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Conhecimento dos estudantes sobre estomias intestinais antes e após intervenção educativa em plataforma online

RESUMO

Objetivos:

avaliar o conhecimento dos estudantes de graduação em Enfermagem sobre estomias intestinais de eliminação antes e após intervenção educativa em plataforma on-line.

Métodos:

estudo quase-experimental, do tipo grupo único, antes e depois, realizado com 90 estudantes de graduação em Enfermagem de duas instituições de ensino superior do Piauí, no período de julho a outubro de 2014. Para avaliação do conhecimento, empregou-se instrumento validado no Brasil. Estatística inferencial não paramétrica foi utilizada para comparar as médias do pré-teste e pósteste.

Resultados:

houve aumento da média do número de acertos dos estudantes de graduação após intervenção em plataforma educativa on-line, de 23,67 (DP = 5,9) no pré-teste para 32,01 (DP = 2,72) no pós-teste, e essa diferença foi estatisticamente significante (p = 0,000).

Conclusões:

a intervenção em plataforma educativa on-line é considerada aplicável para o ensino de estudantes de graduação em Enfermagem sobre estomias intestinais de eliminação.

Descritores:
Estomia; Intervenção Baseada em Internet; Tecnologia Educacional; Estudantes de Enfermagem; Enfermagem

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