Acessibilidade / Reportar erro

Estresse e comportamentos de risco à saúde entre estudantes universitários

RESUMO

Objetivo:

Analisar o nível de estresse e sua relação com comportamentos de risco à saúde de estudantes universitários.

Método:

Estudo analítico do tipo transversal, realizado em uma instituição de ensino superior de Picos-PI. Participaram 377 estudantes, avaliados em características sociodemográficas e acadêmicas, perfil de estresse, qualidade do sono, consumo de álcool, tabagismo e nível de atividade física. Para processamento e análise dos dados, foi utilizado o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0.

Resultados:

A qualidade do sono foi ruim para 65,3% dos indivíduos, sendo a presença de distúrbio do sono verificada em 17,0%. O estresse foi observado em 68,7% da amostra. Demonstrou-se associação entre o estresse e as seguintes variáveis: sexo, tempo na instituição, má qualidade do sono.

Conclusão:

A maioria dos estudantes avaliados apresenta algum nível de estresse associado à má qualidade do sono, representando um risco à qualidade de vida desses indivíduos.

Descritores:
Estresse Psicológico; Universidade; Estudantes; Sono; Qualidade de Vida

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br