RESUMO
Objetivo: produzir e validar vídeo educativo sobre manobras de esvaziamento intestinal para capacitação de indivíduos com intestino neurogênico, no processo de reabilitação intestinal.
Método: estudo metodológico, desenvolvido em quatro etapas: produção do roteiro/storyboard, validação , produção do vídeo educativo e estudo-piloto. Ocorreu no período de janeiro de 2013 a julho de 2015. Para a validação, utilizaram-se instrumentos, sendo realizada por um comitê de especialistas, no período de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015. Considerou-se valor igual ou superior a 70% para validação de concordância e pertinência do roteiro e storyboard, utilizando-se estatística descritiva para análise dos dados.
Resultados: o roteiro e storyboard foram validados por 94% dos especialistas na temática e 100% dos especialistas técnicos. Após validação e gravação do vídeo, foi realizado estudo-piloto com seis indivíduos com intestino neurogênico, dos quais 100% avaliaram o vídeo positivamente.
Conclusão: o vídeo poderá contribuir para a educação de indivíduos com intestino neurogênico.
Descritores:
Traumatismos da Medula Espinhal; Reabilitação; Intestino Neurogênico; Enfermagem; Mídia Audiovisual