Acessibilidade / Reportar erro

Violências em áreas rurais contra pessoas com deficiência na perspectiva de seus familiares

RESUMO

Objetivos:

conhecer a violência falada e sentida pelas pessoas com deficiência, residentes em áreas rurais, na perspectiva de seus familiares.

Métodos:

estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, desenvolvido em quatro municípios do Rio Grande do Sul, Brasil. Participaram 12 familiares que residiam com pessoas com deficiência em áreas rurais. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas, sendo analisados pela análise de conteúdo temática.

Resultados:

as pessoas com deficiência, residentes em áreas rurais, vivenciaram violência física, psicológica e sexual, perpetrada por familiares, colegas, pessoas da comunidade e profissionais de saúde. Foram mencionadas adaptações nas dinâmicas familiares para o cuidado da pessoa com deficiência, impactos sociais, financeiros e no lazer, e desafios no acesso e acessibilidade a serviços de educação e saúde.

Considerações Finais:

a violência contra essa população manifesta-se em uma realidade com particularidades socioeconômicas e familiares, marcada pela exclusão, desrespeito e negação de direitos e acesso a bens e serviços fundamentais.

Descritores:
Violência; Saúde da População Rural; Pessoas com Deficiência; Enfermagem; Família

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br