Acessibilidade / Reportar erro

Análise da adesão ao tratamento com antirretrovirais em pacientes com HIV/AIDS

RESUMO

Objetivo:

Analisar a adesão de pacientes com HIV/AIDS à terapia antirretroviral.

Método:

99 voluntários portadores do vírus HIV sob tratamento foram submetidos à entrevista social e demográfica semiestruturada e ao questionário para avaliação da adesão ao tratamento antirretroviral.

Resultados:

Na amostra analisada, 52,5% dos voluntários apresentaram boa/adequada adesão ao tratamento, enquanto 33,3% apresentaram baixa/insuficiente. Não houve diferença significativa entre homens e mulheres na pontuação do questionário, nem entre os diferentes graus de instrução.

Conclusão:

Os principais itens do questionário que contribuíram para aderência boa/adequada foram o impacto positivo do tratamento na saúde e na qualidade de vida, os poucos efeitos colaterais com o início da terapia e a autoavaliação positiva dos participantes quanto à própria adesão à terapia antirretroviral. As principais barreiras detectadas para a baixa/insuficiente adesão à terapia antirretroviral foram o desconhecimento sobre as medicações em uso e o relato de escassez de informação sobre os medicamentos da terapia antirretroviral.

Descritores:
Terapia Antirretroviral de Alta Atividade; Imunidade; Adesão à Medicação; HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br