RESUMO
Objetivos:
analisar o perfil dos enfermeiros egressos de uma universidade do sul do Brasil e verificar a efetividade do uso das redes sociais na localização e adesão dos egressos.
Métodos:
estudo quantitativo, descritivo e exploratório, realizado com 314 egressos através de questionário elaborado no Google Forms, disponibilizado por redes sociais digitais e e-mails.
Resultados:
o perfil dos egressos foi de mulheres, sem formação em curso técnico/auxiliar de enfermagem, participantes de projetos e grupos de pesquisa, com pós-graduação. Ainda, mais de 75% obtiveram o primeiro emprego em até seis meses após a formatura, mais de 80% atuavam na área assistencial, com vínculo empregatício público, carga horária de até 40 horas semanais, renda entre quatro e dez salários mínimos e 92% indicaram estarem satisfeitos e/ou muito satisfeitos com o curso.
Conclusões:
o uso estratégico das redes sociais possibilitou maior adesão do público-alvo e o delineamento do perfil do egresso de enfermagem.
Descritores:
Educação em Enfermagem; Rede Social; Enfermeiros; Enfermagem; Emprego