Acessibilidade / Reportar erro

Características do acionamento do código amarelo e fatores associados à ocorrência de eventos adversos

RESUMO

Objetivo:

analisar as características do acionamento do código amarelo em unidades de internação e identificar os fatores associados à ocorrência de eventos adversos após o atendimento do Time de Resposta Rápida.

Métodos:

estudo transversal com análise retrospectiva de prontuários de adultos internados em enfermarias de Clínica Médica ou Cirúrgica de hospital universitário de São Paulo.

Resultados:

entre os 91 pacientes, os sinais mais frequentes dos acionamentos (n=107) foram saturação periférica de oxigênio inferior a 90% (40,2%) e hipotensão arterial (30,8%). Quanto aos fatores associados, identificou-se que cada minuto de atendimento do Time de Resposta Rápida nas enfermarias aumentou em 1,2% a chance de ocorrência de eventos adversos (24 internações não planejadas em Unidade de Terapia Intensiva e uma parada cardiorrespiratória) na amostra (p=0,014).

Conclusões:

queda da saturação de oxigênio e hipotensão arterial foram os principais motivos de acionamento, e o tempo de atendimento foi associado à ocorrência de eventos adversos.

Descritores:
Equipe de Respostas Rápidas de Hospitais; Tratamento de Emergência; Unidades de Internação; Cuidados de Enfermagem; Sinais Vitais.

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br