Aprendizagens de estudantes de enfermagem envolvidos em projetos de investigação: revisão integrativa da literatura

David de Sousa Loura Rafael Alves Bernardes Cristina Lavareda Baixinho Helga Rafael Henriques Isa Brito Félix Mara Pereira Guerreiro Sobre os autores

RESUMO

Objetivo:

Identificar aprendizagens e competências desenvolvidas pelos estudantes da Licenciatura em Enfermagem envolvidos em projetos de investigação.

Métodos:

Revisão integrativa da literatura, a partir de um protocolo de pesquisa nas bases de dados CINAHL Complete; Cochrane Central Register of Controlled Trials; Cochrane Database of Systematic Reviews; Cochrane Methodology Register; MedicLatina; MEDLINE, Scopus e JBI, tendo sido incluídos estudos primários e secundários publicados entre 2015 e 2020.

Resultados:

Foi incluído um total de cinco artigos, heterogêneos, que foram categorizados, por meio do Modelo de Kirkpatrick's (adaptado). Identificaram-se dezessete resultados de aprendizagem adquiridos com a participação em projetos de investigação, desde a aprendizagem de novos conhecimentos e competências até o desenvolvimento de novas atitudes e comportamentos.

Considerações Finais:

O envolvimento dos estudantes da licenciatura em Enfermagem em projetos de investigação afigura-se extremamente importante para o seu desenvolvimento profissional. O investimento futuro na investigação sobre essa temática poderá contribuir para alicerçar as potencialidades desse envolvimento.

Descritores:
Prática Clínica Baseada em Evidências; Aprendizagem; Estudantes; Enfermagem; Pesquisa

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br