Formação avançada e intercâmbio educacional internacional: aprendizados, superações e vivências

Gilberto Tadeu Reis da Silva Sobre o autor

RESUMO

Objetivos:

relatar minha vivência de pesquisador durante o percurso de formação avançada de pós-doutoramento no exterior.

Métodos:

opção teórico-metodológica pela fenomenologia da prática de Max van Manen. As atividades foram desenvolvidas na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, em Portugal, e naEscuela de Enfermería y Fisioterapia de la Universidad de Castilla-La Mancha, na Espanha.

Resultados:

participar de um projeto multicêntrico de pesquisa internacional possibilitou aquisição de novos conhecimentos científicos, ganhos pessoais e culturais. Sob uma perspectiva mais ampla, foram fortalecidas as redes internacionais de pós-graduação e licenciatura em Enfermagem, por meio da mobilidade para pesquisadores, e a superação do“status quo”,pela formação de ambiente de massa crítica indispensável ao avanço científico.

Considerações Finais:

compartilhar a vivência que se apropria diz respeito ao poder de captar possibilidades de uma experiência prática, no contexto do mundo e percorrê-la, motivado pelo desejo de tornar factível a internacionalização.

Descritores:
Intercâmbio Educacional Internacional; Cooperação Internacional; Internacionalidade; Educação de Pós-Graduação; Fenomenologia

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br