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Intervenções educativas em desenvolvimento infantil e os pressupostos do letramento em saúde: revisão integrativa

RESUMO

Objetivos:

analisar na literatura evidências científicas que abordem intervenções educativas conduzidas por profissionais de saúde sobre desenvolvimento infantil na primeira infância em contexto comunitário e identificar quais pressupostos do letramento em saúde estão presentes durante a implementação das intervenções.

Método:

revisão integrativa nas bases de dados PubMed, CINAHL e Web of Science. De 300 estudos encontrados, 11 foram selecionados para a amostra.

Resultados:

os profissionais de saúde são capacitados para implementar intervenções com pais/mães/cuidadores, para promoção do desenvolvimento infantil em contextos comunitários. Os pais são orientados a desenvolver um ambiente estimulante e propício para o desenvolvimento dos filhos. As principais dimensões do letramento em saúde encontradas foram acessar e aplicar.

Conclusão:

ratifica-se a importância da capacitação dos profissionais de saúde, com competências e habilidades comunicativas para orientar pais/mães/cuidadores a estimularem o desenvolvimento dos filhos em seu ambiente familiar com atividades lúdicas e interativas.

Descritores:
Educação em Saúde; Letramento em Saúde; Desenvolvimento Infantil; Profissionais de Saúde; Atenção Primária à Saúde

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