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Efetividade da intervenção educativa com manual para redução da ansiedade e estresse: ensaio clínico controlado

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a efetividade da intervenção educativa mediante manual informativo na redução da ansiedade, estresse e alterações dos sinais vitais em pacientes que aguardavam o cateterismo cardíaco.

Métodos:

Ensaio clínico paralelo, randômico, controlado, cego. Incluíram-se pacientes que aguardavam o cateterismo cardíaco; os que receberam o manual informativo foram randomizados para o grupo-intervenção; e os que receberam informações rotineiras da unidade, para o grupo controle. Utilizaram-se Inventário de Ansiedade-Estado e Escala de Estresse Percebido. Realizou-se teste ANOVA para análise dos desfechos entre os grupos. Clinical Trials NCT03369873.

Resultados:

Não houve alteração em relação ao tempo, primeiro e segundo momento (ansiedade, p=0,225; e estresse, p=0,696), interação (ansiedade, p=0,183; e estresse, p=0,444) ou grupos, controle e intervenção (ansiedade, p=0,341; e estresse, p=0,624).

Conclusão:

Embora a intervenção educativa realizada não tenha apresentado impacto na redução da ansiedade e estresse, esse tipo de intervenção deve ser mantido, para maior conforto e segurança dos pacientes e familiares.

Descritores:
Cateterismo Cardíaco; Ansiedade; Estresse Psicológico; Ensaio Clínico Controlado; Prospecto para Educação de Pacientes

ABSTRACT

Objective:

To evaluate the effectiveness of the educational intervention through an informative manual in reducing anxiety, stress, and changes in vital signs in patients awaiting cardiac catheterization.

Methods:

Parallel, randomized, controlled, blind clinical trial. The study excluded patients waiting for cardiac catheterization; those who received the information manual were randomized to the intervention group, and those who received routine information from the unit went to the control group. The study used the State Anxiety Inventory and Perceived Stress Scale and the ANOVA test to analyze the outcomes between the groups. Clinical Trials NCT03369873.

Results:

There was no change concerning time, first and second moment (anxiety, P=0.225; and stress, P=0.696), interaction (anxiety, P=0.183; and stress, P=0.444), or groups, control, and intervention (anxiety, P=0.341; and stress, p=0.624).

Conclusion:

Although the educational intervention performed did not have an impact on the reduction of anxiety and stress, this type of intervention should be maintained for greater comfort and safety of patients and family members.

Descriptors
Cardiac Catheterization; Anxiety; Psychological Stress; Controlled Clinical Trial; Prospect for Patient Education

RESUMEN

Objetivo:

Evaluar efectividad de intervención educativa mediante manual informativo en la reducción de ansiedad, estrés y alteraciones de signos vitales en pacientes que aguardaban cateterismo cardíaco.

Métodos:

Ensayo clínico paralelo, aleatorio, controlado, ciego. Incluidos pacientes que aguardaban cateterismo cardíaco; los que recibieron el manual informativo fueron randomizados al grupo intervención; y los que recibieron informaciones rutinarias de la unidad, al grupo control. Utilizados Inventario de Ansiedad-Estado y Escala de Estrés Percibido. Realizada prueba ANOVA para análisis de desfechos entre los grupos. Clinical Trials NCT03369873.

Resultados:

No hubo alteración en relación al tiempo, primer y segundo momento (ansiedad, p=0,225; y estrés, p=0,696), interacción (ansiedad, p=0,183; y estrés, p=0,444) o grupos, control e intervención (ansiedad, p=0,341; y estrés, p=0,624).

Conclusión:

Aunque la intervención educativa realizada no tenga presentado impacto en la reducción de ansiedad y estrés, ese tipo de intervención debe ser mantenido, para mayor comodidad y seguridad de pacientes y familias.

Descriptores
Cateterismo Cardíaco; Ansiedad; Estrés Psicológico; Ensayo Clínico Controlado; Folleto Informativo para Pacientes

INTRODUÇÃO

A doença cardiovascular (DCV) permanece como a principal causa de morte em todo o mundo nos últimos anos(11 Virani SS, Alonso A, Aparicio HJ, Benjamin EJ, Bittencourt MS, Callaway CW, et al. Heart disease and stroke statistics-2021 update: a report from the American Heart Association. Circulation. 2021;143(8):e254-e743. https://doi.org/10.1161/CIR.0000000000000950
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). Dentre as suas diversas formas, a doença arterial coronariana (DAC) é uma das mais prevalentes. A DAC se caracteriza pelo desequilíbrio entre a oferta e o consumo de oxigênio no miocárdio. Pode ser causada por uma redução do fluxo sanguíneo decorrente de uma obstrução aterosclerótica crônica da artéria coronária, configurando a “síndrome coronariana crônica”(22 Knuuti J, Wijns W, Saraste A, Capodanno D, Barbato E, Funck-Brentano C, et al. 2019 ESC Guidelines for the diagnosis and management of chronic coronary syndromes. Eur Heart J. 2020;41(3):407-77. https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehz425
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); ou ser desencadeada por uma ruptura de uma placa aterosclerótica, denominada como “síndrome coronariana aguda”(33 Collet JP, Thiele H, Barbato E, Barthélémy O, Bauersachs J, Bhatt DL, et al. 2020 ESC Guidelines for the management of acute coronary syndromes in patients presenting without persistent ST-segment elevation. Eur Heart J. 2021;42(14):1289-367. https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehaa575
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). O diagnóstico da DAC é construído pela avaliação dos sinais e sintomas, eletrocardiograma, marcadores de necrose e cineangiocoronariografia ou cateterismo cardíaco (CATE). O CATE é um método invasivo que evidencia obstruções das artérias coronárias e pode causar diversos sentimentos negativos ao paciente, como a ansiedade e o estresse(33 Collet JP, Thiele H, Barbato E, Barthélémy O, Bauersachs J, Bhatt DL, et al. 2020 ESC Guidelines for the management of acute coronary syndromes in patients presenting without persistent ST-segment elevation. Eur Heart J. 2021;42(14):1289-367. https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehaa575
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-44 Delewi R, Vlastra W, Rohling WJ, Wagenaar TC, Zwemstra M, Meesterman MG, et al. Anxiety levels of patients undergoing coronary procedures in the catheterization laboratory. Int J Cardiol. 2016;228:926-30. https://doi.org/10.1016/j.ijcard.2016.11.043
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).

A ansiedade é caracterizada por sintomas como tensão, inquietação, dificuldade de concentração devido a alguma preocupação, medo de que algo terrível possa acontecer e sensação de perda de controle sobre si mesmo(55 Nascimento IS, Cruz ICF. Anxiety nursing diagnosis: systematic literature review. J Spec Nurs Care [Internet]. 2017 [cited 2020 Sep 1];9(1). Available from: http://www.jsncare.uff.br/index.php/jsncare/article/view/2897/723
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). O estresse é um transtorno transitório que ocorre em indivíduo exposto a um acontecimento estressante, que desencadeia uma reação aguda, com consequências desagradáveis e duradouras e levam a um estado de estresse pós-traumático ou transtorno de adaptação(66 Cohen BE, Edmondson D, Kronish IM. State of the art review: depression, stress, anxiety and cardiovascular disease. Am J Hypertens. 2015;28(11):1295-302. https://doi.org/10.1093/ajh/hpv047
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).

Observa-se que a ansiedade e o estresse associado ao CATE advêm da ameaça da mudança no estado de saúde, da preocupação e expectativa quanto ao resultado do procedimento e também devido à possibilidade de realização da intervenção coronária percutânea ou cirurgia de revascularização do miocárdio(44 Delewi R, Vlastra W, Rohling WJ, Wagenaar TC, Zwemstra M, Meesterman MG, et al. Anxiety levels of patients undergoing coronary procedures in the catheterization laboratory. Int J Cardiol. 2016;228:926-30. https://doi.org/10.1016/j.ijcard.2016.11.043
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). Esses sentimentos podem causar ativação do sistema nervoso simpático, aumentando a contratilidade e a frequência cardíaca, a pressão sanguínea e o consumo de oxigênio, piorando a evolução da doença(77 Gu G, Zhou Y, Zhang Y, Cui W. Increased prevalence of anxiety and depression symptoms in patients with coronary artery disease before and after percutaneous coronary intervention treatment. BMC Psychiatry. 2016;16:259. https://doi.org/10.1186/s12888-016-0972-9
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).

Diferentes estratégias podem reduzir a ansiedade e o estresse. Estudos mostraram que a terapia com massagem(88 Sanying P, Bie Y, Yi Chen, Xiamei S. Effects of massage on the anxiety of patients receiving percutaneous coronary intervention. Psychiatr Danub [Internet]. 2015 [cited 2020 Sep 1];27(1):44-9. Available from: http://www.psychiatria-danubina.com/UserDocsImages/pdf/dnb_vol27_no1/dnb_vol27_no1_44.pdf
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), a aromaterapia(99 Rajai N, Sajadi SA, Teymouri F, Zareiyan A, Siavoshi S, Malmir M. The effect of aromatherapy with lavender essential oil on anxiety and stress in patients undergoing coronary artery bypass graft surgery. Jundishapur J Chronic Dis Care. 2016;5(4):e34035. https://doi.org/10.17795/jjcdc-34035
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), musicoterapia(1010 Ripley L, Christopoulos G, Michael TT, Alomar M, Rangan BV, Roesle M, et al. Randomized controlled trial on the impact of music therapy during cardiac catheterization on reactive hyperemia index and patient satisfaction: the functional change in endothelium after cardiac catheterization, with and without music: therapy (FEAT) study. J Invasive Cardiol [Internet]. 2015 [cited 2020 Sep 1];26(9):437-42. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25198487
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) e a intervenção educativa de enfermagem(1111 Adib Hajbaghery M, Moradi T, Mohseni R. Effects of a multimodal preparation package on vital signs of patients waiting for coronary angiography. Nurs Midwifery Stud [Internet]. 2014 [cited 2020 Sep 1];3(1):e17518. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4228516/pdf/nms-03-17518.pdf
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-1212 Wu KL, Chen SR, Ko WC, Kuo SY, Chen PL, Su HF, et al. The effectiveness of an accessibility-enhanced multimedia informational educational programme in reducing anxiety and increasing satisfaction of patients undergoing cardiac catheterisation. J Clin Nurs. 2014;23(13-14):2063-73. https://doi.org/10.1111/jocn.12469
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) ajudam esses pacientes a desenvolverem maior autocontrole desses sentimentos. A intervenção educativa de enfermagem acerca do tratamento, condutas e procedimentos necessários para sua terapêutica proporciona maior interação com a equipe multiprofissional e maior controle da doença, com benefício aos pacientes, por estarem compreendendo o que está acontecendo com a sua saúde(1111 Adib Hajbaghery M, Moradi T, Mohseni R. Effects of a multimodal preparation package on vital signs of patients waiting for coronary angiography. Nurs Midwifery Stud [Internet]. 2014 [cited 2020 Sep 1];3(1):e17518. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4228516/pdf/nms-03-17518.pdf
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1212 Wu KL, Chen SR, Ko WC, Kuo SY, Chen PL, Su HF, et al. The effectiveness of an accessibility-enhanced multimedia informational educational programme in reducing anxiety and increasing satisfaction of patients undergoing cardiac catheterisation. J Clin Nurs. 2014;23(13-14):2063-73. https://doi.org/10.1111/jocn.12469
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).

A intervenção educativa de enfermagem pode ser feita de forma verbal, com uso de explicações orais; ou de forma escrita, utilizando-se de um roteiro padronizado, como um manual informativo, que pode conter textos e imagens. O manual informativo, como uma estratégia educativa de enfermagem, favorece a orientação de enfermagem aos pacientes de modo padronizado e dinâmico, facilitando o processamento e a retenção das informações, de modo a efetivar as intervenções de enfermagem e ampliar a aprendizagem do paciente(1313 Maciel BS, Barros ALBL, Lopes JL. Elaboration and validation of an information manual for cardiac catheterization. Acta Paul Enferm. 2016;29(6):633-642. https://doi.org/10.1590/1982-0194201600089
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).

Em um estudo prévio(1313 Maciel BS, Barros ALBL, Lopes JL. Elaboration and validation of an information manual for cardiac catheterization. Acta Paul Enferm. 2016;29(6):633-642. https://doi.org/10.1590/1982-0194201600089
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), um manual de orientação aos pacientes que seriam submetidos ao CATE foi desenvolvido, tendo sido validado por experts e por pacientes, com obtenção de adequadas evidências de validade de conteúdo e de face. Porém, esse material educativo não foi testado quanto à sua efetividade na redução ou estabilização dos níveis de ansiedade e estresse nos pacientes que aguardavam o CATE. Portanto, com o intuito de verificar sua efetividade, fez-se o seguinte questionamento: A intervenção educativa realizada por meio de um manual informativo em pacientes que aguardam o CATE reduz os níveis de ansiedade e estresse, quando comparada à intervenção educativa oral?

Para este estudo, diante do questionamento formulado, tinha-se como hipótese que os pacientes que aguardavam o CATE e que fossem orientados por meio de um manual informativo previamente validado teriam menores níveis de ansiedade e de estresse, quando comparados com os pacientes que fossem orientados de forma verbal.

OBJETIVO

Avaliar a efetividade da intervenção educativa realizada mediante um manual informativo na redução dos níveis de ansiedade e estresse e nas alterações dos sinais vitais em pacientes que aguardavam a realização do CATE.

MÉTODOS

Aspectos éticos

Este estudo seguiu as recomendações do Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT). Foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do hospital e da universidade e registrado na base de dados Clinical Trials (NCT03369873).

Desenho, local do estudo e período

Trata-se de um ensaio clínico paralelo, randômico, controlado e cego, norteado pela ferramenta CONSORT, realizado no período de abril a dezembro de 2017, nas unidades de internação e unidades críticas de um hospital de São Paulo especializado em cardiologia.

População, critérios de inclusão e exclusão

Foram incluídos, neste estudo, os pacientes que aguardavam o CATE; com idade entre 18 e 79 anos; alfabetizados, uma vez que os instrumentos para a avaliação do desfecho principal são autoaplicáveis; internados por qualquer manifestação da doença arterial coronariana (síndrome coronariana aguda(33 Collet JP, Thiele H, Barbato E, Barthélémy O, Bauersachs J, Bhatt DL, et al. 2020 ESC Guidelines for the management of acute coronary syndromes in patients presenting without persistent ST-segment elevation. Eur Heart J. 2021;42(14):1289-367. https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehaa575
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) ou crônica(22 Knuuti J, Wijns W, Saraste A, Capodanno D, Barbato E, Funck-Brentano C, et al. 2019 ESC Guidelines for the diagnosis and management of chronic coronary syndromes. Eur Heart J. 2020;41(3):407-77. https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehz425
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)) em Killip I (sem sinais de congestão pulmonar) e Killip II (estertores nas bases pulmonares, estase jugular ou terceira bulha), por se tratar de pacientes sem sinais de desconforto respiratório, sendo que esses dados clínicos foram extraídos da avaliação do prontuário do paciente.

Não foram incluídos os sujeitos que se submeteram ao CATE de urgência; com déficit visual que impossibilitasse a leitura e/ou com alguma alteração do nível de consciência; pacientes em uso de benzodiazepínicos, ansiolíticos e/ou qualquer fitoterápico que poderia influenciar o humor, ansiedade e estresse; pacientes que vivenciaram situações nas quais receberam orientações sobre o CATE previamente ao início da pesquisa na internação atual e/ou que manifestaram o desejo de não receber informações. Foram excluídos os sujeitos que apresentaram situações de instabilidade hemodinâmica e/ou dor precordial que poderiam influenciar a ansiedade, o estresse e os sinais vitais durante o período de coleta.

Para o cálculo do tamanho da amostra, além de ser considerado que o grupo-controle não apresentaria diferenças no nível de ansiedade e estresse antes e depois da intervenção (∆controle = 0), estipulou-se, conforme estudo anterior, que para se obter uma redução significante da ansiedade estado, o participante deveria ter uma diferença de 7 pontos no escore entre as avaliações(1414 Lopes JL, Barbosa DA, Nogueira-Martins LA, Barros ALBL. Nursing guidance on bed baths to reduce anxiety. Rev Bras Enferm. 2015;68(3):497-503. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2015680317i
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). Portanto, para um nível de significância de 5%, poder do teste de 90% e levando-se em conta a possibilidade de perdas de 10%, foi necessária uma amostra mínima de 122 participantes, sendo 61 pacientes randomizados para cada grupo (controle e intervenção).

Protocolo do estudo

Esta pesquisa contou com três colaboradoras. A primeira pesquisadora realizou a randomização simples dos participantes em grupo-intervenção (GI) e grupo-controle (GC), por meio do programa Random®, e não teve contato com os participantes. A pesquisadora principal avaliou os participantes que atendiam aos critérios de inclusão, aplicou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e implementou a intervenção no GI. Uma terceira pesquisadora, graduada em Enfermagem e em Psicologia, que não teve acesso à randomização e à alocação dos participantes, permanecendo cega, coletou uma única vez as variáveis sociodemográficas e clínicas; avaliou, antes e depois das intervenções do GI e GC, a ansiedade e o estresse por meio de instrumentos validados e autoaplicáveis; e aferiu os sinais vitais dos pacientes. Os participantes foram instruídos a não revelar qual intervenção receberam.

O GI foi constituído por participantes que receberam a intervenção educativa, realizada por meio do manual informativo sobre o CATE, previamente elaborado e validado(1313 Maciel BS, Barros ALBL, Lopes JL. Elaboration and validation of an information manual for cardiac catheterization. Acta Paul Enferm. 2016;29(6):633-642. https://doi.org/10.1590/1982-0194201600089
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). Esse manual consistiu em sete tópicos sobre onde é realizado o CATE, o tempo que demora o exame, como ele é realizado e os cuidados antes, durante e após o procedimento. Após sua elaboração, esse manual foi submetido à validação de conteúdo pela Técnica Delphi, por um grupo de oito enfermeiros cardiologistas, sendo necessárias quatro rodadas para ter seu conteúdo considerado como válido. Posteriormente, 35 pacientes que se submeteram ao CATE avaliaram esse manual quanto à sua compreensão, utilizando uma escala de Likert de cinco pontos, em que a média de pontuação apresentada foi de 4,83 a 4,91, sendo considerado válido pelos pacientes(1313 Maciel BS, Barros ALBL, Lopes JL. Elaboration and validation of an information manual for cardiac catheterization. Acta Paul Enferm. 2016;29(6):633-642. https://doi.org/10.1590/1982-0194201600089
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).

Os participantes randomizados para o GI leram o manual informativo e, em seguida, foram questionados se havia restado alguma dúvida. Em caso positivo, a pesquisadora principal prestava os esclarecimentos, conforme as informações contidas nesse manual. Na ausência de dúvidas, a intervenção era finalizada.

O GC foi composto por participantes que receberam somente informações orais, de acordo com a rotina institucional. As informações eram referentes à técnica do procedimento, locais possíveis de punção arterial e preparo do paciente para a realização do procedimento, como jejum, tricotomia, colocação de acesso venoso e repouso após o procedimento. Essas informações foram fornecidas pela enfermeira que os atendia nas unidades onde estavam internados.

As orientações de enfermagem de ambos os grupos foram realizadas após a primeira mensuração dos sinais vitais bem como avaliação da ansiedade e do estresse; e tiveram a duração de, no máximo, 20 minutos, em uma única vez. Posteriormente a esse tempo, foram mensurados novamente os sinais vitais e reaplicados os instrumentos de ansiedade e estresse pela pesquisadora auxiliar.

O desfecho primário deste estudo consistiu na ansiedade e no estresse dos participantes que aguardavam o CATE, avaliados por meio do Inventário de Ansiedade-Estado (A-Estado) e pela Escala de Estresse Percebido 10 itens (PSS-10), respectivamente. Ambos os instrumentos são autoaplicáveis, e os desfechos secundários foram os sinais vitais. Os desfechos foram avaliados antes (primeiro momento - M1) e após as intervenções (segundo momento - M2).

A ansiedade foi avaliada pela subescala do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), o A-Estado, em que o participante respondia como se sentia em determinado momento. Essas escalas foram traduzidas e validadas para o português do Brasil(1515 Biaggio AMB. A decade of research on State-Trait in Brazil. In: Spielberger C, Diaz-Guerrero R, eds. Cross-cultural anxiety. New York: Hemisphere; 1990. 167p.-1616 Gorenstein C, Andrade L. Validation of a Portuguese version of the Beck Depression Inventory and the State-Trait Anxiety Inventory in Brazilian subjects. Braz J Med Biol Res [Internet]. 1996 [cited 2020 Sep 1];29(4):453-7. Available from: https://www.researchgate.net/publication/14466630_Validation_of_a_Portuguese_version_of_the_Beck_Depression_Inventory_and_State-Trait_Anxiety_Inventory_in_Brazilian_Subjects
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). Foi utilizada a seguinte categorização para a análise dos resultados: ansiedade baixa (20-34 pontos), ansiedade moderada (35-49 pontos), ansiedade elevada (50-64 pontos) e ansiedade muito elevada (65-80 pontos). O PSS-10 foi traduzido e validado em adultos e idosos no Brasil(1717 Reis RS, Hino AA, Añez CR. Perceived stress scale: reliability and validity study in Brazil. J Health Psychol. 2010;15(1):107-14. https://doi.org/10.1177/1359105309346343
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) e avalia as experiências de vida e o quanto estas podem ser imprevisíveis, incontroláveis e sobrecarregadas no período de um mês. Foi utilizado o ponto de corte estabelecido em estudo prévio em pacientes com SCA: não estressados (menor ou igual a 21 pontos); estresse moderado (22 a 27 pontos); estressados (28 a 31 pontos) e alto estresse (maior ou igual a 32 pontos)(1717 Reis RS, Hino AA, Añez CR. Perceived stress scale: reliability and validity study in Brazil. J Health Psychol. 2010;15(1):107-14. https://doi.org/10.1177/1359105309346343
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). Os sinais vitais mensurados foram a frequência cardíaca (FC), frequência respiratória (FR), pressão arterial sistólica (PAS) e pressão arterial diastólica (PAD), sendo que a avaliação ocorreu com o paciente deitado, em repouso no leito por pelo menos cinco minutos. A FC foi verificada por meio do pulso apical durante 60 segundos; a FR foi conferida por contagem de incursões torácicas durante 60 segundos; e a PAS e PAD foram obtidas por meio de um esfigmomanômetro aneroide manual, validado pelo INMETRO e calibrado.

Mediante um instrumento previamente elaborado e utilizado em estudo anterior(1818 Brunori EHFR, Lopes CT, Cavalcante AMRZ, Silva MCSR, Lopes JL, Barros ALBL. Dietary intake and stress in patients with acute coronary syndrome. Rev Bras Enferm. 2015;68(5):810-6. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2015680507i
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), foram coletadas as variáveis antecedentes: idade; sexo; raça ou cor de pele; estado civil; escolaridade; fatores de risco cardiovascular (hipertensão arterial sistêmica [HAS], diabetes mellitus [DM], sedentarismo, obesidade, dislipidemia [DLP], tabagismo, etilismo e antecedentes familiares de doenças cardiovasculares); uso de betabloqueador, vasodilatador e inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA); diagnóstico médico prévio e/ou sintomas de depressão; internação e/ou experiência prévia de intervenção percutânea(1818 Brunori EHFR, Lopes CT, Cavalcante AMRZ, Silva MCSR, Lopes JL, Barros ALBL. Dietary intake and stress in patients with acute coronary syndrome. Rev Bras Enferm. 2015;68(5):810-6. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2015680507i
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).

Análise dos resultados e estatística

Foram apresentadas medidas de centralidade e dispersão para a descrição das variáveis quantitativas; e, para as qualitativas, foram usadas frequências percentuais e absolutas. Para avaliar a alteração dos níveis de estresse e ansiedade em relação ao tempo (primeiro e segundo momento) e aos grupos (controle e intervenção), foi utilizado o teste ANOVA não paramétrico para dados longitudinais.

RESULTADOS

Foram avaliados 128 pacientes quanto à elegibilidade, dentre os quais, 5 não atenderam aos critérios de inclusão por não serem alfabetizados, e 1 recusou-se a participar do estudo; desse modo, foram incluídos 122 pacientes, sendo que 61 foram randomizados para o GC, e 61 para o GI, conforme a Figura 1.

Figura 1
Diagrama de inclusão de participantes no estudo, São Paulo, São Paulo, Brasil, 2017

As características sociodemográficas e clínicas dos participantes do GC e do GI podem ser visualizadas na Tabela 1, na qual se observa que a maioria deles eram do sexo masculino, brancos e casados e apresentavam hipertensão arterial sistêmica, sedentarismo, dislipidemia e antecedentes familiares para doenças cardiovasculares. Os grupos (controle e intervenção) eram homogêneos, exceto na variável “raça”, em que o número de brancos era mais prevalente no GI, como se vê na Tabela 1.

Tabela 1
Comparação das variáveis sociodemográficas entre o grupo-controle e o grupo intervenção, São Paulo, São Paulo, Brasil, 2017

Quanto aos medicamentos utilizados no dia da avaliação, observou-se que mais da metade dos participantes utilizou betabloqueadores (n = 95; 78%), inibidor da enzima conversora da angiotensina (n = 94; 77%) e vasodilatadores, sem diferença estatística na comparação entre os grupos.

Ao comparar a ansiedade e o estresse antes e depois da intervenção entre os grupos, observa se que não houve diferença significante, o mesmo acontece quando é comparado o nível de ansiedade e de estresse em cada grupo e na interação entre os grupos e o momento de avaliação desses desfechos, de acordo com os dados da Tabela 2.

Tabela 2
Média e mediana da ansiedade e estresse nos dois momentos por grupo, São Paulo, São Paulo, Brasil, 2017

Na comparação dos sinais vitais antes e depois da intervenção educativa entre os grupos, não foi observada nenhuma mudança significante nos valores mensurados da PAS e FC. A PAD teve um aumento significante após a intervenção educativa em ambos os grupos; e foi verificado que o valor da FR no GI foi menor após a intervenção educativa e maior no GC, como se vê na Tabela 3.

Tabela 3
Medidas descritivas para os sinais vitais (pressão arterial sistólica, pressão arterial diastólica, frequência cardíaca e frequência respiratória) segmentadas por momentos e grupos, São Paulo, São Paulo, Brasil, 2017

DISCUSSÃO

As características sociodemográficas e clínicas dos participantes do presente estudo apresentaram semelhança com a literatura nacional e internacional(11 Virani SS, Alonso A, Aparicio HJ, Benjamin EJ, Bittencourt MS, Callaway CW, et al. Heart disease and stroke statistics-2021 update: a report from the American Heart Association. Circulation. 2021;143(8):e254-e743. https://doi.org/10.1161/CIR.0000000000000950
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-22 Knuuti J, Wijns W, Saraste A, Capodanno D, Barbato E, Funck-Brentano C, et al. 2019 ESC Guidelines for the diagnosis and management of chronic coronary syndromes. Eur Heart J. 2020;41(3):407-77. https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehz425
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). Observou-se que, exceto pela variável “cor”, em que houve um predomínio de participantes da cor branca no GI, os grupos eram homogêneos.

Não foi comprovada a hipótese deste estudo, de que a intervenção educativa por meio do manual informativo reduziria de forma mais significante os níveis de ansiedade e do estresse de pacientes que aguardavam o CATE. Esse resultado pode ter sido influenciado pelo método empregado durante a intervenção, em que as orientações deram-se por meio da leitura do manual informativo pelo próprio participante, havendo o esclarecimento de dúvidas apenas quando solicitado; e também não foi avaliado o nível de entendimento dos pacientes em relação ao CATE após as intervenções educacionais implementadas.

Apesar de a hipótese não ter sido comprovada, estudos têm demonstrado a importância da intervenção educativa de enfermagem e do uso do manual informativo. Um artigo de revisão, que analisou 19 estudos, mostrou que as informações oferecidas de forma escrita ao paciente, quando bem delineadas e aplicadas no momento apropriado, podem impactar o conhecimento, aumentar a satisfação dos pacientes e melhorar a adesão ao tratamento, à dieta e às mudanças de hábitos de vida, especialmente em curto prazo e em condições agudas(1919 Sustersic M, Gauchet A, Foote A, Bosson JL. How best to use and evaluate Patient Information Leaflets given during a consultation: a systematic review of literature reviews. Health Expect. 2017;20(4):531-42. https://doi.org/10.1111/hex.12487
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). Outra pesquisa que validou um manual informativo sobre cuidados no pós-operatório de revascularização miocárdica demonstrou que esse tipo de intervenção educativa é capaz de reduzir complicações e garantir mais segurança aos pacientes(2020 Gentil LLS, Silva RM, Benavente SBT, Costa ALS. Educational manual for the care of patients in the post-operative period of myocardial revascularization: a tool for patients and families. Rev Eletr Enf. 2017;19:a38. http://doi.org/10.5216/ree.v19.43068
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).

Em contrapartida, estudos também mostraram dados semelhantes: o grupo que recebeu instruções verbais de forma breve e rotineira apresentou, apesar de não significantes, níveis pouco maiores de ansiedade(2121 Secco AC, Benincá C, Scortegagna SA, Tognon AP, Espíndola AV, Mognon J. Video-orientation as psychological intervention with patients receiving cardiac catheterization. Psicol. 2017;48(3):205-15. https://doi.org/10.15448//1980-8623.2017.3.22773
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22 Ayasrah SM, Ahmad MM. Research and theory for nursing practice: an educational video intervention effects on periprocedural anxiety levels among cardiac catheterization patients: a randomized clinical trial. Res Theory Nurs Pract. 2016;30(1):70-84. https://doi.org/10.1891/1541-6577.30.1.70
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-2323 McNair AGK, MacKichan F, Donovan JL, Brookes ST, Avery KNL, Griffin SM, et al. What surgeons tell patients and what patients want to know before major cancer surgery: a qualitative study. BMC Cancer. 2016;16:258. https://doi.org/10.1186/s12885-016-2292-3
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). Esses resultados podem estar relacionados com a carência de práticas que individualizem as necessidades dos pacientes e com a participação passiva dos pacientes no autocuidado(2323 McNair AGK, MacKichan F, Donovan JL, Brookes ST, Avery KNL, Griffin SM, et al. What surgeons tell patients and what patients want to know before major cancer surgery: a qualitative study. BMC Cancer. 2016;16:258. https://doi.org/10.1186/s12885-016-2292-3
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).

Estudo sugere que a intervenção educativa deve ser feita pontualmente sobre o que o participante deseja saber, quais são suas expectativas quanto ao procedimento, o que significa para ele a sua doença, seu tratamento e estar hospitalizado; e, posteriormente, deve-se considerar a capacidade de assimilação das informações fornecidas pelos profissionais da saúde(2424 KruseI MHL, Almeida MA, Keretzky KB, Rodrigues E, Silva FP, Schenini FS, et al. Nurse preoperative guidance: patient´s recollection. Rev Eletr Enf [Internet]. 2009 [cited 2020 Sep 1];11(3):494-500. Available from: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/85274/000728206.pdf?sequence=1&isAllowed=y
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).

Outra possível justificativa para os resultados identificados no presente estudo ancora-se no fato de que alguns participantes já tinham, no primeiro momento de avaliação, um escore moderado de ansiedade (média 42 pontos), bem como escore baixo de estresse (média de 19 pontos) - escores, estes, considerados como normais para adultos. Espera-se que os resultados subsidiem futuros estudos que investiguem a aplicabilidade e efetividade das metodologias educativas utilizadas pela enfermagem em pacientes com níveis mais elevados de ansiedade e estresse e que possam demonstrar desfechos clínicos importantes.

Esses dados corroboram os achados de outras pesquisas nas quais se mostra que o nível de ansiedade na maioria dessa população é moderado(44 Delewi R, Vlastra W, Rohling WJ, Wagenaar TC, Zwemstra M, Meesterman MG, et al. Anxiety levels of patients undergoing coronary procedures in the catheterization laboratory. Int J Cardiol. 2016;228:926-30. https://doi.org/10.1016/j.ijcard.2016.11.043
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,88 Sanying P, Bie Y, Yi Chen, Xiamei S. Effects of massage on the anxiety of patients receiving percutaneous coronary intervention. Psychiatr Danub [Internet]. 2015 [cited 2020 Sep 1];27(1):44-9. Available from: http://www.psychiatria-danubina.com/UserDocsImages/pdf/dnb_vol27_no1/dnb_vol27_no1_44.pdf
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,1212 Wu KL, Chen SR, Ko WC, Kuo SY, Chen PL, Su HF, et al. The effectiveness of an accessibility-enhanced multimedia informational educational programme in reducing anxiety and increasing satisfaction of patients undergoing cardiac catheterisation. J Clin Nurs. 2014;23(13-14):2063-73. https://doi.org/10.1111/jocn.12469
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,2121 Secco AC, Benincá C, Scortegagna SA, Tognon AP, Espíndola AV, Mognon J. Video-orientation as psychological intervention with patients receiving cardiac catheterization. Psicol. 2017;48(3):205-15. https://doi.org/10.15448//1980-8623.2017.3.22773
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-2222 Ayasrah SM, Ahmad MM. Research and theory for nursing practice: an educational video intervention effects on periprocedural anxiety levels among cardiac catheterization patients: a randomized clinical trial. Res Theory Nurs Pract. 2016;30(1):70-84. https://doi.org/10.1891/1541-6577.30.1.70
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,2525 Batista LC, Calache AL, Butcher RC. Anxiety and clinical outcomes in coronary patients undergoing unplanned catheterization. Acta Paul Enferm. 2018;31(6):593-9. https://doi.org/10.1590/1982-0194201800082
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). Estudos que testaram o efeito do vídeo educacional sobre o CATE e que utilizaram a escala IDATE para a avaliação da ansiedade indicaram que os pacientes apresentaram um escore que variou de 38 a 49 pontos(1212 Wu KL, Chen SR, Ko WC, Kuo SY, Chen PL, Su HF, et al. The effectiveness of an accessibility-enhanced multimedia informational educational programme in reducing anxiety and increasing satisfaction of patients undergoing cardiac catheterisation. J Clin Nurs. 2014;23(13-14):2063-73. https://doi.org/10.1111/jocn.12469
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,2222 Ayasrah SM, Ahmad MM. Research and theory for nursing practice: an educational video intervention effects on periprocedural anxiety levels among cardiac catheterization patients: a randomized clinical trial. Res Theory Nurs Pract. 2016;30(1):70-84. https://doi.org/10.1891/1541-6577.30.1.70
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). Outra pesquisa, em que foram evidenciados os efeitos da massagem sobre a ansiedade gerada pela intervenção percutânea, atestou que os escores, antes da intervenção proposta, variaram de 40 a 41 pontos(88 Sanying P, Bie Y, Yi Chen, Xiamei S. Effects of massage on the anxiety of patients receiving percutaneous coronary intervention. Psychiatr Danub [Internet]. 2015 [cited 2020 Sep 1];27(1):44-9. Available from: http://www.psychiatria-danubina.com/UserDocsImages/pdf/dnb_vol27_no1/dnb_vol27_no1_44.pdf
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). Estudo brasileiro, no qual se avaliou o uso de multimídia na ansiedade gerada pelo CATE e se utilizou o Inventário de Ansiedade de Beck, apontou que os pacientes apresentavam uma ansiedade leve a moderada(2121 Secco AC, Benincá C, Scortegagna SA, Tognon AP, Espíndola AV, Mognon J. Video-orientation as psychological intervention with patients receiving cardiac catheterization. Psicol. 2017;48(3):205-15. https://doi.org/10.15448//1980-8623.2017.3.22773
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). Outra pesquisa, que avaliou o nível de ansiedade pela Visual Analogue Scale for Anxiety de 2.604 pacientes submetidos ao CATE ou angioplastia, revelou que, na admissão hospitalar, o escore médio de ansiedade era de 40,6±25,7 (ansiedade leve à moderada)(44 Delewi R, Vlastra W, Rohling WJ, Wagenaar TC, Zwemstra M, Meesterman MG, et al. Anxiety levels of patients undergoing coronary procedures in the catheterization laboratory. Int J Cardiol. 2016;228:926-30. https://doi.org/10.1016/j.ijcard.2016.11.043
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). Batista et al. também identificaram níveis moderados de ansiedade (escore médio de 40,2±10,4) nessa população(2525 Batista LC, Calache AL, Butcher RC. Anxiety and clinical outcomes in coronary patients undergoing unplanned catheterization. Acta Paul Enferm. 2018;31(6):593-9. https://doi.org/10.1590/1982-0194201800082
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).

Em relação ao estresse, os escores baixos encontrados neste estudo não coincidiram com os dados encontrados na literatura. Em uma pesquisa, na qual se relacionou o estresse com o consumo alimentar em pacientes com SCA e se utilizou o PSS-10, verificou-se que os pacientes tiveram uma variação no escore de 8 a 40 pontos, com média de 27,03±6,57, o que pode ser considerado como um nível moderado de estresse percebido(1818 Brunori EHFR, Lopes CT, Cavalcante AMRZ, Silva MCSR, Lopes JL, Barros ALBL. Dietary intake and stress in patients with acute coronary syndrome. Rev Bras Enferm. 2015;68(5):810-6. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2015680507i
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). Em outra pesquisa, com uso do instrumento Depression, Anxiety and Stress Scales (DASS-21), foi avaliado o efeito da aromaterapia sobre a ansiedade e estresse dos pacientes que aguardavam a intervenção coronariana via percutânea: mostrou-se que os pacientes tinham escore de moderada desordem emocional(99 Rajai N, Sajadi SA, Teymouri F, Zareiyan A, Siavoshi S, Malmir M. The effect of aromatherapy with lavender essential oil on anxiety and stress in patients undergoing coronary artery bypass graft surgery. Jundishapur J Chronic Dis Care. 2016;5(4):e34035. https://doi.org/10.17795/jjcdc-34035
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).

Os resultados quanto ao estresse identificados neste estudo podem ser atribuídos ao fato de que estar internado em um hospital de referência em cardiologia e com a garantia de tratamento e seguimento pode aumentar os mecanismos de enfrentamento, minimizando a percepção do estresse. Outro fator que pode ter contribuído para mudanças não significantes nos escores de ansiedade e estresse após a intervenção educativa com o manual e de forma verbal foi que mais da metade dos participantes de ambos os grupos já tinham vivenciado internações prévias, o que pode ter trazido mais segurança a eles na realização do CATE(2121 Secco AC, Benincá C, Scortegagna SA, Tognon AP, Espíndola AV, Mognon J. Video-orientation as psychological intervention with patients receiving cardiac catheterization. Psicol. 2017;48(3):205-15. https://doi.org/10.15448//1980-8623.2017.3.22773
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,2626 Santesso A, Friedrich D. User disinformation and Opportunity for Nursing. Rev Enferm UFPE. 2017;11(10):3757-63. https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i10a14277p3757-3763-2017
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-2727 Lattura B, Chamoux NB, Alos B, Sfaxi A, Mulliez A, Milton N, et al. Impact of video on the understanding and satisfaction of patients receiving informed consent before elective inpatient coronary angiography: a randomized trial. Am Heart J. 2018;200:67-74. https://doi.org/10.1016/j.ahj.2018.03.006
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).

No que concerne à relação das experiências de CATE e internações prévias com o estresse e a ansiedade, estudo que analisou qualitativamente as repercussões imediatas da ação educativa do enfermeiro nos pacientes que aguardavam o procedimento de intervenção cardiovascular mostrou que aqueles com certo conhecimento prévio ou internações prévias sentiam-se mais seguros ao falar sobre o procedimento(2626 Santesso A, Friedrich D. User disinformation and Opportunity for Nursing. Rev Enferm UFPE. 2017;11(10):3757-63. https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i10a14277p3757-3763-2017
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). As experiências prévias de internações e procedimentos invasivos podem contribuir para um melhor esclarecimento sobre o procedimento e cuidados necessários, mesmo diante da possibilidade de desfechos inesperados(2121 Secco AC, Benincá C, Scortegagna SA, Tognon AP, Espíndola AV, Mognon J. Video-orientation as psychological intervention with patients receiving cardiac catheterization. Psicol. 2017;48(3):205-15. https://doi.org/10.15448//1980-8623.2017.3.22773
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,2626 Santesso A, Friedrich D. User disinformation and Opportunity for Nursing. Rev Enferm UFPE. 2017;11(10):3757-63. https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i10a14277p3757-3763-2017
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-2727 Lattura B, Chamoux NB, Alos B, Sfaxi A, Mulliez A, Milton N, et al. Impact of video on the understanding and satisfaction of patients receiving informed consent before elective inpatient coronary angiography: a randomized trial. Am Heart J. 2018;200:67-74. https://doi.org/10.1016/j.ahj.2018.03.006
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).

A ansiedade e o estresse, quando presentes, apresentam efeitos psicológicos, como cansaço mental, tensão, angústia, insônia, dificuldades nos relacionamentos interpessoais, preocupação excessiva, inabilidade em relaxar e hipersensibilidade emotiva. Os efeitos físicos são aumento da sudorese, tensão muscular, taquicardia, aumento da pressão arterial e náuseas - sintomas, estes, que podem piorar a evolução da doença(2121 Secco AC, Benincá C, Scortegagna SA, Tognon AP, Espíndola AV, Mognon J. Video-orientation as psychological intervention with patients receiving cardiac catheterization. Psicol. 2017;48(3):205-15. https://doi.org/10.15448//1980-8623.2017.3.22773
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).

Neste estudo, observou-se que a maioria dos sinais vitais, assim como a ansiedade e o estresse, não se modificou com as intervenções. Os únicos parâmetros que se alteraram foi a PAD, em que houve um aumento no segundo momento de avaliação nos dois grupos; e a FR, que foi maior no segundo momento no GC. Apesar do aumento nos valores desses sinais vitais, estes ainda se encontravam dentro dos parâmetros normais, assim como a ansiedade e o estresse, o que nos faz refletir que tal diferença identificada nessas variáveis dos sinais vitais foram diferenças estatísticas e não clinicamente relevantes.

Na literatura, observam-se resultados distintos quanto às alterações dos sinais vitais. Pesquisa que avaliou os efeitos da massagem sobre a ansiedade dos pacientes submetidos à intervenção coronária percutânea mostrou que os valores da PAS, PAD e FC do GI, avaliados uma hora antes do procedimento, foram significantemente menores, quando comparados com os valores do GC (p < 0,05)(88 Sanying P, Bie Y, Yi Chen, Xiamei S. Effects of massage on the anxiety of patients receiving percutaneous coronary intervention. Psychiatr Danub [Internet]. 2015 [cited 2020 Sep 1];27(1):44-9. Available from: http://www.psychiatria-danubina.com/UserDocsImages/pdf/dnb_vol27_no1/dnb_vol27_no1_44.pdf
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). Outro estudo, no qual se avaliou indivíduos que receberam orientações sobre o CATE, por meio do vídeo educacional, constatou que os valores de PAS, PAD, FC e FR, mensurados antes e depois do CATE, não apresentaram diferenças significantes em nenhuma das duas medidas entre os dois grupos (p > 0,05)(2222 Ayasrah SM, Ahmad MM. Research and theory for nursing practice: an educational video intervention effects on periprocedural anxiety levels among cardiac catheterization patients: a randomized clinical trial. Res Theory Nurs Pract. 2016;30(1):70-84. https://doi.org/10.1891/1541-6577.30.1.70
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). Nesses estudos, os valores dos sinais vitais também estavam dentro dos limites normais.

A avaliação do impacto do uso de um pacote multimodal de orientação (informações escritas, vídeo informativo e esclarecimentos de dúvidas pelos profissionais) sobre os sinais vitais em pacientes submetidos ao CATE indicou que não houve diferença significante da PAS (p = 0,820) e PAD (p = 0,930) entre os grupos-intervenção e controle um dia antes do CATE(1111 Adib Hajbaghery M, Moradi T, Mohseni R. Effects of a multimodal preparation package on vital signs of patients waiting for coronary angiography. Nurs Midwifery Stud [Internet]. 2014 [cited 2020 Sep 1];3(1):e17518. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4228516/pdf/nms-03-17518.pdf
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). Entretanto, meia hora antes e meia hora após o procedimento, observou-se diferença significante entre os grupos: as médias da PAS e da PAD foram maiores no GC tanto antes do procedimento (p = 0,030, p = 0,015, respectivamente), quanto depois (p = 0,031, p = 0,023, respectivamente); e não houve diferença estatística entre os grupos em relação às alterações da FR em nenhum dos momentos(1111 Adib Hajbaghery M, Moradi T, Mohseni R. Effects of a multimodal preparation package on vital signs of patients waiting for coronary angiography. Nurs Midwifery Stud [Internet]. 2014 [cited 2020 Sep 1];3(1):e17518. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4228516/pdf/nms-03-17518.pdf
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). Outro estudo, no qual se comparou o impacto da musicoterapia em 70 pacientes que sofreram intervenções percutâneas, mostrou uma diferença de PAS de -3,3±17,3 mmHg no GI com terapia de música e de 2,3±19,4 mmHg no GC, porém sem diferença estatística (p = 0,83)(1010 Ripley L, Christopoulos G, Michael TT, Alomar M, Rangan BV, Roesle M, et al. Randomized controlled trial on the impact of music therapy during cardiac catheterization on reactive hyperemia index and patient satisfaction: the functional change in endothelium after cardiac catheterization, with and without music: therapy (FEAT) study. J Invasive Cardiol [Internet]. 2015 [cited 2020 Sep 1];26(9):437-42. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25198487
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). Observou-se também uma diferença da PAD de -1,9±12,2mmHg no grupo com terapia de música de e de 2,0±13,4mmHg no GC, também sem diferença estatística (p=0,23)(1010 Ripley L, Christopoulos G, Michael TT, Alomar M, Rangan BV, Roesle M, et al. Randomized controlled trial on the impact of music therapy during cardiac catheterization on reactive hyperemia index and patient satisfaction: the functional change in endothelium after cardiac catheterization, with and without music: therapy (FEAT) study. J Invasive Cardiol [Internet]. 2015 [cited 2020 Sep 1];26(9):437-42. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25198487
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).

Diante dos resultados obtidos neste ensaio clínico, não foram identificadas modificações no nível de ansiedade e de estresse e nos valores da PAS e da FC na comparação entre os grupos e na comparação entre os dois momentos avaliados, ou seja, antes e depois da intervenção educativa realizada.

Limitações do estudo

Os resultados da presente pesquisa podem estar relacionados a algumas limitações do estudo, tais como: não ter sido avaliada a compreensão dos participantes quanto às informações sobre o CATE, oferecidas aos integrantes dos grupos-controle e intervenção; não terem sido questionadas as informações que os participantes gostariam de receber, uma vez que eles poderiam não estar dispostos a ouvir todas aquelas repassadas; não ter incluído no estudo somente pacientes com níveis de ansiedade elevados e muito elevados de ansiedade e estresse; e não terem sido excluídos os participantes que já haviam realizado o CATE previamente.

Contribuições para a área da Enfermagem e Saúde

Espera-se que estes resultados possam estimular novos estudos, que explorem o uso do manual informativo em populações maiores, em outros centros e, até mesmo, utilizando outras estratégias de intervenção educativa de enfermagem. Ademais, a expectativa é de que sejam realizadas outras pesquisas que identifiquem se a intervenção educativa com o uso do manual informativo reduz o medo e melhora tanto o conhecimento quanto a satisfação dos pacientes.

CONCLUSÃO

A intervenção educativa, realizada por meio do manual informativo, não reduziu a ansiedade nem o estresse de pacientes que aguardavam o CATE. A PAD foi maior na segunda avaliação nos dois grupos, e a FR foi menor no grupo-intervenção e maior no grupo-controle na segunda avaliação. Apesar dos resultados encontrados, deve-se destacar que a intervenção educativa favorece o conhecimento do paciente, do familiar e da sociedade, impactando positivamente a qualidade da assistência e a comunicação efetiva entre equipe e paciente.

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Editado por

EDITOR CHEFE: Dulce Barbosa
EDITOR ASSOCIADO: Mitzy Danski

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Set 2022
  • Data do Fascículo
    2022

Histórico

  • Recebido
    27 Out 2021
  • Aceito
    18 Maio 2022
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