Acessibilidade / Reportar erro

A arte na prática baseada em evidências na enfermagem sob a perspectiva de Florence Nightingale

RESUMO

Objetivos:

discutir, à luz de Florence Nightingale, sobre a posição histórica da arte enquanto dispositivo constituinte da prática baseada em evidências na enfermagem.

Métodos:

estudo reflexivo ancorado nos escritos de Nightingale e de outros pesquisadores com os quais se pode dialogar profundamente sobre a temática “arte na enfermagem”.

Resultados:

a arte possui relação com dois elementos essenciais no exercício da enfermagem: conhecimento e habilidade. Compreender ciência como conhecimento e arte como habilidade leva à ideia de que ambas permitem aliar competência técnica, compaixão, ética e individualização dos cuidados. Considerações Finais: a arte da enfermagem é o exercício contínuo da percepção detalhada, de modo que o aspecto subjetivo se torna o centro para o qual converge o olhar do enfermeiro, aquele que o permitirá desvelar a “verdade” posta pelo paciente, resultando na melhor intervenção para ele.

Descritores:
Arte; Padrões de Prática em Enfermagem; Enfermagem Baseada em Evidências; Ciência nas Artes; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br