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Efetividade da intervenção educativa com manual para redução da ansiedade e estresse: ensaio clínico controlado

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a efetividade da intervenção educativa mediante manual informativo na redução da ansiedade, estresse e alterações dos sinais vitais em pacientes que aguardavam o cateterismo cardíaco.

Métodos:

Ensaio clínico paralelo, randômico, controlado, cego. Incluíram-se pacientes que aguardavam o cateterismo cardíaco; os que receberam o manual informativo foram randomizados para o grupo-intervenção; e os que receberam informações rotineiras da unidade, para o grupo controle. Utilizaram-se Inventário de Ansiedade-Estado e Escala de Estresse Percebido. Realizou-se teste ANOVA para análise dos desfechos entre os grupos. Clinical Trials NCT03369873.

Resultados:

Não houve alteração em relação ao tempo, primeiro e segundo momento (ansiedade, p=0,225; e estresse, p=0,696), interação (ansiedade, p=0,183; e estresse, p=0,444) ou grupos, controle e intervenção (ansiedade, p=0,341; e estresse, p=0,624).

Conclusão:

Embora a intervenção educativa realizada não tenha apresentado impacto na redução da ansiedade e estresse, esse tipo de intervenção deve ser mantido, para maior conforto e segurança dos pacientes e familiares.

Descritores:
Cateterismo Cardíaco; Ansiedade; Estresse Psicológico; Ensaio Clínico Controlado; Prospecto para Educação de Pacientes

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