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Formação e rompimento de vínculos entre cuidadores e crianças institucionalizadas

RESUMO

Objetivo:

compreender a perspectiva de cuidadores acerca da formação e do rompimento de vínculos com crianças institucionalizadas.

Método:

pesquisa qualitativa que utilizou como referencial teórico a Teoria do Apego e o Interacionismo Simbólico, e como referencial metodológico, a Teoria Fundamentada nos Dados. Participaram do estudo 15 cuidadoras de crianças de zero a três anos, de uma instituição de acolhimento infantil do sul do Brasil, no período de abril a julho de 2015.

Resultados:

elaboraram-se três categorias: "Vivenciando a formação de vínculo e o apego"; "Rompendo com os vínculos estabelecidos e se desapegando"; "Aprendendo a trabalhar com a formação e a ruptura dos vínculos".

Considerações finais:

é preciso pensar em formas de minimizar os efeitos negativos causados pela formação e pelo rompimento de vínculos. Nesse sentido, a escuta ativa e o oferecimento de suporte psicológico favorecem o compartilhamento das experiências e o fortalecimento emocional das cuidadoras.

Descritores:
Cuidadores; Relações Interpessoais; Criança Institucionalizada; Pesquisa Qualitativa; Enfermagem

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