Acessibilidade / Reportar erro

Vacinação como demanda programada: vivências cotidianas de usuários

RESUMO

Objetivos:

compreender a vacinação como uma demanda programada e o acesso a essa demanda no cotidiano dos serviços de saúde, sob a ótica dos usuários.

Métodos:

estudo de casos múltiplos, holístico-qualitativo, fundamentado na Sociologia Compreensiva do Cotidiano, com 74 usuários de quatro microrregiões sanitárias da Região Ampliada Oeste de Minas Gerais.

Resultados:

a programação da demanda em vacinação no cotidiano dos serviços é comprometida pela fragilidade no registro dos dados, pela subutilização dos sistemas informatizados e pela perda do cartão de vacina, acarretando em oportunidades perdidas de imunização e revacinações desnecessárias. O não envolvimento da equipe da Atenção Primária à Saúde também comprometeu o acesso a essa ação.

Considerações Finais:

ressalta-se a necessidade de mais esforços serem dispensados para a efetiva utilização dos sistemas informatizados e a Educação Permanente dos profissionais, para que haja aproveitamento de todas as oportunidades de orientações e encaminhamentos dos usuários à sala de vacinação.

Descritores:
Vacinação; Atenção Primária à Saúde; Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde; Acesso aos Serviços de Saúde; Sistemas de Informação

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br