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Qualidade do sono e trabalho entre estudantes de técnico em enfermagem

RESUMO

Objetivos:

analisar a qualidade do sono entre estudantes de cursos técnicos em enfermagem segundo o exercício de atividade laboral.

Métodos:

pesquisa transversal e analítica, com 213 alunos paranaenses. Dados de caracterização e o Índice da Qualidade do Sono de Pittsburg foram coletados entre março e junho de 2020 e analisados descritiva e inferencialmente.

Resultados:

a qualidade do sono ruim foi de 76,5% entre os que trabalham e de 75,3% entre os que não trabalham. Dificuldade de conciliar vida pessoal e acadêmica (p=0,016;ORaj:3,450) e indicar ansiedade devido às atividades escolares (p=0,017;ORaj:3,236) aumentaram as chances de qualidade do sono ruim entre os alunos que trabalham. A satisfação com a saúde reduziu as chances de qualidade do sono ruim, independente de exercer atividade laboral (p=0,002;ORaj:0,210) ou não (p=0,008;ORaj:0,215).

Conclusões:

os estudantes que exerciam atividades laborais apresentam pior qualidade do sono devido à ansiedade e as múltiplas atividades a serem conciliadas com o estudo.

Descritores:
Sono; Privação do Sono; Estudantes de Enfermagem; Educação Técnica em Enfermagem; Trabalho

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