Acessibilidade / Reportar erro

A Sociologia de Pierre Bourdieu: potencialidade teórica para o subcampo da enfermagem

RESUMO

Objetivo:

abordar as concepções basilares da Sociologia de Pierre Bourdieu e sua articulação com o subcampo da enfermagem, com enfoque nos aspectos gerenciais.

Método:

as reflexões se pautam nos conceitos de campo, habitus, capital e poder simbólico aplicados ao subcampo da enfermagem, favorecendo a compreensão da dinâmica organizacional e dos seus agentes.

Resultado:

As instituições de saúde são estruturas vivas inseridas no mundo social adverso, onde os interesses dos agentes da enfermagem expressam sua forma de pensar e agir de acordo com o lugar que ocupam na organização. São espaços de luta e violência simbólica que tendem à inculcação de ideologias que atendam seus interesses.

Considerações finais:

A proposição teórica bourdieusiana é fecunda para refletir a prática da gestão ao desvelar as relações e o papel que as organizações estabelecem sobre seus agentes. Ela alerta sobre a possibilidade de se vislumbrar mudanças no subcampo da enfermagem.

Descritores:
Sociologia; Enfermagem; Prática Profissional; Organizações; Organização e Administração

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br