Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do vídeo na satisfação e autoconfiança no treinamento por simulação: estudo clínico randomizado

RESUMO

Objetivos:

identificar o efeito na satisfação e autoconfiança de estudantes do curso de graduação em Enfermagem após uso de um vídeo validado sobre o banho no leito durante a simulação.

Métodos:

estudo clínico randomizado paralelo e cego. Os participantes foram alocados no grupo-controle (simulação com tutor) ou intervenção (simulação com vídeo). Após as intervenções, utilizou-se a Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem para avaliar a satisfação e autoconfiança. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos. Foram utilizados os testes estatísticos Mann Whitney, Exato de Fisher e t Student. Adotou-se nível de significância de 5%.

Resultados:

avaliaram-se 58 estudantes (30, controle; e 28, intervenção). Não houve diferença significante entre os grupos quanto à satisfação (p=0,832) e autoconfiança (p>0,999).

Conclusões:

satisfação e autoconfiança foram similares entre os grupos, e as duas estratégias poderão ser utilizadas na prática simulada do banho no leito.

Descritores:
Treinamento por Simulação; Banhos; Satisfação Pessoal; Confiança; Educação em Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br