Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da carga de trabalho: adaptação transcultural, validade de conteúdo e confiabilidade de instrumento

RESUMO

Objetivos:

adaptar, validar o conteúdo e avaliar a confiabilidade do instrumento National Aeronautics and Space Administration – Task Load Index , traduzido para o português brasileiro.

Métodos:

estudo metodológico, dividido em cinco etapas: tradução; síntese; retrotradução; avaliação da versão em português por comitê de especialistas; pré-teste e validação de conteúdo da versão final por profissionais de saúde atuantes em unidades de internação. Foram calculados o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) (mínimo 0,80) e o alfa de Cronbach (mínimo 0,70).

Resultados:

na primeira rodada, na análise de concordância da versão traduzida, três itens não alcançaram o valor mínimo do IVC. Optou-se pela remoção do enunciado. O título do instrumento e os itens “desempenho” e “esforço” foram alterados. Houve consenso e aprovação da versão final na etapa de pré-teste.

Conclusões:

o instrumento Índice NASA de carga de tarefa, adaptado para o português brasileiro, apresenta evidências de confiabilidade e validade de conteúdo.

Descritores:
Carga de Trabalho; Tradução; Estudo de Validação; Pessoal de Saúde; Condições de Trabalho

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br