Acessibilidade / Reportar erro

O papel da enfermagem na atenção à saúde

A questão "qual é o papel da enfermagem no cuidado à saúde?" pode soar como uma pergunta ridícula para muitos. Algumas pessoas vão simplesmente ignorar a pergunta e dizer que o papel da enfermagem é fundamental para a saúde, enquanto outros podem dizer: o que você quer dizer com isto? O papel da enfermagem é cuidar. Ainda são possíveis outras respostas adicionais.

Para mim, a questão é fundamental e a resposta definirá o papel da profissão, a estrutura e foco do nosso sistema de ensino, dos focos de pesquisa, a prática e os papéis que nós, como os enfermeiros, devemos desempenhar na sociedade civil.

Em primeiro lugar, gostaria de reformular a questão omitindo a palavra "cuidado" e refazer a pergunta como "Qual é o papel da enfermagem na saúde?" O estado de saúde das populações é determinado por vários fatores e apenas 25% estão relacionados com o "sistema de saúde". Os 75% restantes estão associados a Determinantes Sociais da Saúde, como educação, habitação, emprego e muito mais. Então, se eu fizesse a pergunta "a enfermagem tem um papel na saúde?", na minha opinião, a resposta é SIM.

Para o Conselho Internacional de Enfermeiras (ICN) "Enfermagem engloba o cuidado autônomo e colaborativo de indivíduos de todas as idades, famílias, grupos e comunidades, doentes ou não, em todas as suas configurações. A Enfermagem inclui a promoção da saúde, a prevenção de doenças e os cuidados de pessoas doentes, deficientes e morrendo. Advocacia, promoção de ambiente seguro, pesquisa, participação na formulação da política de saúde, no tratamento dos pacientes e nos sistemas de gestão da saúde e educação são, também, papéis fundamentais da enfermagem"(1International Council of Nurses. Definition of Nursing. 2014 http://www.icn.ch/about-icn/icn-definition-of-nursing/.
http://www.icn.ch/about-icn/icn-definiti...
).

A American Nurses Association (ANA), por sua vez, define a enfermagem como "a proteção, promoção e valorização da saúde e habilidades, a prevenção de doenças e lesões, o alívio do sofrimento por meio de diagnósticos e tratamentos, e advocacia no atendimento de indivíduos, famílias, comunidades e populações"(2American Nursing Association. What is nursing? http://www.nursingworld.org/EspeciallyForYou/What-is-Nursing.
http://www.nursingworld.org/EspeciallyFo...
).

Analisando cuidadosamente estas e outras definições de enfermagem, algumas semelhanças poderão ser identificadas, entre elas, o cuidado aos indivíduos, e algumas diferenças, como a inclusão da pesquisa na definição do ICN e a inclusão das populações na definição da ANA.

Enquanto não tivermos um consenso do que é a enfermagem e o seu papel na saúde e/ou nos cuidados de saúde, torna-se claro que a definição da profissão ainda está evoluindo. Para mim, como a 27ª presidente do ICN, vejo o papel da enfermagem de uma forma muito ampla. Quando olho para os desafios globais de saúde, encontro grandes e complexos temas como: Cobertura Universal de Saúde (UHC); Doenças não transmissíveis (DNT); Doenças infecciosas emergentes e re-emergentes como Ebola, Tuberculose, Doenças das vias aéreas superiores; Financiamento da saúde; Integração de Sistemas; Sistemas de Saúde Centrado em Pessoas; Catástrofes naturais ou provocadas pelo homem; Recursos Humanos para a Saúde, incluindo a falta de força de trabalho, a migração, os desvios de função e muito mais.

Assim, ao olhar para esta lista, devemos perguntar novamente: "Qual é o papel da enfermagem na Saúde/ no cuidado em saúde"? Vejo claramente os papéis para a enfermagem em quatro esferas, ou como venho falando, recentemente, em quatro diferentes "Bolhas": 1) a Bolha da Enfermagem; 2) a Bolha dos Cuidados de Saúde; 3) a Bolha Nacional/Regional; 4) a Bolha Global.

O papel da enfermagem é essencial em cada uma destas "Bolhas". Por que eu acho que a enfermagem tem um papel "na Bolha Global"? Na bolha global nós encontramos organizações como: a Organização Mundial de Saúde, o Banco Mundial, Organizações Internacionais do Trabalho, Fundo para Populações das Nações Unidas (UNFPA) e várias outras. Todas estas organizações têm influências diretamente ligadas à saúde. Por exemplo,

o Banco Mundial pode ser considerado simplesmente como um Banco e se questiona o seu papel na saúde. A realidade é que o Banco Mundial é um dos maiores credores e investidores no sistema de cuidados de saúde, na erradicação da pobreza, na construção das economias, e mais. Como tal, a "saúde", a "prosperidade do país", o "sistema de saúde" e, consequentemente, o papel da enfermagem, serão significativamente impactados pelas ações e acordos que o Banco Mundial fizer com os governos "regional e nacional", que residem na terceira Bolha, a Bolha Nacional/Regional. O papel da enfermagem nas bolhas um e dois geralmente é compreendido pela comunidade de enfermagem.

A diretoria do ICN, em sua reunião de 2014, aprovou um plano estratégico para 2014-2018 que visa preencher lacunas nos seguintes "Temas-chave": Voz global; Liderança estratégica; Impacto político; Diversificação. Para a enfermagem, ter IMPACTO na saúde, que sabemos que temos capacidade e desejo de ter, deve considerar os temas-chave da estratégia do ICN. Precisamos encontrar a nossa "Voz"; não é suficiente falar e publicar na "Bolha da Enfermagem".

Outros precisam aprender sobre o conhecimento e a contribuição que a enfermagem pode e oferece para a saúde. Precisamos nos comprometer com a "Liderança Estratégica"; é difícil acreditar em quão pequena presença temos em torno de mesas de decisões políticas, mesmo na segunda bolha. Cada vez menos enfermeiros são encontrados nas funções executivas de hospitais, governos e agências internacionais. Os números estão diminuindo e o papel de liderança, juntamente com a voz, está desaparecendo. Como resultado desta realidade, o "Impacto da política" da voz da enfermagem, o conhecimento e a experiência são mínimos e temos que transformar essa realidade. A saúde global se beneficiará significativamente no nível político se a liderança estratégica da enfermagem e sua voz global se tornarem mais robustas e tiverem a presença que merecem, a Enfermagem é uma grande força e um grande valor para a sociedade. Precisamos ter certeza que as barreiras sejam removidas e que possamos contribuir para a saúde das nossas nações. Podemos fazer isso por meio de: fortalecimento da influência da enfermagem; ensino de políticas e formação dos alunos de pós-graduação para atuarem fora da bolha de enfermagem, movendo-se para além da bolha da Enfermagem e compartilhando conhecimento e expertise da enfermagem com o resto do mundo. Precisamos também impactar nas outras bolhas, nos níveis local, nacional e internacional, usando evidências para melhorar o atendimento e fortalecer nossa posição, garantindo que as nossas vozes sejam ouvidas, esforçando-nos para nos tornarmos líderes mais fortes e levando nossas comunidades, nossas nações e nossas populações para uma saúde melhor.

Nosso impacto pode ser enorme se tomarmos para nós ser a voz e a influência que precisamos ser. Nós podemos ter o impacto que devemos ter.

REFERENCES

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2014
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br