Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do acesso de primeiro contato na perspectiva dos profissionais

RESUMO

Objetivos:

avaliar o atributo “acesso de primeiro contato”, na perspectiva dos profissionais da Atenção Primária à Saúde.

Métodos:

estudo avaliativo e transversal, realizado no período de fevereiro a março de 2017. A amostra foi composta por 163 profissionais de saúde, de ambos os sexos, que trabalhavam na atenção básica do Município de Juazeiro do Norte, Ceará. O acesso de primeiro contato foi avaliado pelo instrumento Primary Care Assessment Tool (PCATool). Foi empregada a marca de 6,60 como ponto de corte para o atributo avaliado.

Resultados:

o acesso de primeiro contato alcançou escore de 3,3, denotando um baixo grau de orientação para a Atenção Primária à Saúde. Os profissionais enfermeiros foram os que avaliaram de modo mais negativo o atributo (p=3,2).

Conclusões:

o acesso de primeiro contato obteve baixo escore, apontando a fragilidade da Estratégia Saúde da Família como porta de entrada do Sistema Único de Saúde.

Descritores:
Avaliação em Saúde; Acesso aos Serviços de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Estratégia Saúde da Família; Pessoal de Saúde

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br