Construção e validação de impressos: sistematização do cuidado de pessoas em hemodiálise

Cristina Arreguy-Sena Tais de Oliveira Marques Luciene Carnevale de Souza Nathália Alvarenga-Martins Paula Krempser Luciene Muniz Braga Pedro Miguel dos Santos Dinis Parreira Sobre os autores

RESUMO

Objetivo:

criar e validar impressos para subsidiar a sistematização do cuidado de enfermagem com pessoas em hemodiálise.

Método:

estudo de caso institucional para subsidiar sistematização da assistência a partir da construção de impressos para coleta de dados, diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem, usando mapeamento cruzado, raciocínio de Risner, teoria de Neuman, taxonomias de diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem com aplicação na prática clínica e validação por grupo focal com enfermeiras especialistas.

Resultados:

participaram 18 pessoas em hemodiálise e 7 enfermeiros. Consensualizados conteúdos dos impressos com enfermeiras especialistas da área (Crombach 0,86). Os impressos captaram 43 diagnósticos, 26 intervenções e 78 resultados de enfermagem retratando respostas humanas em suas singularidades.

Considerações finais:

os impressos validados preenchem uma lacuna ao possibilitar a captação de: respostas humanas de pessoas em hemodiálise e ao subsidiar o planejamento dos cuidados de enfermagem em bases científicas.

Descritores:
Cuidados de Enfermagem; Diálise Renal; Processos de Enfermagem; Teoria de Enfermagem; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br