Acessibilidade / Reportar erro

A formação de enfermeiros no Brasil na década de 70

La formación de enfermeros en Brasil en los años 70

The education of nursing workers in Brazil in the 1970's

Resumos

Este artigo objetiva revisitar os anos 75-79 e com eles a história da implantação de novos cursos de graduação em Enfermagem em Universidades Federais e em Distritos Geo-educacionais que ainda não ofertavam esse tipo de curso. Apresenta-se a trajetória do desenvolvimento do Projeto de Enfermagem no Grupo Setorial de Saúde - SESU/DAU/MEC. Ressaltam-se determinantes político-sociais no aumento quanti-qualitativo intencional desses Cursos. Clarifica-se a proposta, processo e realizações envolvidas no Projeto Superior de Enfermagem, antes predominante como ensino privado (até 1974), para predominantemente ensino público (1976). Ademais, aponta implicações tais como: Comissão de Especialistas do Ensino de Enfermagem (CEEEnfermagem) articulada à ABEn e a primeira proposta coletiva de Áreas e Linhas de Pesquisa em Enfermagem (CNPq/CAPES/DAU/ABEn, bem como a iniciação de espaços intitucionalizados nesses Órgãos de formação e atração acadêmica.

história; educação em enfermagem; ABEn


El artículo tiene como objetivo revisitar los años 75-79 y con ellos la historia de la implantación de nuevos cursos de formación en Enfermería en las Universidades Federales y en Distritos Geo-educacionales que aún no ofrecían ese tipo de Curso. Se presenta la trayetoria del desarrollo del Proyecto de Enfermería en el Grupo Sectorial de la Salud (SESU-DAU/MEC). Se ponen de relieve las determinantes político-sociales para el aumento cantitativo y calitativo intencional de esos Cursos. Se aclaran la propuesta, el proceso y las realizaciones implicadas en el Proyecto Superior de Enfermería, que antes predominaba como enseñanza privada (hasta 1974) y pasó a enseñanza pública (1976). Además, apunta implicaciones tales como la Comisión de Especialistas de la Enseñanza de Enfermería (CEEEnfermería) articulada a la ABEn y la primera propuesta colectiva de Áreas y Líneas de Investigación en Enfermería (CNPq/CAPES/DAU/ABEn), así como la creación de espacios institucionalizados en esos organismos de formación.

historia; enseñanza de enfermería; graduación


The objective of this study is to revisit the period of time between 1975 and 1979, and, within it, the history of the implantation of nursing graduation courses in federal universities and in geo-educational districts. It presents the development of a project called Projeto de Enfermagem no Grupo Setorial de Saude - (Nursing Project in Health) SESU/DAU/MEC (ministry of culture and education), and points out the social and political determinants of the, so planned, qualitative and quantitative development of the courses mentioned before. The research clarifies the proposal, process and accomplishments of the Superior Nursing Project of Education, which was predominantly private until 1974 and became predominantly public from 1976 on. Furthermore, it also indicates implications such as: the Commission of Nursing Education Specialists (CEEEnfermagem), which was linked to ABEn and was the first collective proposal of Areas and Lines of Research in Nursing (CNPq/CAPES/DAU/ABEn); as well as the introduction of institutionalized study fields in the academic institutions.

history; nursing education; graduation


A formação de enfermeiros no Brasil na década de 701 1 Artigo escrito por solicitação da ABEn - Revista Brasileira de Enfermagem - na Comemoração dos 75 anos ABEn - 2001.

The education of nursing workers in Brazil in the 1970's

La formación de enfermeros en Brasil en los años 70

Lygia Paim

Profª Titular (Aposentada) da EE. Ana Neri - UFRJ. Profª Colaboradora da Pós-Graduação do Depto. De Enfermagem - UFSC. Profª do Curso de Graduação em Enfermagem da UNISUL - Campus Pedra Branca - Fpolis - SC

RESUMO

Este artigo objetiva revisitar os anos 75-79 e com eles a história da implantação de novos cursos de graduação em Enfermagem em Universidades Federais e em Distritos Geo-educacionais que ainda não ofertavam esse tipo de curso. Apresenta-se a trajetória do desenvolvimento do Projeto de Enfermagem no Grupo Setorial de Saúde - SESU/DAU/MEC. Ressaltam-se determinantes político-sociais no aumento quanti-qualitativo intencional desses Cursos. Clarifica-se a proposta, processo e realizações envolvidas no Projeto Superior de Enfermagem, antes predominante como ensino privado (até 1974), para predominantemente ensino público (1976). Ademais, aponta implicações tais como: Comissão de Especialistas do Ensino de Enfermagem (CEEEnfermagem) articulada à ABEn e a primeira proposta coletiva de Áreas e Linhas de Pesquisa em Enfermagem (CNPq/CAPES/DAU/ABEn, bem como a iniciação de espaços intitucionalizados nesses Órgãos de formação e atração acadêmica.

Palavras-chave: história, educação em enfermagem, ABEn

ABSTRACT

The objective of this study is to revisit the period of time between 1975 and 1979, and, within it, the history of the implantation of nursing graduation courses in federal universities and in geo-educational districts. It presents the development of a project called Projeto de Enfermagem no Grupo Setorial de Saude - (Nursing Project in Health) SESU/DAU/MEC (ministry of culture and education), and points out the social and political determinants of the, so planned, qualitative and quantitative development of the courses mentioned before. The research clarifies the proposal, process and accomplishments of the Superior Nursing Project of Education, which was predominantly private until 1974 and became predominantly public from 1976 on. Furthermore, it also indicates implications such as: the Commission of Nursing Education Specialists (CEEEnfermagem), which was linked to ABEn and was the first collective proposal of Areas and Lines of Research in Nursing (CNPq/CAPES/DAU/ABEn); as well as the introduction of institutionalized study fields in the academic institutions.

Keywords: history, nursing education, graduation

RESUMEN

El artículo tiene como objetivo revisitar los años 75-79 y con ellos la historia de la implantación de nuevos cursos de formación en Enfermería en las Universidades Federales y en Distritos Geo-educacionales que aún no ofrecían ese tipo de Curso. Se presenta la trayetoria del desarrollo del Proyecto de Enfermería en el Grupo Sectorial de la Salud (SESU-DAU/MEC). Se ponen de relieve las determinantes político-sociales para el aumento cantitativo y calitativo intencional de esos Cursos. Se aclaran la propuesta, el proceso y las realizaciones implicadas en el Proyecto Superior de Enfermería, que antes predominaba como enseñanza privada (hasta 1974) y pasó a enseñanza pública (1976). Además, apunta implicaciones tales como la Comisión de Especialistas de la Enseñanza de Enfermería (CEEEnfermería) articulada a la ABEn y la primera propuesta colectiva de Áreas y Líneas de Investigación en Enfermería (CNPq/CAPES/DAU/ABEn), así como la creación de espacios institucionalizados en esos organismos de formación.

Palavras clave: historia, enseñanza de enfermería, graduación

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS BLIOGRAFICAS

AQUINO, Rubim Santos Leão et al. Sociedade brasileira: uma história através dos movimentossociais: da crise do escravismo ao apogeu do neoliberalismo. 2. ed. R. Janeiro: Record, 2000. 924 p.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. CNPq. Documento Avaliação e Perspectivas. Brasília, 1982.

COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO E CONTROLE. DAU. Relatório Anual, 1976. Brasília, 1977.

DEPARTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO. MEC/DAU. Estudo sobre a formação e utilização dos recursos humanos na área da saúde. Brasília, 1976.

______. Relatório Anual, 1977. Brasília, 1978.

FOUCAULT, Michel. La verdady las formas jurídicas. México: Encuadernación Técnica, 1983. p. 32.

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA/DAU. Desenvolvimento do Ensino Superior de Enfermagem no Brasil. Brasília: MEC, 1978.

NORA, Pierre. Entre memória e história. A problemática dos lugares. Projeto história de São Paulo, v. 10, dez. 1993. p. 9.

SAMUEL, Raphael. História local e história oral. Revista Brasileira de História, São Paulo, ANPUH, n 19, 1990. p.237.

SCARDUELLI, Paulo et al. A Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Uma história em movimento. Florianópolis: Insular, 1997

  • CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. CNPq. Documento Avaliação e Perspectivas Brasília, 1982.
  • COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO E CONTROLE. DAU. Relatório Anual, 1976. Brasília, 1977.
  • DEPARTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO. MEC/DAU. Estudo sobre a formação e utilização dos recursos humanos na área da saúde Brasília, 1976.
  • ______. Relatório Anual, 1977. Brasília, 1978.
  • FOUCAULT, Michel. La verdady las formas jurídicas México: Encuadernación Técnica, 1983. p.
  • MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO E CULTURA/DAU. Desenvolvimento do Ensino Superior de Enfermagem no Brasil. Brasília: MEC, 1978.
  • NORA, Pierre. Entre memória e história. A problemática dos lugares. Projeto história de São Paulo, v. 10, dez. 1993. p. 9.
  • SAMUEL, Raphael. História local e história oral. Revista Brasileira de História, São Paulo, ANPUH, n 19, 1990. p.237.
  • SCARDUELLI, Paulo et al. A Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina Uma história em movimento. Florianópolis: Insular, 1997
  • 1
    Artigo escrito por solicitação da ABEn - Revista Brasileira de Enfermagem - na Comemoração dos 75 anos ABEn - 2001.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      15 Ago 2014
    • Data do Fascículo
      Jun 2001
    Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
    E-mail: reben@abennacional.org.br