A participação da irmã Mathilde Nina na construção histórica da ABEn

The participation of sister Mathilde Nina in the historical construction of the Brazilian Association of Nursing (ABEn)

La participación de la hermana Mathilde Nina en la construcción histórica de la ABEn

Maria Regina Marques Bezerra Sobre o autor

Resumos

Estudo de cunho histórico-social, cujo objeto é a participação da Irmã Mathilde Nina no processo histórico da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), como representante da Companhia das Filhas da Caridade. Objetivo: discutir o advento da inserção dessa Irmã na Associação Brasileira de Enfermagem como uma forma de difusão da influência católica. Recorte temporal: 1939 a 1950. Fontes primárias: documentos escritos e depoimento de pessoas que tenham convivido com Mathilde Nina. O método é dialético, e a discussão dos achados fundamenta-se no pensamento de Pierre Bourdieu. As Irmãs da Caridade fizeram, no Brasil, um movimento de inserção na educação formal. Tal evento foi conseqüência do Decreto 20.109/31. Como primeira representante da Companhia a se diplomar, a Irmã Nina possuía um capital que a legitimava nas várias instâncias da enfermagem; sua inserção na ABEn é mais uma das formas de difusão da ideologia católica.

ensino religioso; história da enfermagem; ensino de enfermagem; ABEn


The present work is a study of social-historical nature. It has as its objective understanding the participation of Sister Mathilde Nina, as a representative of the Companhia das Filhas da Caridade (Daughters of Charity Company), in the history of the Brazilian Association of Nursing (ABEn). It discusses the association of this sister to ABEn as a way of spreading the catholic ideology. The study covers a period of time between 1939 and 1950. The primary data was collected through written documents and reports of people who were close to Mathilde Nina. The dialectic method was adopted and the discussion of the findings is based on Pierre Bourdieu's thoughts. As a consequence of the edict 20.109/31, the Sisters of Charity made their insertion in the formal education in Brazil. As the first representative of the Company to graduate, sister Nina could perform in different instances of the nursing profession. Her participation in ABEn was a way of spreading the catholic ideology in nursing.

the history of nursing; education of nursing; ABEn; religious education


Estudio histórico-social, que busca enseñar la participación de la Hermana Mathilde Nina en el proceso histórico de la Asociación Brasileña de Enfermería (ABEn), como representante de la Compañía de las Hijas de Caridad. Objetivo: discutir la labor de la Hermana en la ABEn como forma de difusión de la influencia católica. Período investigado: de 1939 a 1950. Fuentes primarias: documentación escrita y relatos de personas que con ella convivieron. El método es dialéctico y la discusión sobre el material reunido se fundamenta en las ideas de Pierre Bourdieu. Las hermanas de Caridad realizaron, en Brasil, un movimiento de inserción en la educación formal, como consecuencia del Decreto 20.109/31. Como primera representante de la Compañía a graduarse, Hermana Nina poseía un capital que la legitimaba en las varias instancias de la enfermería. Su entrada en la ABEn representó una de las formas de difusión de la ideología católica.

enseñanza religiosa; historia de la enfermería; enseñanza de enfermería; ABEn


A participação da irmã Mathilde Nina na construção histórica da ABEn

The participation of sister Mathilde Nina in the historical construction of the Brazilian Association of Nursing (ABEn)

La participación de la hermana Mathilde Nina en la construcción histórica de la ABEn

Maria Regina Marques Bezerra

Professora Auxiliar da Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac, mestranda da EEAN/UFRJ, membro do Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasiieira/EEAN/UFRJ (Nuphebras)

RESUMO

Estudo de cunho histórico-social, cujo objeto é a participação da Irmã Mathilde Nina no processo histórico da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), como representante da Companhia das Filhas da Caridade. Objetivo: discutir o advento da inserção dessa Irmã na Associação Brasileira de Enfermagem como uma forma de difusão da influência católica. Recorte temporal: 1939 a 1950. Fontes primárias: documentos escritos e depoimento de pessoas que tenham convivido com Mathilde Nina. O método é dialético, e a discussão dos achados fundamenta-se no pensamento de Pierre Bourdieu. As Irmãs da Caridade fizeram, no Brasil, um movimento de inserção na educação formal. Tal evento foi conseqüência do Decreto 20.109/31. Como primeira representante da Companhia a se diplomar, a Irmã Nina possuía um capital que a legitimava nas várias instâncias da enfermagem; sua inserção na ABEn é mais uma das formas de difusão da ideologia católica.

Palavras-chave: ensino religioso, história da enfermagem, ensino de enfermagem, ABEn

ABSTRACT

The present work is a study of social-historical nature. It has as its objective understanding the participation of Sister Mathilde Nina, as a representative of the Companhia das Filhas da Caridade (Daughters of Charity Company), in the history of the Brazilian Association of Nursing (ABEn). It discusses the association of this sister to ABEn as a way of spreading the catholic ideology. The study covers a period of time between 1939 and 1950. The primary data was collected through written documents and reports of people who were close to Mathilde Nina. The dialectic method was adopted and the discussion of the findings is based on Pierre Bourdieu's thoughts. As a consequence of the edict 20.109/31, the Sisters of Charity made their insertion in the formal education in Brazil. As the first representative of the Company to graduate, sister Nina could perform in different instances of the nursing profession. Her participation in ABEn was a way of spreading the catholic ideology in nursing.

Keywords: the history of nursing, education of nursing, ABEn, religious education

RESUMEN

Estudio histórico-social, que busca enseñar la participación de la Hermana Mathilde Nina en el proceso histórico de la Asociación Brasileña de Enfermería (ABEn), como representante de la Compañía de las Hijas de Caridad. Objetivo: discutir la labor de la Hermana en la ABEn como forma de difusión de la influencia católica. Período investigado: de 1939 a 1950. Fuentes primarias: documentación escrita y relatos de personas que con ella convivieron. El método es dialéctico y la discusión sobre el material reunido se fundamenta en las ideas de Pierre Bourdieu. Las hermanas de Caridad realizaron, en Brasil, un movimiento de inserción en la educación formal, como consecuencia del Decreto 20.109/31. Como primera representante de la Compañía a graduarse, Hermana Nina poseía un capital que la legitimaba en las varias instancias de la enfermería. Su entrada en la ABEn representó una de las formas de difusión de la ideología católica.

Palavras clave: enseñanza religiosa, historia de la enfermería, enseñanza de enfermería, ABEn

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1 Depoimento concedido em 17/08/2000.

2 Enfermeira norte-americana enviada ao Brasil, em 1921, pela Fundação Rockefeller, com a Missão Técnica de Cooperação para o Desenvolvimento da Enfermagem. Após ajudar na implantação do Departamento Nacional de Saúde Pública (DNSP), atuou no processo de criação de uma escola voltada para a formação de enfermeiras pautado no sistema Nathingeliano/Carvalho, 1976, p. 21).

3 Sua equiparação ocorreu em 24/03/1942, data em que o Presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto nº 9.102, tornando essa instituição 'Padrão Anna Nery". Em 28/02/1968, passou a se denominar Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Minas Gerais/EEUFMG (Nascimento et al., 1999, p 75).

4 Depoimento concedido em 13/06/2000.

  • BEZERRA, M. R. M.; BAPTISTA, S. S. O movimento da Companhia das Filhas da Caridade em favor da criação da Escola de Enfermeiras Luiza de Marillac. Trabalho apresentado na 4ÂŞ Jornada da História Nacional da Enfermagem. Rio de Janeiro, 2001. Não publicado.
  • BAPTISTA, S. S.; BARREIRA, I. A. A luta da enfermagem por um espaço na universidade Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
  • BOURDIEU, Pierre. O poder Simbólico Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. p.
  • CASTRO, padre J. P. Vida de Santa Luiza de Marillac Fundadora das Irmãs de Caridade. Petrópolis: Vozes, 1936.
  • CARDOSO, Ciro Flamarion S. Uma introdução à história Rio de Janeiro: Brasiliense, 1983.
  • CARVALHO, A. C. Associação Brasileira de Enfermagem 1926-1976 Documentário. Rio de Janeiro - RJ: ABEn, 1976. p.
  • LÜDKE, M. & ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagem qualitativa. São Paulo: E. P. U., 1986.
  • MINAYO, M. Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: Pesquisa Qualitativa em saúde. 3. São Paulo-Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 1994.
  • NUNES, M. J. R. Freiras no Brasil In: PRIORE, Mary Del. História das Mulheres no Brasil São Paulo: Contexto, 1997. p. 677.
  • TEIXEIRA, C. L. S. Alunas religiosas na Escola de Enfermagem Anna Nery. As décadas de 20 e 40. Revista da Escola de Enfermagem Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 2, n.½, p. 49-65, abril/setembro 1998.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Ago 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2001
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