Acessibilidade / Reportar erro

Impacto da supervisão clínica na satisfação profissional e na competência emocional dos enfermeiros

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o impacto da implementação do Modelo de supervisão clínica SafeCare na satisfação profissional e no perfil de competência emocional dos enfermeiros.

Métodos:

Estudo quase-experimental, com uma amostra de 28 enfermeiros de um hospital do norte de Portugal. Aplicou-se um questionário de autopreenchimento, utilizado como pré e pós-teste, que engloba caracterização sociodemográfica e profissional, “Escala da Satisfação Profissional” e “Escala Veiga de Competência Emocional”. Realizaram-se análise estatística descritiva e Teste de Wilcoxon.

Resultados:

Observou-se uma diminuição significativa na satisfação dos enfermeiros com o superior hierárquico no pós-teste. Não se verificaram diferenças significativas na satisfação profissional e na competência emocional dos enfermeiros após a implementação do Modelo SafeCare.

Conclusão:

É necessário aperfeiçoar o Modelo SafeCare, sugerindo que se aumente o tempo de formação administrada aos enfermeiros e fortaleça o vínculo da instituição de saúde ao Modelo.

Descritores:
Enfermagem; Satisfação no Emprego; Inteligência Emocional; Mentores; Pesquisa em Enfermagem Clínica

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br