Acessibilidade / Reportar erro

Modelagem espacial da mortalidade por homicídios na Região Nordeste do Brasil

RESUMO

Objetivo:

Analisar a distribuição espaçotemporal da mortalidade por homicídios e associação com determinantes sociais da saúde na Região Nordeste do Brasil.

Métodos:

Estudo ecológico com modelagem espaço temporal dos óbitos por homicídios entre 2000 e 2019. As tendências temporais foram analisadas por regressão linear segmentada. A mortalidade bruta foi calculada e ajustada pela suavização do método bayesiano empírico local e analisadas pelo Índice de Moran Global/Local e estatística de varredura espaço temporal. A associação entre os determinantes sociais da saúde e a mortalidade por homicídios foi realizada por meio da regressão linear múltipla e modelos espaciais autorregressivos.

Resultados:

Foram registrados 353.089 óbitos. A mortalidade aumentou de 2000 para 2019, com um acréscimo anual de 4,37 no sexo masculino e 3,57 no feminino. Aglomerações espaciais e espaçotemporais de alto risco foram identificadas na região costeira dos estados. O modelo de regressão espacial demonstrou associação com as desigualdades socioeconômicas.

Conclusões:

Identificamos áreas de alto risco para homicídios associadas com a desigualdade socioeconômica, devendo ser consideradas como prioridade para o delineamento e investimento em políticas públicas em saúde.

Descritores:
Homicídio; Determinantes Sociais da Saúde; Epidemiologia; Análise Espacial; Estudos Ecológicos

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br