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Classificação internacional das atividades de enfermagem: uma amostra da realidade brasileira

Resumos

O estudo constituiu-se de levantamento bibliográfico com objetivo de identificar os termos referentes as atividades de enfermagem: diagnosticar, prescrever e avaliar. O levantamento foi realizado em revistas, dissertações e teses da enfermagem brasileira, do acervo da biblioteca da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e do catalogo de pesquisas e pesquisadores de enfermagem do Centro de Estudos e Pesquisas da Associação Brasileira de Enfermagem, no periodo de 1988 a 1992. Oas 119 publicações encontradas identificou-se que 53,5% referiam-se ao termo prescrição de enfermagem, 39,0% ao diagnóstico de enfermagem e 7,5% a avaliação da assistência. Cada um destes termos recebeu denominações diferentes, o que denota a necessidade de padronização de linguagem.


The study was compounded by bibliography collecting with the objective of identifying terms referred to nursing activities: to diagnose, prescribe and evaluate. The data collecting was done by making use of Brazilian nursing journals, dissertations and the theses from nursing school's heap of Brazilian library belonging to Universidade de Sao Paulo. Catalogues and nursing researches from the Research and Study Center from Brazilian Nursing Association were used, for the period of time between 1988 and 1992. From 119 issues which were found it was shown that 53,5% referred to a nursing prescription term, 39,0% was related to nursing diagnostic and 7,5% to assistance evaluation. Each of these terms got different denominations which show the patterned language necessity.


ARTIGOS

Classificação internacional das atividades de enfermagem: uma amostra da realidade brasileira** ** Trabalho apresentado no 45º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Recife - PE, 28 de Novembro a 3 de dezembro de 1993.

Magda Rojas YoshiocaI; Maria Alves BarbosaI; Nádia Zanon NarchiII; Isabel Cristina F. da CruzI; Ana Lucia Queiroz BezerraII; Rose Meire ImanichiII

IDoutorandas da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

IIMestrandas da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

RESUMO

O estudo constituiu-se de levantamento bibliográfico com objetivo de identificar os termos referentes as atividades de enfermagem: diagnosticar, prescrever e avaliar. O levantamento foi realizado em revistas, dissertações e teses da enfermagem brasileira, do acervo da biblioteca da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e do catalogo de pesquisas e pesquisadores de enfermagem do Centro de Estudos e Pesquisas da Associação Brasileira de Enfermagem, no periodo de 1988 a 1992. Oas 119 publicações encontradas identificou-se que 53,5% referiam-se ao termo prescrição de enfermagem, 39,0% ao diagnóstico de enfermagem e 7,5% a avaliação da assistência. Cada um destes termos recebeu denominações diferentes, o que denota a necessidade de padronização de linguagem.

ABSTRACT

The study was compounded by bibliography collecting with the objective of identifying terms referred to nursing activities: to diagnose, prescribe and evaluate. The data collecting was done by making use of Brazilian nursing journals, dissertations and the theses from nursing school's heap of Brazilian library belonging to Universidade de Sao Paulo. Catalogues and nursing researches from the Research and Study Center from Brazilian Nursing Association were used, for the period of time between 1988 and 1992. From 119 issues which were found it was shown that 53,5% referred to a nursing prescription term, 39,0% was related to nursing diagnostic and 7,5% to assistance evaluation. Each of these terms got different denominations which show the patterned language necessity.

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

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Recebido para publicação em 28/11/93

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    Trabalho apresentado no 45º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Recife - PE, 28 de Novembro a 3 de dezembro de 1993.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      26 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Dez 1993

    Histórico

    • Recebido
      28 Nov 1993
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