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Métodos contraceptivos de barreira e DIU: tecnologia educativa para deficientes visuais

Métodos anticonceptivos de barrera y DIU: tecnología educativa para invidentes

Mechanical contraceptive methods and IUD: educational technology for the visually impaired

Resumos

O Planejamento Familiar oferece conhecimentos para decidir o número de filhos e o momento apropriado para tê-los. As informações educativas em saúde têm se concentrado na comunicação visual, dificultando seu acesso ao deficiente visual, portanto os objetivos deste estudo foram construir materiais educativos auto-instrucionais sobre métodos de barreira e DIU e permitir a avaliação do material construído. Obedeceu-se dois momentos metodológicos: elaboração de métodos educativos explorando o tato e a audição seguido de teste por casal de cegos. Os dados da avaliação foram obtidos por entrevistas. Os resultados mostram que o conhecimento ocorreu com conteúdo e linguagem adequados, a comunicação privilegiada foi a verbal e a táctil e contribuiu para o resgate da cidadania do deficiente visual.

Planejamento Familiar; saúde ocular; deficientes; cegueira


RESUMEN La Planificación Familiar ofrece conocimientos para decidir el número de hijos y el momento apropriado para tenerlos. Las informaciones disponibles en educación para la salud se han concentrado en una comunicación visual, lo que impide su acceso a las personas ciegas. El presente estudio tiene como objetivos: construir materiales educativos autoinstruccionales sobre los métodos de barrera y DIU y permitir la evaluación del material construido. Se han seguido dos momentos metodológicos: elaboración de métodos educativos que utilizan el tacto y la audición y por último un test presentado por una pareja de invidentes, dos datos de la evaluación se obtuvieron com entrevistas. Los resultados demuestram que hubo un aprendizaje de contenidos, com un lenguaje adecuado; que la comunicación mejor fue la verbal y táctil y, sobre todo, que ha contribuido para el rescate de los invidentes como ciudadanos.

planificación familiar; salud de los invidentes


Family planning is fundamental for the appropriate structuring of the family. This offers knowledge to decide on the number of children, and the most adequate moment to have them. The current health information being advertised is based on visual communication. This fact hinders the access of visually impaired people to such important knowledge. The present study has as objectives the creation of self-instructional educational material concerning mechanical contraceptive methods and IUD, as well as its evaluation. The research was divided in two methodological parts. In the first part, methods that explored the senses of hearing and touch were elaborated. In the second part, these methods were tested by a sight impaired couple. The data for the evaluation was obtained through interviews. Results show that the use of appropriate content and language facilitate the understanding of the contraceptive methods by these people. Verbal and tactile communication was favored and contributed on the reconstruction of citizenship for the visually impaired.

family planning; visually impaired; blindness; eye health


ARTIGOS

Métodos contraceptivos de barreira e DIU: tecnologia educativa para deficientes visuais

Mechanical contraceptive methods and IUD: educational technology for the visually impaired

Métodos anticonceptivos de barrera y DIU: tecnología educativa para invidentes

Lorita Marlena Freitag PagliucaI; Jane Oliveira RodriguesII

IProfª. Drª. do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC)

IIEnfermeira. Graduada pelo Curso de Enfermagem da UFC. Ex-bolsista I.C./CNPq

RESUMO

O Planejamento Familiar oferece conhecimentos para decidir o número de filhos e o momento apropriado para tê-los. As informações educativas em saúde têm se concentrado na comunicação visual, dificultando seu acesso ao deficiente visual, portanto os objetivos deste estudo foram construir materiais educativos auto-instrucionais sobre métodos de barreira e DIU e permitir a avaliação do material construído. Obedeceu-se dois momentos metodológicos: elaboração de métodos educativos explorando o tato e a audição seguido de teste por casal de cegos. Os dados da avaliação foram obtidos por entrevistas. Os resultados mostram que o conhecimento ocorreu com conteúdo e linguagem adequados, a comunicação privilegiada foi a verbal e a táctil e contribuiu para o resgate da cidadania do deficiente visual.

Palavras chave: Planejamento Familiar, saúde ocular, deficientes, cegueira.

ABSTRACT

Family planning is fundamental for the appropriate structuring of the family. This offers knowledge to decide on the number of children, and the most adequate moment to have them. The current health information being advertised is based on visual communication. This fact hinders the access of visually impaired people to such important knowledge. The present study has as objectives the creation of self-instructional educational material concerning mechanical contraceptive methods and IUD, as well as its evaluation. The research was divided in two methodological parts. In the first part, methods that explored the senses of hearing and touch were elaborated. In the second part, these methods were tested by a sight impaired couple. The data for the evaluation was obtained through interviews. Results show that the use of appropriate content and language facilitate the understanding of the contraceptive methods by these people. Verbal and tactile communication was favored and contributed on the reconstruction of citizenship for the visually impaired.

Keywords: family planning, visually impaired, blindness, eye health

RESUMEN

La Planificación Familiar ofrece conocimientos para decidir el número de hijos y el momento apropriado para tenerlos. Las informaciones disponibles en educación para la salud se han concentrado en una comunicación visual, lo que impide su acceso a las personas ciegas. El presente estudio tiene como objetivos: construir materiales educativos autoinstruccionales sobre los métodos de barrera y DIU y permitir la evaluación del material construido. Se han seguido dos momentos metodológicos: elaboración de métodos educativos que utilizan el tacto y la audición y por último un test presentado por una pareja de invidentes, dos datos de la evaluación se obtuvieron com entrevistas. Los resultados demuestram que hubo un aprendizaje de contenidos, com un lenguaje adecuado; que la comunicación mejor fue la verbal y táctil y, sobre todo, que ha contribuido para el rescate de los invidentes como ciudadanos.

Palavras clave: planificación familiar, salud de los invidentes

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Set 1999
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