Acessibilidade / Reportar erro

Formação cidadã em enfermagem: mito ou possibilidade utópica?

Citizen formation in nursing: myth or utopic possibility?

Formación de la ciudadanía en enfermería: mito o posibilidad utópica?

Resumos

O objetivo desse trabalho é constatar, a partir da aplicação de questionários aos alunos concluintes do curso de graduação, as concepções de universidade, cidadania, compromisso social e sistema de saúde, que sintetizam sua forma de ver e praticar enfermagem. O Projeto Pedagógico do curso é tomado como referência para análise dos discursos dos alunos. Observa-se que os futuros egressos ainda não evidenciam avanços nas concepções de mundo, de educação e saúde sugerindo que a proposta pedagógica precisa ser constantemente reavaliada para ter impacto na ampliação da visão dos estudantes. Reconhece-se a heterogeneidade discursiva dos alunos contrastando com a aparente semelhança no domínio de conteúdos específicos. Ressalta-se o movimento dialético que afeta as práticas docentes oscilantes entre a formação crítica e formação orientada pela lógica cartesiana. Conclui-se que a avaliação contínua do projeto educacional é estratégia vital para a consolidação de uma formação comprometida com a cidadania coletiva.

ensino em Enfermagem; cidadania; compromisso social


The objective of this study is to verify to what extent the concepts of university, citizenship, social compromise and health system influence the nursing practice. These topics were analysed through questionnaires answered by senior nursing students. The pedagogical project of the this course was used as reference to analyse students' speech. The study showed that these prospective professionals didn't have a satisfying advance concerning their view on education, health and conception of the world. This result suggested that this pedagogical proposal has to be constantly reexamined in order to broaden students' view on the aspects mentioned. It was noticed that students' discourses were heterogeneous, and contrasted with the apparent homogeneity in the understanding of specific contents. The research highlights the dialectical movement that affects the teaching practice, which oscillates between a critical formation and Descartes' logic. It was concluded that a continuous evaluation of the educational project is a vital strategy to consolidate a formation compromised with citizenship.

citizenship; social compromise; nursing teaching


El objetivo de este trabajo es constatar, a partir de una encuesta a los alumnos del último año del curso de graduación, que concepto tienen de universidad, ciudadanía, compromiso social y sistema de salud que sintetizan su manera de ver y practicar la enfermería. El proyecto pedagógico del curso se toma como referencia para los análisis del discurso de los alumnos. Se observa que los futuros egresos aún no notan avances en las concepciones de mundo, de educación y salud. Ello sugiere que la propuesta pedagógica precisa ser constantemente evaluada para que tenga impacto y amplíe la visión de los estudiantes. Se reconoce la heterogeneidad discursiva de los alumnos, en contraste con la aparente semejanza en el dominio de los contenidos específicos. Se destaca el movimiento dialéctico que afecta la prática de los docentes y que oscila entre una formación crítica y una formación orientada por la lógica cartesiana. Se concluye que la evaluación continua del proyecto educacional es estrategia vital para la consolidación de una formación comprometida con una ciudadanía colectiva.

ensenánza en enfermería; ciudadanía; compromiso social


ARTIGOS

Formação cidadã em enfermagem: mito ou possibilidade utópica?

Citizen formation in nursing: myth or utopic possibility?

Formación de la ciudadanía en enfermería: mito o posibilidad utópica?

Mara Regina Lemes De SordiI; Érika BomerII; Flávia Packer AlvesII

IProfessora da Faculdade de Enfermagem da PUC-Campinas e Faculdade de Educação da UNICAMP. Doutora em Educação e Tutora do Grupo PET/CAPES

IIDiscente do 4º ano de Enfermagem da PUC-Campinas e bolsista do grupo PET/CAPES

RESUMO

O objetivo desse trabalho é constatar, a partir da aplicação de questionários aos alunos concluintes do curso de graduação, as concepções de universidade, cidadania, compromisso social e sistema de saúde, que sintetizam sua forma de ver e praticar enfermagem. O Projeto Pedagógico do curso é tomado como referência para análise dos discursos dos alunos. Observa-se que os futuros egressos ainda não evidenciam avanços nas concepções de mundo, de educação e saúde sugerindo que a proposta pedagógica precisa ser constantemente reavaliada para ter impacto na ampliação da visão dos estudantes. Reconhece-se a heterogeneidade discursiva dos alunos contrastando com a aparente semelhança no domínio de conteúdos específicos. Ressalta-se o movimento dialético que afeta as práticas docentes oscilantes entre a formação crítica e formação orientada pela lógica cartesiana. Conclui-se que a avaliação contínua do projeto educacional é estratégia vital para a consolidação de uma formação comprometida com a cidadania coletiva.

Palavras chave: ensino em Enfermagem, cidadania, compromisso social.

ABSTRACT

The objective of this study is to verify to what extent the concepts of university, citizenship, social compromise and health system influence the nursing practice. These topics were analysed through questionnaires answered by senior nursing students. The pedagogical project of the this course was used as reference to analyse students' speech. The study showed that these prospective professionals didn't have a satisfying advance concerning their view on education, health and conception of the world. This result suggested that this pedagogical proposal has to be constantly reexamined in order to broaden students' view on the aspects mentioned. It was noticed that students' discourses were heterogeneous, and contrasted with the apparent homogeneity in the understanding of specific contents. The research highlights the dialectical movement that affects the teaching practice, which oscillates between a critical formation and Descartes' logic. It was concluded that a continuous evaluation of the educational project is a vital strategy to consolidate a formation compromised with citizenship.

Keywords: citizenship, social compromise, nursing teaching

RESUMEN

El objetivo de este trabajo es constatar, a partir de una encuesta a los alumnos del último año del curso de graduación, que concepto tienen de universidad, ciudadanía, compromiso social y sistema de salud que sintetizan su manera de ver y practicar la enfermería. El proyecto pedagógico del curso se toma como referencia para los análisis del discurso de los alumnos. Se observa que los futuros egresos aún no notan avances en las concepciones de mundo, de educación y salud. Ello sugiere que la propuesta pedagógica precisa ser constantemente evaluada para que tenga impacto y amplíe la visión de los estudiantes. Se reconoce la heterogeneidad discursiva de los alumnos, en contraste con la aparente semejanza en el dominio de los contenidos específicos. Se destaca el movimiento dialéctico que afecta la prática de los docentes y que oscila entre una formación crítica y una formación orientada por la lógica cartesiana. Se concluye que la evaluación continua del proyecto educacional es estrategia vital para la consolidación de una formación comprometida con una ciudadanía colectiva.

Palavras clave: ensenánza en enfermería, ciudadanía, compromiso social

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • BRASIL. Constituição: República Federativa do Brasil, 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.
  • COSTA NETO, M.M. et al. Um estudo sobre o conhecimento construído com os alunos do ciclo básico do curso médico da Universidade de Brasília sobre o sistema único de saúde. Rev. de Saúde do Distrito Federal, v.7, n.1, jan./mar 1996.
  • FACULDADE DE ENFERMAGEM. Projeto Pedagógico. Campinas: PUC-Campinas, 1994.
  • GENTILI, Pablo. Adeus à escola pública, à desordem neoliberal, à violência do mercado e o destino da educação das maiorias. In. Pedagogia da Exclusão: crítica ao Neoliberarismo em Educação. Petrópolis: Ed. Vozes, 1995. Cap. 8, p. 208-252.
  • QUEIROZ, V.M.; SALUM, M.J.L. Globalização econômica e a aparição na saúde: reflexão crítica para o pensar/fazer na enfermagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM, 48., 1996, São Paulo. Anais... São Paulo: ABEn, 1996
  • MARSHHALL, TH. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
  • MINAYO.M.C. O desafio do conhecimento. Rio de Janeiro: Hucitec, 1996.
  • RODRIGUES, L.C. Rituais na Universidade. Campinas: Área de Publicações CMU/UNICAMP, 1997.
  • SUÁREZ, Daniel. O principio educativo da nova direita: Neoliberalismo, Ética e Escola Pública. In: Pedagogia da Exclusão: Crítica ao Neoliberarismo em Educação. Petrópolis: Ed. Vozes, 1995. Cap. 9, p. 253-270.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Set 1999
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br