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Avaliação da satisfação de usuários de um serviço especializado em diabetes mellitus

RESUMO

Objetivo:

avaliar a satisfação dos usuários de um serviço especializado em diabetes mellitus.

Método:

pesquisa avaliativa, com abordagem mista, desenvolvida no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão de Barbalha-CE, no período de 2011 a 2014, com 97 usuários. Coletaram-se dados referentes à caracterização, além da satisfação do usuário nas dimensões da infraestrutura, acessibilidade e relação usuário-equipe.

Resultados:

77,3% eram idosos, 88,7%, mulheres e 84,8%, aposentados. 63,9% dos usuários estavam satisfeitos com o serviço; entretanto, foram relatadas insatisfações com as dimensões da infraestrutura (equipamentos, consultórios e medicamentos) e acessibilidade (realização de exames laboratoriais e marcação de consultas médicas).

Considerações finais:

a maioria dos usuários revelou estar satisfeita com o atendimento recebido considerando as dimensões analisadas. Entretanto, os estudos que abordam a temática da avaliação da satisfação dos usuários precisam contemplar as falas dos participantes e, não somente, limitarem-se ao uso de formulários previamente estruturados.

Descritores:
Avaliação em Saúde; Satisfação do Paciente; Diabetes Mellitus; Sistema Único de Saúde; Enfermagem

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