Acessibilidade / Reportar erro

(Des)continuidade do cuidado ao recém-nascido pré-termo em região de fronteira

RESUMO

Objetivos:

compreender como acontece a continuidade do cuidado ao recém-nascido pré-termo na rede de atenção à saúde na fronteira.

Métodos:

a Teoria Fundamentada nos Dados foi o referencial metodológico. Os dados foram coletados por meio de 17 entrevistas semiestruturadas, entre julho de 2016 e março de 2017.

Resultados:

“Descrevendo a estrutura e o funcionamento do Centro de Nutrição Infantil representa o contexto”; “Experienciando e significando o nascimento prematuro” são as condições causais; “Identificando condições que intervêm no processo de continuidade do cuidado ao recém-nascido pré-termo” são as condições intervenientes; “Assegurando a continuidade do cuidado ao recém-nascido pré-termo” são as estratégias; “Identificando fluxos de (des)continuidade do cuidado ao recém-nascido pré-termo em região de fronteira” são as consequências e o fenômeno do estudo.

Considerações Finais:

identifica-se a necessidade de planejar fluxos de referência e contrarreferência do recém-nascido pré-termo e o comprometimento dos gestores em saúde pública para garantir a continuidade do cuidado.

Descritores:
Cuidado da Criança; Enfermagem; Recém-Nascido Prematuro; Saúde na Fronteira; Saúde Pública

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br