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Percepções dos estudantes finalistas em enfermagem sobre a tomada de decisão clínica

RESUMO

Objetivo:

compreender as percepções dos estudantes finalistas de uma escola superior de enfermagem de Lisboa sobre as competências de tomada de decisão clínica adquiridas na formação inicial.

Métodos:

estudo qualitativo de caráter exploratório e descritivo. A colheita de dados foi realizada por meio de um focus group, com 8 estudantes finalistas do curso de licenciatura em enfermagem. Na aná lise dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo pelo software webQDA®.

Resultados:

os dados foram analisados segundo as quatro dimensões do modelo de tomada de decisão de Tanner, destacando-se a Percepção e a Interpretação como as mais influentes na tomada de decisão clínica. Emergiram como competências mais representativas: o conhecimento teórico e clínico, a validação do planejamento dos cuidados, a priorização e a capacidade de discussão e argumentação sobre as situações.

Considerações Finais:

os estudantes tomam decisões por meio de um processo complexo usando o conhecimento e as competências adquiridas na formação.

Descritores:
Estudantes de Enfermagem; Tomada de Decisão; Enfermagem; Educação em Enfermagem; Grupos Focais

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