Acessibilidade / Reportar erro

Gestão do enfrentamento dos riscos da COVID-19 em uma rede ambulatorial onco-hematológica: relato de experiência

RESUMO

Objetivo:

descrever a experiência de uma rede ambulatorial privada de tratamento onco-hematológico na adoção de ferramentas de gestão para o enfrentamento do risco de contaminação por SARS-CoV-2.

Método:

relato de experiência acerca do uso de um método de análise de causa-raiz para a identificação de potenciais riscos de contaminação pela COVID-19 entre pacientes e colaboradores. Através dos riscos identificados por meio do Diagrama de Ishikawa, construímos um plano de ações, articulado à ferramenta 5W2H, para um planejamento e tomada de decisões implementadas.

Resultados:

foi reduzido o quantitativo de atendimentos presencias e de pessoas circulantes nas unidades, medidas protetivas de distanciamento e novas barreiras de proteção foram fundamentais ao controle dos riscos de disseminação da COVID-19 em pacientes e colaboradores.

Considerações finais:

as ferramentas de gestão serviram como instrumento de grande valia na construção das medidas, viabilizando com maior clareza e aplicabilidade as medidas colocadas em questão.

Descritores:
Coronavirus; Oncologia; Administração de Serviços de Saúde; Saúde do Trabalhador; Pandemias

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br