Resultados da Nursing Outcomes Classification/NOC para pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo

Ananda Ughini Bertoldo Pires Amália de Fátima Lucena Andressa Behenck Elizeth Heldt Sobre os autores

RESUMO

Objetivo:

Analisar a aplicação de resultados e indicadores de enfermagem selecionados na Nursing Outcomes Classification (NOC) para avaliar pacientes com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) em acompanhamento ambulatorial.

Método:

Pesquisa de resultados. Primeiro, realizou-se consenso entre enfermeiros especialistas em saúde mental (SM) e em processo de enfermagem para seleção de resultados e indicadores da NOC, seguido da elaboração das suas definições conceituais e operacionais. Depois, construiu-se um instrumento com estes, que foi testado em grupo piloto de seis pacientes atendidos em ambulatório de SM. O instrumento foi aplicado aos pacientes com TOC submetidos a Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupo (TCCG). Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição.

Resultados:

Foram selecionados quatro resultados e 17 indicadores NOC. Observou-se modificação significativa dos escores de nove indicadores após a TCCG.

Conclusão:

O estudo apontou viabilidade de avaliação dos sintomas de pacientes com TOC através dos resultados e indicadores da NOC em cenário ambulatorial.

Descritores:
Transtorno Obsessivo-Compulsivo; Processo de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Avaliação de Resultados (Cuidados de Saúde); Saúde Mental

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br