Acessibilidade / Reportar erro

Associação entre acompanhamento em serviços de saúde e adesão terapêutica anti-hipertensiva

RESUMO

Objetivo:

Analisar a associação entre as características do acompanhamento em serviços de saúde e a adesão ao tratamento anti-hipertensivo em pacientes com doença cardiovascular.

Método:

Estudo analítico, realizado com 270 pacientes com hipertensão internados pela ocorrência de complicação cardiovascular. A coleta de dados ocorreu entre novembro de 2015 e abril de 2016. Analisaram-se variáveis sociodemográficas, presença de diabetes autorreferida, condições de acesso e utilização de serviços de saúde, níveis de pressão arterial e adesão terapêutica por meio do Teste de Morisky-Green (TMG).

Resultados:

A taxa de adesão terapêutica anti-hipertensiva identificada foi de 63,0%. O cadastro no programa Hiperdia não apresentou significância estatística com a adesão. Esta medida foi melhor naqueles que compareceram entre 4 e 6 consultas de enfermagem no ano (p=0,02).

Conclusão:

Os achados fornecem subsídios para a reorientação dos serviços de saúde e suas políticas públicas para a ampliação da adesão terapêutica anti-hipertensiva.

Descritores:
Hipertensão; Adesão à Medicação; Serviços de Saúde; Acesso aos Serviços de Saúde; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br