Acessibilidade / Reportar erro

Análise do conceito de Aprendizagem Significativa à luz da Teoria de Ausubel

RESUMO

Objetivo:

Analisar o conceito de Aprendizagem Significativa, conforme a Teoria de David Ausubel.

Método:

Revisão integrativa, utilizando o modelo de análise teórica de Meleis.

Resultados:

Foram identificados como antecedentes: Conhecimentos prévios dos alunos, material instrucional potencialmente significativo e disposição do aluno para aprender. Os atributos encontrados foram: Existência de conhecimentos prévios que possibilite a conexão com o novo conhecimento; interação de conhecimentos prévios e novos na estrutura cognitiva; ampliação da estrutura cognitiva por meio da incorporação do conhecimento prévio com o novo. Os consequentes encontrados: Existência de novos conhecimentos na estrutura cognitiva do aluno, que geram sentido e significado no sistema cognitivo do aluno e que lhe confere importância conforme a utilidade para sua vida cotidiana.

Conclusão:

A análise conceitual realizada contribuiu com a instituição de uma definição mais completa para a Aprendizagem Significativa, que poderá ser apreciada no ensino e na pesquisa, independentemente de área de atuação.

Descritores:
Formação de Conceito; Teoria Psicológica; Aprendizagem; Ensino; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br