RESUMO
Objetivo:
criar um jogo de tabuleiro como gerontotecnologia voltada à promoção do envelhecimento ativo e saudável.
Método:
pesquisa qualitativa, convergente assistencial, com 32 idosos. Os dados foram produzidos por entrevistas individuais, técnicas de criatividade e sensibilidade, discussão em grupo e observação participante norteadas pelo referencial teórico da problematização de Paulo Freire. A avaliação pelos participantes e pela pesquisadora de todo o processo de produção ocorreu na última etapa, após a implementação da gerontotecnologia nos grupos. Adotou-se análise de discurso francesa.
Resultados:
o jogo, patenteado sob o registro BR 1020160107725, foi elaborado como produto tecnológico a partir das discussões havidas com os idosos, considerando-se o compartilhamento de suas concepções, seus saberes e suas práticas sobre o envelhecimento.
Considerações finais:
a gerontotecnologia implementada na clínica do cuidado de enfermagem agiu como elemento lúdico no exercício da autodeterminação e independência do idoso, como potencializador de memória, autoestima, processos de socialização, trocas de experiências e aprendizagem compartilhada.
Descritores:
Enfermagem Geriátrica; Tecnologia Biomédica; Saúde do Idoso; Assistência à Saúde Culturalmente Competente; Educação em Saúde