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Ordem como tarefa: a construção dos Diagnósticos de Enfermagem

Order as a task: the construction of Nursing Diagnoses

Orden como tarea: la construcción de los Diagnósticos de Enfermería

Maria Henriqueta Luce Kruse Karen Schein da Silva Rúbia Guimarães Ribeiro Caroline Vieira Fortes Sobre os autores

Classificar tem o sentido de segregar. Significa ver o mundo como algo que pode ser formado por entidades distintas que poderiam ser ordenadas e tornar real aquilo que se organizou. Assim, o Diagnóstico de Enfermagem (DE) pretende ser um arquivo, que permite a montagem de um quadro de saberes sobre os indivíduos. Neste trabalho pretendemos conhecer o modo pelo qual as enfermeiras construíram esse aparelho documental. Assim, analisamos as publicações da Revista Brasileira de Enfermagem e constatamos que alguns sentidos foram atribuídos aos DE o que nos permitiu agrupá-los em cinco classes. Observamos, também, que os discursos da revista atribuem poderes a essa classificação, pois ao difundir esse saber o fortalecem.

Diagnóstico de Enfermagem; Documentação; Enfermagem prática


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