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Educação em Diabetes Mellitus para automonitorização da glicemia: estudo quase-experimental

RESUMO

Objetivo:

avaliar as contribuições de um programa educativo para a automonitorização da glicemia capilar.

Método:

estudo quase-experimental, realizado em unidade ambulatorial de um serviço de atenção terciária à saúde, em amostra de 25 pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2, no período de julho de 2016 a dezembro de 2017, desenvolvido por meio de ferramentas interativas para o cuidado com a automonitorização da glicemia capilar.

Resultados:

entre os itens da automonitorização da glicemia capilar que apresentaram melhora após a participação no programa educativo, destacam-se os “valores da glicemia pós-prandial” (p=0,0039), “interpretação dos resultados de glicemia capilar com as refeições e medicamentos” (p=0,0156), “reconhecimento do sintoma ‘fraqueza’ para a hiperglicemia” (p=0,0386) e “administração de medicamentos corretamente” para prevenção da hiperglicemia (p=0,0063).

Conclusão:

o estudo possibilitou reconhecer as principais características da automonitorização da glicemia que poderão contribuir para o cuidado à pessoa portadora da doença.

Descritores:
Diabetes Mellitus; Educação em Saúde; Automonitorização da Glicemia; Autocuidado; Cuidados de Enfermagem

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