de si e do outro.

Considerações finais:

as reflexões apontam para a necessidade de desenvolver ou fortalecer a autonomia dos envolvidos no processo saúde-doença, tendo como fundamento o empoderamento do ser humano sob sua condição de vida na sua multidimensionalidade, no âmbito da práxis humana.

Descritores:
Tecnologia; Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Assistência Hospitalar; Formação de Conceito

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